Em um mercado extremamente competitivo, principalmente em um momento de recessão econômica, o grande desafio das empresas será se reinventar de maneira criativa, para estar cada vez mais próximo a seu consumidor. E a internet hoje oferece muitas possibilidades e ferramentas de comunicação a baixos custos para as companhias. Quando se fala em projetos desenvolvidos em marketing digital vem em mente o aumento das vendas ou fechamento de novos contratos, mas sem o auxílio de um especialista para juntos traçarem as estratégias para que a marca, de acordo com os objetivos da empresa, sem essa ajuda não atingirá os resultados esperados. Em entrevista à Revista Dedução, a empresária especialista em marketing digital Thays Abrantes (sócia da Cryah) afirma que a possibilidade de sucesso e retorno sob o investimento é muito maior com o marketing digital.
A seu ver, quais os principais desafios das empresas neste momento de recessão econômica?
Bom, claramente as empresas estão enfrentando grandes desafios nas vendas. O estômago da empresa é a área comercial e o maior desafio é manter as vendas ou aumentá-las. Não existe fazer a mesma receita de arroz e feijão e tentar transformá-la em uma lasanha! Para tanto, é necessário trocar os ingredientes para ter resultados desejados. É necessário se reinventar! Essa é a palavra que melhor descreve o momento.
Muitas empresas não estão conseguindo atingir seus propósitos. Isso se dá única e exclusivamente por conta da crise?
A crise sem dúvidas influi muito, mas como eu disse não dá mais para fazer a mesma receita e esperar algo diferente. O perfil de consumo mudou, os clientes são mais criteriosos, as pessoas têm o maior instrumento de todos – a informação. Então, escolhem muito, pesquisam muito e se relacionam com as marcas e empresas. Então é necessário um novo “mindset”, reformular a maneira de oferecer o seu produto ou serviço é o caminho mais certeiro. A crise impacta sim, mas é nessa hora de crise que as empresas têm a oportunidade de mostrar que são boas no que fazem, porque empresas fracas e sem posicionamento continuam no mesmo caminho e fecham. Por outro lado, quem se reinventa certamente consegue sair na frente.
O que é o Marketing Digital?
Marketing digital é o mesmo marketing de sempre, porém trabalhado por meio das ferramentas digitais. No marketing digital contamos com as ações aplicadas nos meios digitais, como por exemplo: Facebook, Google Adwords, entre outros. A intenção dessas ações é conquistar e fidelizar clientes, fazendo com que a participação da empresa cresça no mercado, e também é um meio de melhorar o relacionamento das empresas. Com a internet, as possibilidades de divulgação e crescimento para as empresas são diversas, a comunicação com os clientes é uma delas.
Por meio do Inboud Marketing é possível aumentar vendas ou fechar novos contratos?
Estratégia e conteúdo são as palavras-chave quando se trata de marketing digital. Na internet, as empresas não se destacam somente pelos seus produtos e serviços, mas também pelo conteúdo que oferecem em seus sites e mídias sociais. Quando você usa o “inbound marketing” (novo marketing) você se relaciona diretamente com o seu prospect, criando ótimas possibilidades onde ele pode: reconhecer na sua empresa ou serviço a solução do problema dele, reconhecer o quanto você entende do assunto, o quanto você é especialista, como a sua empresa está atenta ao mercado, como você tem qualidade no que faz e por aí vai! É uma porta de vendas! Mas usando uma estratégia indireta, o resultado do inbound não é rápido, mas é continuo e só gera relevância para a sua empresa.
Para utilizar o inboud marketing as empresas devem contar com o auxílio de um especialista?
Para começar, todos podem produzir sozinhos criando textos, falando da sua área de atuação, mas o ideal é que se tenha um especialista para traçar a rota e a direção certa da empresa. Para a maioria das empresas pode dar certo usar uma determinada rede social, mas pode ser que para uma ou outra essa estratégia não dê resultados porque o público não está lá ou porque não cabe a imagem da empresa. Neste caso, o especialista vai direcionar o melhor canal para atuar, qual formato de conteúdo é ideal para o seu público e como está o impacto da empresa no mercado.
Como são feitas as campanhas integradas em marketing digital?
As campanhas de marketing digital começam com o estudo, de onde queremos chegar, qual o objetivo final da campanha e a partir disso traçamos a rota. Por exemplo: se tenho uma empresa de Contabilidade e quero aumentar as vendas posso usar o Google Adwords com ofertas para gerar cliques, junto com o Facebook com imagens e posts que atraiam o mesmo público. No Youtube publicamos vídeos com dicas sobre “Imposto de Renda” pedindo um cadastro pelo link. Através desses contatos enviamos a nossa oferta. E dentro disso o especialista começa a orquestrar todos os canais de maneira que mensure e integre os resultados de todos esses canais.
Ao finalizar uma campanha é possível ter um panorama do que deu certo ou errado e corrigir tais erros?
Sim, como se trata de meio digital podemos mensurar tudo. Quantos cliques, visualizações, quem baixou o arquivo, como o usuário se comporta dentro do site. Isso é um diferencial incrível que não tínhamos ao gerar campanhas nos meios impressos ou televisivos. Com isso dá para mensura o que não deu resultado, o que o usuário não fez e assim corrigir a rota da campanha.
Por que as empresas devem investir em marketing digital?
As empresas devem investir em marketing digital porque o perfil de consumo está mudando, o consumidor está cada vez mais nos meios digitais. Quem não se atualizar vai impreterivelmente perder essa fatia do mercado que cresce monstruosamente a cada ano. É necessário estar presente nesses meios e também atuar fortemente com campanhas e conteúdo. Porque só ter um site não basta mais, por anos era um diferencial e hoje é o básico. Não tem para onde correr, precisa investir e entrar nesse novo formato de oferecer seus serviços. Antes você investia na panfletagem, hoje é necessário pagar por anúncios no Google.
O marketing digital pode ser considerado um aliado para o crescimento da empresa?
Com certeza, o marketing digital é a estratégia certa para aumentar as vendas, ter mais visibilidade e se relacionar com os clientes! Com isso você tem como se fosse uma “equipe” comercial que trabalha para você.
Veja a matéria: http://www.deducao.com.br/noticia/2005-em-meio-a-crise-empresas-crescem-com-marketing-digital#sthash.fwK5h6c9.dpuf