Estratégias de Inbound marketing para começar a aplicar agora mesmo

Quando nos referimos ao Inbound marketing, estamos falando da área do marketing com métodos próprios, que são capazes de construir um relacionamento duradouro com seus clientes. 

Ele utiliza SEO, marketing de conteúdo, mídia social, marketing de vídeo e outras técnicas que conseguem puxar o cliente até sua loja. Diferente do marketing tradicional, que tenta chegar no consumidor, no Inbound é o cliente que vem até você.

Vamos falar sobre Inbound marketing e como você deve começar a aplicar seus métodos que garantem sucesso.

Inbound Marketing

O Inbound marketing é uma área do marketing que tem como objetivo atrair clientes para sua loja ou empresa. Uma das formas mais comuns de atrair essas visitas é na divulgação de bons conteúdos. Os profissionais de marketing trabalham construindo conteúdos de qualidade e de forma consistente, o que trará um crescimento no número de visitas.

Por exemplo, se uma empresa trabalha com marketing digital, ela pode fornecer conteúdos que abordam esse tema. Essas produções incluem vídeos, eBooks, artigos, entre outros. Elas dão força para o seu nome e sua marca ganha maior visibilidade.

Ou seja, a ideia principal do Inbound marketing é, primeiro mostrar o seu valor, para depois converter clientes. Tal método pode funcionar com mais eficácia do que o marketing de saída, uma vez que você estará conquistando seu consumidor durante todo o processo, não só no momento da compra. 

Para que o Inbound marketing funcione bem, você precisa seguir alguns passos.

Criar personas com ajuda do Facebook

Para que o Inbound funcione de forma eficiente, é preciso saber quem você está tentando atrair. Conhecendo o seu público alvo você consegue saber o que entregar para eles. 

No Facebook você pode usar a ferramenta “Insights” para entender o perfil de seus seguidores. Com os dados que você vai adquirir, você construirá suas personas. Se a maior parte do seu público for mais jovem, você pode, por exemplo, usar uma linguagem mais solta do que você usaria se o seu público fosse mais velho. E por aí vai.

Seus personas serão uma personificação dos seus clientes. Você constrói um perfil da pessoa para a qual você quer vender.

Conheça as necessidades de seus clientes

Uma maneira simples e eficaz de conhecer bem o perfil de seu público alvo é fazendo pesquisas. Uma vez que você já tenha uma lista de e-mails, é possível enviar para os seus consumidores um questionário sobre seus interesses e problemas.

A meta é tentar entender exatamente quais os aspectos que você pode estar ajudando o seu cliente. Que tipo de conteúdo ele precisa e você pode oferecê-lo. Dessa forma você faz conteúdos mais certeiros e que atingiram quem precisa.

Crie conteúdos de qualidade

Não adianta construir muitos conteúdos se eles não são de qualidade. Produções genéricas que não acrescentam novidades não vão conseguir prender o seu público de forma eficiente e duradoura.

Uma vez entendido quais são as necessidades dos seus clientes e por qual caminho você deve seguir, é preciso construir esses conteúdos da melhor forma possível. Os melhores profissionais de marketing de conteúdo trabalham para adaptar suas produções garantindo sempre uma melhora.

Para isso, não modere na quantidade de pesquisas que você fará para usar de base nos seus conteúdos. Leia bastante e entenda bem o tema que você quer passar.

Tenha títulos chamativos

Outro ponto a se atentar é na hora de definir qual vai ser o título do seu conteúdo. Mesmo que seu artigo seja bom, por exemplo, se o título não for atraente, as pessoas nem abrirão para ler.  

Nele você deve ser claro com o que está oferecendo naquela produção, de forma na qual seus clientes perceberam que é esse conteúdo que eles precisam. De acordo com a Demand Metric, empresas com blogs geram 67% mais leads por mês do que aquelas que não têm.

Visto a importância de um blog e seus acessos, atente-se na hora de definir o ponto principal da sua produção, o título.

Tenha conteúdos visuais

É certo que conteúdos visuais atraem mais do que aqueles não visuais. Para que as suas produções atraiam cada vez mais clientes, invista em imagens, tabelas, gráficos, gifs e vídeos. Eles são capazes de prender melhor seu público. 

Estudos mostram que 90% dos blogueiros incluem imagens em suas postagens, e elas estão 100% ligadas ao alcance de seus posts. Aqueles que possuem mais imagens ganham maior engajamento. Quanto mais visual seu conteúdo, maior a probabilidade de melhorar os resultados de Inbound marketing.

Poste de forma consistente

Para que os seus posts tenham um bom alcance, é importante se manter persistente em uma rotina de publicação. Enquanto maior o número de posts que você fizer, maiores também são as chances deles alcançarem seu público alvo. 

É assim que donos de grandes blogs conseguem crescer e se manter relevante no mercado. A persistência nas publicações faz com que seu público tenha o costume de consumir seu conteúdo, tendo mais chance de se transformarem em clientes.

Use SEO e palavras-chaves

Uma das peças chaves para melhorar seus resultados é trabalhando com SEO. Para isso, é preciso fazer a otimização de palavras-chave. Você precisa encontrar os termos que estejam dentro da segmentação de seu conteúdo.

As palavras-chave têm uma taxa de cliques maior do que as pesquisas genéricas, em torno de três a cinco por cento mais alto. Isso porque quanto mais específico, maior a probabilidade de atingir quem deseja e de estar perto de ter conversões em cliente.

E tem muito mais 

Além dessas dicas, você ainda pode fazer muitas coisas para melhorar o desempenho de seu Inbound marketing, como criar automações de e-mails, fazer webinars, trabalhar com influenciadores, etc. 

Entender o que significa e como fazer Inbound marketing pode mudar os resultados da sua empresa fortemente. Seguindo essas dicas, o número de oportunidades certamente aumentará.

A Cryah

Somos uma agência de marketing digital há mais de 11 anos no mercado. Nossa essência é trabalhar na busca de RESULTADO por meio de planejamento estratégico, tecnologia, mídias sociais e inbound marketing. Nosso propósito é oferecer soluções personalizadas conforme as necessidades de cada cliente visando o atingimento de metas. Acreditamos que o posicionamento de uma empresa é a base para qualquer triunfo no futuro e por isso temos um time especializado para contribuir desde a identidade visual, construção de persona até as mais avançadas estratégias de Inbound Marketing. Entendemos o seu negócio não como mais um, mas como sendo autêntico e único, por isso no último ano alcançamos a média de 9.5 na Pesquisa de Satisfação.

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