O Dia do Consumidor tornou-se um marco importante no calendário do comércio eletrônico brasileiro. Com o crescimento exponencial do varejo online nos últimos anos, essa data representa uma oportunidade valiosa para os donos de e-commerce impulsionarem suas vendas e alavancarem seus negócios. Com base em dados recentes e tendências do mercado, vamos explorar como os proprietários de e-commerce podem se preparar para o Dia do Consumidor 2024.
Vale a pena investir no Dia do Consumidor?
Investir nesta data tem se mostrado um bom negócio. Dados da SimilarWeb mostram que as principais lojas virtuais do Brasil registraram um aumento significativo de 13 milhões de visitas na Semana do Consumidor no último ano. Esse aumento no tráfego online destaca a busca crescente por promoções durante esse período.
Ao mesmo tempo, aumento nos acessos se traduziu em lucro para as empresas no ano de 2023. Na primeira quinzena de março do último ano, o e-commerce teve um faturamento diário de R$ 618,7 milhões – um crescimento de 7,8% em relação ao mês de janeiro. Estes dados são da Neotrust e endossam o potencial da data para as lojas virtuais.
Já a par de todo o potencial, é hora de arregaçar as mangas e colocar em prática estratégias inteligentes para desfrutar da sazonalidade:
Desenvolva ofertas e promoções atrativas para a data
O que mais atrai o público no Dia do Consumidor são as ofertas, por isso é preciso captar a atenção do cliente com boas promoções. A melhor forma de escolher o que deve ser ofertado é observando seu estoque, além de analisar os dados de outras datas sazonais. O que foi mais convidativo para o seu público no passado? É possível conceder frete grátis?
Se o seu negócio é de serviços, o ideal é oferecer melhores condições para a contratação de mais serviços. Assim, você facilita a entrada do cliente no seu negócio.
Faça a divulgação das promoções
A preparação das promoções precisa ser seguida da divulgação rápida das ações. Aqui o ideal é fazer isso com uma estratégia bem amarrada, envolvendo diferentes canais da marca. Espalhe a informação sobre as oportunidades do Dia do Consumidor via e-mail marketing, redes sociais, anúncios pagos e marketing de influenciadores.
Um ponto importante desta comunicação é deixar claro quando começam e quando terminam as promoções. Esta abordagem cria um gatilho de escassez, gerando a necessidade de concretizar uma ação por parte do público. Esse senso de urgência é bastante explorado durante a Black Friday, saldões e queima de estoque, por exemplo.
Prepare sua estrutura online
Certifique-se de que seu site está adequado para receber os compradores. Ou seja, antes mesmo das promoções irem ao ar, faça testes de velocidade de carregamento das páginas e afins. Confira como está a navegabilidade do seu site da entrada até o checkout. Dessa forma você garante que seu consumidor tenha a melhor experiência possível. Outro ponto importante destes testes é garantir que seu site será capaz de resistir ao aumento do tráfego sem apresentar problemas para o usuário.
Do mesmo modo, é fundamental garantir um atendimento ágil aos consumidores dentro dos canais da marca. O tempo de espera para respostas de dúvidas ou sobre dificuldades na hora da compra pode ser um fator decisor na hora de concretizar uma venda. Então, prepare sua estrutura para cuidar dos atendimentos online, seja por meio de chatbots ou por interações humanas.
Faça seu cliente se sentir especial no Dia do Consumidor
Por último, é importante não perder de vista o grande motivo desta data comemorativa: o consumidor. Aproveite a oportunidade para demonstrar a importância dele para o seu negócio com uma mensagem personalizada para a ocasião ou um mimo.
Além de ser um gesto de gratidão, estes pequenos cuidados elevam a experiência do cliente, fazendo com que sua empresa se destaque frente à concorrência.
O Dia do Consumidor oferece uma oportunidade única para os donos de e-commerce impulsionarem suas vendas e expandirem seus negócios. Ao aproveitar as tendências do mercado, analisar dados passados e implementar estratégias eficazes, os proprietários de e-commerce podem se preparar para aproveitar ao máximo essa data crucial em 2024. Com uma abordagem cuidadosa e planejamento estratégico, você pode posicionar seu e-commerce para o sucesso e alcançar resultados significativos durante o Dia do Consumidor e além.