Alguns erros que as pessoas cometem ao usar a ferramenta do Inbound Marketing
1) Expectativas Irrealistas
É muito comum ver empresas que adotam o inbound marketing procurando por uma solução rápida para problemas complexos de marketing e vendas. A grande questão é que o Inbound Marketing precisa de tempo. É necessário identificar seus objetivos finais e determinar se eles serão obtidos por meio do inbound.
Ainda que seja preciso investir dinheiro e tempo no inbound marketing, comparado a investimentos de marketing off-line ele é mais barato e traz um retorno significativamente maior do que as estratégias tradicionais.
2) Falta de objetivos claros
Antes de se aventurar pelo mundo do inbound marketing você precisa conhecer quem é seu público-alvo e o que você quer que eles façam.
Então, para começar dedique tempo para examinar e entender melhor sua base de clientes, chegando até a conversar com alguns deles.
Se questione da razão pelo seu produto ser escolhido e não o outro.
Conheça seus concorrentes.
Uma vez que você tenha consciência dessas questões, você será capaz de ter uma ideia clara de quem suas buyer personas são e o que você quer delas. Deste ponto, você poderá construir sua estratégia de inbound marketing em torno de como e onde você pode alcançá-las.
3)Produzir conteúdo ruim
Para que seu conteúdo funcione em sua estratégia de inbound marketing, ele deve ser bem planejado, dirigida por objetivos específicos, pensada para se comunicar com as preocupações do seu público.
Antes de qualquer coisa, você identifica sua persona, e então passar a produzir e direcionar conteúdo baseado nas informações coletadas. O direcionamento de conteúdo pode ser feito por meio de SEO, mídias sociais ou email. Uma vez que seu público goste do seu conteúdo eles podem optar por abrir suas linhas de comunicação.
A partir disso então, você terá a chance de construir um relacionamento com o público. Essas ações resultam em geração de leads qualificados e consequentemente clientes.
4) Desalinhamento entre Vendas e Marketing
Quando as vendas estão baixas, a equipe de marketing aponta o dedo para o time de vendas, do outro lado, quando os leads estão baixos, a equipe de vendas aponta o dedo para o time de marketing. Esse tipo de situação é muito frequente e cria conflito entre as equipes de vendas e marketing.
Para garantir o sucesso do inbound marketing, é necessário que sua empresa inteira esteja alinhada, e mais importante, que seus times de vendas e marketing estejam unidos para nutrir leads em vendas.
5) Falta de comprometimento
Esta questão envolve comprometimento e dedicação total. O inbound marketing funcionar você precisa se dedicar 110%. O que significa, muitas vezes, está ciente de que em alguns casos algumas mudanças serão necessárias. Isto pode envolver mudança no website, criação Landing Pages e mais…
Sendo assim, dedique tempo para fazer pesquisas e acompanhe a evolução dos índices e receitas da sua empresa.
Entre em contato com a Cryah para maiores informações sobre Inbound Marketing.