Deixa a gente adivinhar: na sua vida você usa emojis o tempo todo, mas ainda tem receio de utilizar nas suas campanhas de e-mail marketing. Acertamos, né?!
Tudo bem, você não é o único! Muitos profissionais ainda mostram uma certa resistência em utilizá-los, talvez por ainda não saberem como eles podem ser interpretados pelos clientes.
Então vamos lá 😉
Recentemente, foi realizado um estudo na Return Path, chamado “Emoji use in e-mail subject lines – a monthly guide to emojis and email” que revelou que os emojis podem sim incrementar o conjunto de estratégias das campanhas de e-mail marketing.
Este estudo mapeia o desempenho de campanhas em períodos significativos para o varejo ao longo do ano, comparando as métricas de mensagens cujas linhas de assunto contêm emojis, com aquelas construídas apenas com textos.
Confira os números em tabela extraída do portal Digaí:
Rafael Viana, email strategist da Return Path explicou o interesse pelos ícones: “Em uma caixa de entrada lotada, não há dúvidas de que os emojis se destacam e são um elemento importante para chamar a atenção do leitor”, e completa: “Não há muitas campanhas de e-mail marketing utilizando o recurso hoje, então, há um fator de novidade envolvido”, completou.
Então, não é necessário ficar receoso, porém recomendamos que primeiramente você realize um teste. Por exemplo, envie um e-mail com emoji para uma determinada amostra da sua base e outro na versão tradicional e então compare, analise como seus clientes se comportam e recebem essa novidade.
Lembre-se ainda de evitar exageros e utilizar sempre emojis que conversem e se relacionem com seu público e tema do e-mail.