Na busca de onde consumir produtos e serviços, o público quer encontrar lugares perto de onde estão. Segundo levantamento do Google, pesquisas com a frase “perto de mim” continuam aumentando, atingindo até 500% a mais por ano. Só em 2021, mais de 80% dos usuários do Google usaram a plataforma para pesquisar informações sobre empresas locais.
Para as empresas, isso significa que é preciso saber fazer marketing local. Ou seja, os profissionais de marketing devem se aprofundar em técnicas que consigam conquistar essas pessoas perto deles que estão procurando comércios. Hoje a Cryah te ensina como fazer isso.
Link Building para SEO Local
Para entender o que é link building para SEO local, primeiro você precisa entender o que cada termo significa separadamente. Link building se refere a obtenção de links em outros sites que direcionam para o seu. Esses links são chamados de “backlinks”, que são os links de entrada para o seu site.
Já SEO local, é o trabalho de várias técnicas que otimizam o seu site para atrair pessoas de uma região específica, que seria perto da sua.
Com isso, link building para SEO local seria o processo de usar backlinks de empresas locais com os objetivos de aumentar a visibilidade em buscas locais orgânicas e atrair um maior tráfego de clientes perto de você, pois estes têm mais chances de realizar compras, por exemplo.
Por que o Link Building para SEO Local é importante
O link building para SEO local é importante para três motivos principais. O primeiro é que o Google valoriza muito sites que tem backlink. Isso significa que quanto mais backlinks sua página tiver, maiores as chances dela ser melhor classificada para as primeiras páginas de pesquisa.
Além disso, a criação de links para SEO pode te ajudar a direcionar melhor o tráfego específico. Ao segmentar o tráfego certo, você terá mais chances de atrair clientes que de fato querem realizar a compra.
E por último, o link building para SEO local é uma ótima maneira de aumentar a visibilidade do seu site e conquistar clientes de forma orgânica. Segundo a regra dos 7 do marketing, do illumination marketing, é necessário, em média, sete impressões na marca antes de alguém agir realizando a compra. Isso porque o impacto do marketing no cliente é lento e leva um tempo.
Link Building para Estratégias Locais de SEO: entenda como construir esses backlinks
Obtenha links de sites de viagens e avaliações locais
Segundo pesquisas do Bright Local, quando vão buscar informações para viajar, 98% dos consumidores gostam de ler avaliações on-line sobre empresas locais da onde vão visitar e 85% dos consumidores procuram uma classificação de estrelas alta.
Por conta disso, ter um comércio com altas avaliações aumenta as chances de você conseguir ter seu site linkado como opção nesses sites de referências de turismo ou de comércio local.
Tenha iniciativas públicas
Um ótimo método de construir uma influência local e conquistar um espaço para a sua marca seria ter uma participação efetiva na comunidade. Ou seja, realizar eventos ou campanhas especiais.
Algumas coisas que você pode fazer é patrocinar uma equipe esportiva local, organizar um evento beneficente, ou você pode oferecer promoções, descontos e teste gratuitos de produtos. Tudo depende do que faz mais sentido para o seu modelo de negócio.
Depois, é preciso saber divulgar bem essas iniciativas. A melhor forma é através das redes sociais. Segundo pesquisas da marca Attest, 96% das pessoas de 18 a 25 anos e 87% das pessoas de 55 a 66 anos verificam as mídias sociais diariamente, ou seja, o impacto das plataformas é grande.
Crie um blog cobrindo tópicos locais
Um método do marketing que é uma das melhores estratégias, é o uso do blog. Neste caso, você pode começar a publicar posts que abordam tópicos locais ou de interesse local, como alguma notícia da região que possa se conectar com o que você vende, ou abordar costumes locais nas suas postagens, por exemplo.
Nos blogs você compartilha o seu conhecimento, ganhando autoridade e aumentando a confiança de seu público. Segundo pesquisas de Demand Gen Report, a maioria dos compradores gostam de ler postagens de blogs nos primeiros estágios da compra.
Vale ressaltar que o conteúdo do blog é muito fácil de compartilhar nas redes sociais. Primeiramente, você deve compartilhar nas plataformas, como Instagram, Facebook e Twitter, onde terá uma maior visibilidade. Se seu conteúdo for de qualidade e tiver assuntos relevantes, seus leitores podem também querer divulgá-lo.
Encontre menções da sua marca e peça links
Uma ótima técnica de divulgação é se apoiar em contas que já divulgaram sua marca. Você pode procurar menções de sua marca em outros sites e blogs, e pedir para que os publicadores adicionem um backlink em suas publicações.
Você pode realizar isso mandando um e-mail, começando ele agradecendo pela divulgação, e pedindo com educação se seria possível adicionar o link nessa indicação.
Observar seus resultados
Uma ótima forma de garantir que seus métodos funcionem, é analisando seus resultados. O marketing com uso de dados enriquece suas campanhas pois se baseia em dados reais na hora de decidir que caminho seguir, escolhendo aqueles que melhor se encaixam com sua proposta.
Existem ferramentas e plugins que podem te ajudar neste ramo. Muitos você pode achar na internet, e dentro deles estão SE Ranking, Yoast SEO, SpyFu, etc.
Link Building para SEO Local
Os links locais são uma ótima maneira de melhorar o seu SEO e aumentar a sua venda e difusão da sua marca, aumentando o tráfego do seu site. Os resultados não são da noite para o dia, mas devem te ajudar com o tempo.
Seguir essas dicas pode te ajudar a conquistar clientes próximos de si, e ir construindo seu comércio como uma referência local da sua região.
A Cryah
Somos uma agência de marketing digital há mais de 11 anos no mercado. Nossa essência é trabalhar na busca de RESULTADO por meio de planejamento estratégico, tecnologia, mídias sociais e inbound marketing. Nosso propósito é oferecer soluções personalizadas conforme as necessidades de cada cliente visando o atingimento de metas. Acreditamos que o posicionamento de uma empresa é a base para qualquer triunfo no futuro e por isso temos um time especializado para contribuir desde a identidade visual, construção de persona até as mais avançadas estratégias de Inbound Marketing. Entendemos o seu negócio não como mais um, mas como sendo autêntico e único, por isso no último ano alcançamos a média de 9.5 na Pesquisa de Satisfação.