Um dos métodos mais antigos de comunicação na internet, o e-mail, ainda continua vivo e extremamente importante. A maioria das pessoas tem uma ou mais contas no e-mail e usam delas para diversas coisas.
No marketing, inúmeros métodos novos vem surgindo com a entrada das redes sociais, dos influencers, etc. Apesar de hoje existirem muitos meios inovadores de se produzir marketing, o e-mail segue firme na disputa, sendo um dos mais efetivos.
O que é e como funciona o e-mail marketing?
O E-mail marketing se baseia em enviar mensagens promocionais via e-mail para uma grande quantidade de pessoas ao mesmo tempo. Tem como objetivo a geração de venda ou de conversão de leads.
A sua base é montada por três requisitos: você precisa de uma lista de e-mails, ou seja, um banco de dados com o contato das pessoas que tenham algum tipo de interesse em sua marca, uma plataforma para disparo de conteúdos, que seria a sua plataforma de marketing por e-mail, e objetivos muito bem definidos.
Ter decidido qual é o objetivo de um e-mail específico te ajuda a saber como escrever e montar ele de forma certeira. Assim, você consegue construir esse material para que o seu lead faça a ação que você deseja, seja ela comprar seu produto ou visitar seu blog.
Como construir minha lista
Para conquistar e-mails que serão usados como receptores de suas mensagens, você pode tentar oferecer algo em troca de suas informações. O marketing de conteúdo pode te ajudar nisso. Um exemplo seria você disponibilizar um eBook sobre algum tema de interesse do seu público, e para acessá-lo seria necessário se converter em uma Landing Page, deixando o seu e-mail.
Também peça para que os seus clientes criem uma conta em sua loja virtual para realizar compras, dessa forma você garante que conseguirá o e-mail de quem for fazer um login.
Dica de ouro – conheça bem o seu cliente
Antes de tudo, é necessário conhecer bem a pessoa que vai receber o seu e-mail, para que ele seja bem direcionado. A criação de personas pode te ajudar (e muito!) com isso.
Como automatizar seu e-mail marketing
Normalmente, o processo de montagem de seu e-mail varia de acordo com a plataforma na qual você vai fazer e enviar ele. Mas existem algumas etapas gerais.
Você precisa começar definindo sua segmentação. Isso deve ser feito antes mesmo de escrever o e-mail. O redator já deve ter em mente exatamente para quem aquele e-mail será direcionado, dessa forma podendo escrevê-lo com maior precisão.
Se o seu e-mail for destinado a um público mais jovem, por exemplo, você pode fazer sua construção usando uma linguagem mais informal, elementos mais coloridos, emojis e memes, por exemplo. Além de textos mais curtos e fáceis de se ler, que podem ajudar a conquistar esse público mais novo.
Se for o caso, já determine um fluxo eficiente. No fluxo, diversos e-mails serão mandados em ordem, seguindo uma lógica e estratégia que tem algum objetivo final. Esse fluxo é construído pensando em um caminho de entrada e qual o seu resultado final.
Se a sua empresa quer que os leads realizem uma compra, esse fluxo começaria com uma lista de pessoas que podemos e interessar naquele produto. Então os emails devem vir conquistando este público, mostrando quais vantagens teriam essa compra. Quanto mais a pessoa interagir e se mostrar curiosa, mais o fluxo iria se aprofundando nela e tentando converter esse lead.
Cada fluxo deve então ter esse objetivo final e ser construído com uma lógica de qual caminho o cliente vai seguir para chegar naquela meta.
Dicas práticas para montar seu e-mail
Pense em assuntos chamativos
O seu assunto é a peça chave do seu e-mail, pois é por ele que o leitor vai decidir se abre a sua mensagem ou não. Ele precisa ser chamativo e atraente. Para isso, use temas em alta, palavras chaves, personalização de nome, etc.
Cada público tem uma linguagem, seja ela mais formal ou informal. Leve isso em consideração na hora de construir o seu assunto. Também não deixe de fora os descontos e promoções. Se dentro do e-mail houver algum tipo de oferta, já deixe avisado isso no assunto.
Tenha uma leitura fácil
Vivemos em uma época onde todos navegam pela internet de forma muito rápida. Ninguém quer ficar estagnado em um e-mail por muito tempo, com uma leitura difícil. Facilite a leitura de seu público e a transforme em mais interativa possível
Evite usar palavras muito complicadas e parágrafos muito grandes. O mais fácil será o mais atrativo. Mas atente-se em não perder a qualidade do conteúdo. Apesar de fácil, o seu conteúdo deve se manter relevante e bem feito.
Use a psicologia a seu favor
O cérebro tem vários gatilhos que podem ser acionados na sua leitura, como curiosidade,por exemplo, ou a psicologia das cores, entendendo quais chamam mais atenção, entre muitos outros, e todos são formas de chamar ainda atenção de seu público.
São vários truques que se forem bem aplicados irão te ajudar a conquistar aquele cliente e mantê-lo interessado no seu texto.
Mantenha seu conteúdo de qualidade
A automatização e segmentação de seu e-mail são muito importantes, mas não se esqueça do conteúdo. O que vai diferenciar o seu e-mail dos outros emails na caixa de entrada de alguém é a qualidade com a qual você desenvolve o seu texto, o seu visual, e o seu e-mail por completo.
O e-mail marketing funciona com a combinação dos fatores estratégia, segmentação e conteúdo de qualidade. Juntos, sua empresa verá como esse método pode ser eficiente.
Melhores estratégias de e-mail marketing
Para ter sucesso nos seus e-mails e fazer com que as taxas de aberturas sejam altas e eles gerem bons resultados, é preciso se atentar a alguns pontos.
O primeiro e mais essencial passo é a criação de listas. Todo e-mail só vai ter um bom resultado se for enviado para a pessoa certa. É preciso, então, estudar bem os seus leads, que páginas eles visitam, que tipo de conteúdo gostam, para saber exatamente qual forma de e-mail eles irão receber melhor.
Mas não basta desenhar essa lista e deixar ela parada. Conforme seus e-mails são enviados, é importante se manter atento. Entenda quais são os leads que estão engajando, quem está abrindo as mensagens, e exclua aqueles que são inativos, ou e-mails inválidos. Tudo isso fará diferença nos resultados.
Não se esqueça de manter sua lista sempre ativa. Mantenha sempre contato com essas pessoas. Vá instigando a sua atenção, oferecendo ofertas, disparando e-mails criativos, etc. Mas não adianta mandar qualquer coisa. É importante que os conteúdos enviados sejam interessantes e façam sentido para essa segmentação.
Tenha foco em um objetivo. Ele pode ser a venda, obter autoridade, ter o contato do seu lead ou até uma conversão. Cada e-mail ou cada campanha deve ter uma meta. Não tente fazer muita coisa ao mesmo tempo. É importante que cada conteúdo seja criado para um objetivo, e então construído para atendê-lo.
E sempre se mantenha atualizado em relação aos resultados. É necessário acompanhar se os números relativos aos seus e-mails estão bons ou não. Dessa forma você saberá quais são as preferências de seu público, qual tipo de estratégia traz mais resultados, qual formato de e-mail você deve evitar, etc.