E-mail marketing ainda vende? Confira as últimas tendências

A resposta é sim, vende e não é pouco. Uma pesquisa realizada em conjunto entre a Digital Commerce 360 e a Bizrate Insights ouviu em maio deste ano 1.015 compradores online e a conclusão foi que o e-mail marketing é a ação que mais torna os usuários propensos à compra. 

Segundo a pesquisa, 43% dos entrevistados afirmaram que abrem e-mails com anúncios de varejistas pelo menos uma vez ao dia. E, a cereja do bolo é que 60% deles disseram que têm o costume de fazer compras mensais por causa de e-mails recebidos.

Então, além de ficar claro que o e-mail marketing vende, percebemos que ele é um dos maiores impulsionadores de compras. 

Mas, não basta disparar e-mails sem nenhum planejamento e critério. Veja quais são as últimas tendências de e-mail marketing.  

Planejamento 

Os e-mails devem apresentar designs arrojados e envolventes para capturar a atenção do leitor. É preciso ser cuidadoso na construção da comunicação para unir a parte visual e escrita. 

Utilizar modo escuro

Essa tendência tem sido utilizada por profissionais de marketing há um tempo e a opção agrada os consumidores por vários motivos. A opção facilita a leitura, principalmente em lugares com pouca luz. Os olhos agradecem. 

Além disso, o baixo brilho economiza a bateria, o que preserva sua vida útil em dispositivos móveis. Além disso, algumas pessoas simplesmente preferem o modo escuro por gosto pessoal mesmo.

Acessibilidade

Uma regra de ouro do e-mail marketing é que as mensagens possam ser lidas por todos, independentemente dos dispositivos que estejam utilizando. Não cumprir princípios de acessibilidade é algo que pode causar desafios à reputação da marca. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 15% da população mundial vive com algum tipo de deficiência, o que representa cerca de 1 bilhão de pessoas. 

Compreender como essas pessoas acessam seus e-mails é primordial para praticar um design inclusivo. 

Emojis

Os emojis costumam funcionar muito bem nos e-mails, e eles dão um toque divertido que todos podem compreender. 

Porém, é preciso ser cuidadoso ao utilizá-los e observar as diretrizes de legibilidade, como, por exemplo, não utilizar emojis para substituir palavras reais, pois isso pode comprometer o entendimento da mensagem.  

A dica  é testar muitas vezes a eficácia antes de enviar. Temos aqui um compilado de emojis para você utilizar em seus e-mails e redes sociais

Temos também um artigo sobre o uso de emojis em e-mail marketing: Devo utilizar emojis em campanhas de e-mail marketing?

Gifs

Os gifs são imagens em movimento, e auxiliam a manter o interesse do usuário para continuar a leitura. São mais favoráveis a capturar respostas emocionais dos leitores e é mais fácil engajar uma audiência quando o conteúdo é divertido e agradável. 

Um gif utilizado da maneira correta em um e-mail marketing pode ser uma forma poderosa de expressar os valores da marca de maneira leve. Mas também devem ser utilizados com cautela e dentro do contexto.  

Apesar de ser uma ótima ferramenta, é preciso estar atento na hora de escolher o gif e ter certeza de que ele está dentro do assunto do e-mail. 

Alguns sites especializados em gifs que podem ajudar são: GIPHY, Reaction Gifs e Funny or die. 

Privacidade 

Esse é um tema que sempre deve ser levado em consideração e está cada vez mais quente. A demanda por e-mails personalizados e relevantes têm aumentado e as barreiras para coletar dados acionáveis necessários para atender a essa demanda também estão crescendo.  

A perda de cookies de terceiros e novos recursos, como o Mail Privacy da Apple representam uma mudança de paradigma que continuará a levar profissionais de marketing a repensar as práticas de coleta e uso de dados. 

Personalização 

Se a personalização do conteúdo costumava ser a cereja do bolo no e-mail marketing, hoje ela representa o bolo inteiro.

Com as mudanças de privacidade que vêm acontecendo, as marcas precisam construir relacionamentos cada vez mais pessoais com os clientes e a entrega de e-mails personalizados é uma maneira altamente eficaz de conseguir isso. 

As marcas que prezam pela personalização de maneira responsável e que realmente geram valor para os clientes terão clientes satisfeitos.

Conteúdo de qualidade e ágil

É preciso criar um e-mail envolvente, interessante e personalizado. Também é importante facilitar a vida do usuário e usar o feed para obter conteúdo como listas de produtos, anúncios de emprego, notícias recentes diretamente de uma fonte ou site externo de uma organização, etc. 

Imagens, links e copy podem ser adicionados em poucos cliques sem que o profissional de marketing precise recorrer à tecnologia adicional para fazer isso. 

Sistemas de design de e-mail

Em breve, criar constantemente um e-mail do zero será coisa do passado. Os sistemas de design de e-mails são essencialmente modelos modulares que foram pré-codificados. Eles permitem que os profissionais de marketing entreguem e-mails rapidamente, pois a automação significa que há menos elementos com os quais eles devem se preocupar. 

Os sistemas de design de e-mail permitem:

  • Colaboração perfeita entre todos os envolvidos no e-mail
  • Menos riscos – por exemplo, menos erros de digitação, branding mais consistente, etc.
  • Campanhas de e-mail que são mais rápidas de produzir e chegar ao mercado
  • Mais tempo para investir em código de melhor qualidade, o que significa e-mail de melhor qualidade

BIMI

O Brand Indicators for Message Identification (BIMI) é uma iniciativa lançada em 2019 que permite que as marcas enviem e-mails com seu logotipo aparecendo ao lado do e-mail na caixa de entrada.

Deve ser adotado por mais empresas por vários motivos:

  • Design – ajuda os emails a se destacarem em uma caixa de entrada
  • Autenticação – o BIMI incentiva as marcas a adotarem a autenticação adequada de e-mail – DMARC em particular – ao enviar mensagens em massa aos consumidores. Os remetentes que se esforçam para implementar o DMARC são recompensados ​​com a exibição de seu logotipo
  • Implementação de proteção – o BIMI protege as marcas contra spoofing e phishing, pois os clientes podem reconhecer mais facilmente que as mensagens são legítimas

Em pesquisa da Econsultancy, os entrevistados foram perguntados sobre quais inovações de e-mails os profissionais de marketing estão pensando em adotar em seus e-mails em 2022 e 28% responderam o BIMI. 

Design, conteúdo e processo são focos principais por todos os anos no e-mail marketing, e as atualizações de privacidade têm firmado ainda mais a necessidade de reter clientes que antes eram fiéis.  Portanto, se tiver design, conteúdo e processo corretos, as chances de alcançar efeitos com o e-mail marketing são muito maiores.

E-mail marketing na Cryah

A Cryah tem como um dos pontos fortes de seus serviços o e-mail marketing. Estratégicos, envolventes e criativos, os e-mails apresentam taxas de aberturas muito boas, olha só um exemplo: 

Esse e-mail foi entregue a 2.169 contas e teve uma taxa de abertura de quase 45%, o que é muito bom, considerando o número de envios. E por que esse e-mail é um bom exemplo? Por que ele tem conteúdo de qualidade, foi construído de maneira atraente, as informações prendem a atenção do usuário e por isso teve uma alta taxa de abertura. 

O título chama a atenção e tem um emoji divertido, e no corpo do texto foi utilizado um gif, dando leveza e quebrando os blocos de textos: 

E olha como o conteúdo foi bem trabalhado, com dados consistentes que transferem a sensação de credibilidade do material. 

A Cryah pode ajudar sua empresa a desenvolver e-mails marketing atraentes como esse e muitos outros, são vários exemplos de sucesso. Se quiser conhecer alguns de nossos cases, eles estão aqui.  

Contato Cryah

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