Em uma conversa cara a cara, você se comunica com tom e linguagem corporal, além de palavras para ajudar a expressar o que você quer dizer. Emojis são pequenas expressões digitais utilizadas para representar muitas coisas, como objetos, pessoas, ações, ideias. O uso de emojis nas redes sociais é uma prática bastante comum, pois eles funcionam como suporte de linguagem, adicionam sentimento e são divertidos para os usuários.
Os emojis são um aspecto reconhecido da linguagem digital, no entanto, é importante se certificar de que o uso deles seja legível e acessível.
Por que é importante seguir diretrizes para o uso de emojis?
Seguir uma diretriz para o uso de emojis, baseada em estudos de usabilidade ajuda as pessoas com:
- pressões de tempo: não ter que adivinhar o que os emojis significam economiza tempo
- estresse: conteúdo confuso pode aumentar os níveis de estresse
- deficiências cognitivas: tentar descobrir o significado aumenta a carga cognitiva
- perda de visão: esteja ciente do texto alternativo do emoji e dos níveis de contraste
- autismo: enfatizar o sentimento que você deseja expressar pode ser útil.
Portanto, procurar a acessibilidade e legibilidade dos seus conteúdos é benéfico para o público do seu negócio e qualifica suas produções. Veja algumas boas práticas que você deve observar.
1. Nunca use emojis para substituir palavras
Usar emojis em vez de palavras em uma frase tornará seu conteúdo inacessível, por que:
- você não pode ter certeza de que as pessoas interpretarão o emoji como você pretende;
- as descrições de texto alternativo de emoji usadas pela leitura de tela e software de conversão de texto em fala podem não ser o que você pretende que o emoji represente;
- aumenta a carga cognitiva para todos;
- os usuários não poderão digitalizar e ler o conteúdo;
- nunca use emojis para substituir letras de uma palavra ou no meio de palavras.
2. Não use emojis como a única forma de expressar uma emoção que você pretende comunicar
Adicionar um emoji de carinha sorridente depois de dizer “parabéns” pode enfatizar que você está feliz por alguém. Mas evite fazer isso como um atalho para mostrar um significado que pode não estar claro no contexto dado pelo texto.
Por exemplo, não use um emoji para indicar a emoção real que você está expressando, se não estiver claro no texto.
3. Prefira emojis populares
A depender da cultura, as pessoas podem entender um emoji de maneiras diferentes. A interpretação pode depender do histórico do leitor, portanto, um emoji pode significar algo para ele que você não pretendia. Isso mudaria o significado da sua mensagem e poderia causar confusão.
Usar emojis populares é a melhor maneira de garantir que todos entendam da mesma maneira.
4. Use emojis que traduzam bem em todos os dispositivos
A forma como os emojis se apresentam depende do dispositivo e do sistema operacional. Para garantir que o emoji que você escolher aparecerá como você pretende em diferentes dispositivos e sistemas, verifique em unicode.org.
5. Coloque-os no final das frases e não use emojis repetidos ou em excesso
Os emojis dão suporte ao texto e tornam significado mais óbvio ou adicionar profundidade de sentimento e os leitores de tela podem gostar disso. Mas para torná-los acessíveis, você precisa ter cuidado com a forma como os usa e posiciona.
Por exemplo, três vezes o emoji de palmas seriam lidos como “batendo palmas batendo palmas batendo palmas”, o que é tedioso de ouvir.
Lembre-se, o software de leitura de tela lerá a descrição do texto alternativo do emoji, então:
- coloque emojis no final da sua frase ou mensagem;
- se a descrição do texto alternativo de um emoji não comunicar tudo o que você queria, use palavras para descrever o que você quer dizer com o emoji;
- evite usar uma linha de emojis repetidos;
- evite usar vários emojis diferentes seguidos, pois isso pode dificultar que os usuários de leitores de tela sigam sua mensagem.
Se você usar uma sequência de emojis diferentes, estará pedindo a um usuário de leitor de tela ou a qualquer outro usuário para adivinhar o que você quer dizer com sua combinação. Mas, além disso, há mais esforço cognitivo envolvido quando você está ouvindo em vez de ver um emoji.
6. Use emojis, não emoticons
Os emojis têm descrições de texto alternativo embutidas e um leitor de tela os analisarão como um texto. Os emoticons são sinais de pontuação manipulados e são lidos como sinais de pontuação.
7. Evite o uso de emojis que não são visíveis no modo escuro e claro
Verifique como o emoji que você deseja usar é exibido no modo escuro e claro. O contraste é importante para a visibilidade.
Utilize, mas com o bom senso
Os emojis tornam a comunicação mais divertida e leve, mas, como percebemos nesse artigo, algumas diretrizes são necessárias para não errar no seu uso. Se você tem dúvidas sobre o uso dessas representações gráficas em suas estratégias, esse artigo aqui pode te ajudar: Devo utilizar emojis em campanhas de e-mail marketing?.