Crescimento absurdo do mercado Mobile no Brasil e no mundo

CRESCIMENTO DO MERCADO MOBILE

O uso de dispositivos móveis vem crescendo consideravelmente no mundo, e o Brasil é um dos países que mais se destaca nesse assunto. Segundo a Anatel, em janeiro de 2014, o número de smartphones cresceu 99% comparado em apenas um ano. Em 2014 o acesso à internet por dispositivos móveis superou o acesso por desktops. De acordo com a International Data Corporation (IDC), as vendas de smartphones e tablets vão continuar crescendo, atingindo US$ 484 bilhões em 2015, mas menos acelerado se comparado aos anos anteriores. No Brasil o crescimento do tráfego de dados móveis até 2018 deverá ser de 11 vezes o atual, crescendo mais de 60% ao ano. O mercado de aplicativos movimentou uma renda de US$ 27 bilhões em 2013, de acordo com pesquisas recentes da Gartner, o mercado de aplicativos pode atingir US$ 77 bilhões em 2017.

O mercado de aplicativos crescerá 300% até 2017

grafico_mobile

Venda de Smartphones em 2014

O Brasil encerrou 2014 como o sexto maior mercado de smartphones do mundo, com 38,8 milhões de aparelhos representando 17% dos celulares do país, devendo chegar a 70,5 milhões em 2017. O ranking é liderado pela China, com 436,1 milhões. A lista dos cincos primeiros colocados inclui ainda Estados Unidos (143,9 milhões), Índia (76 milhões), Japão (40,5 milhões) e Rússia (35,8 milhões). Os dados são de um estudo do eMarketer. De acordo com as projeções da empresa, mais de dois bilhões de pessoas no mundo terão um smartphone em 2016. O número de usuários de telefones inteligentes chegará a 2,56 bilhões em 2018. Com isso, os smartphones representarão 51,7% de todo o mercado móvel.

mobile_0701-1

Segundo a empresa de análise de mercado, os jogos mobile devem valer US$ 25 bilhões em 2015, um aumento de 42% em relação ao valor registrado em 2013. Entre os motivos que levam a esse crescimento surpreendente está o aumento de participação de mercados emergentes como a Índia e o bom desempenho que áreas bem estabelecidas como a América do Norte e a Ásia continuam a apresenta

Dados Relevantes do Mercado Mobile

•  48% dos usuários de internet móvel no Brasil são das classes AB e 46% pertencem à classe C

•  68% dos usuários de internet móvel no Brasil têm entre 16 e 34 anos e 11%, entre 35 e 44 anos

•  54% dos usuários de internet móvel no Brasil são homens e 46%, mulheres

•  63% dos usuários de internet móvel no Brasil usam um plano de dados pré-pago, 18% assinam um plano de dados pós-pago e 19% não têm plano de dados.

•  35% dos usuários de smartphones são da classe C; 49% são da classe B; 12% são da classe A e 4% das classes D e E

•  22% dos usuários de smartphones visitaram a loja física depois de ver anúncio em seus dispositivos

•  77% acessam as redes sociais através do celular.

Uma pesquisa divulgada recentemente pela Internet Trends Report constatou que os dispositivos móveis têm ganhado cada vez mais espaço na vida das pessoas, ganhando o espaço ocupado pelas redes sociais na comunicação. Segundo os dados, a frequência de troca de mensagens em serviços que oferecem pequenos grupos de conversas está ultrapassando a de postagens nas redes sociais na maior de audiência, como o Facebook. Com crescimento de 81% no consumo de conteúdo mobile, os vídeos já correspondem a 25% do tráfego da web, 14% a mais do que no ano passado. Um outro estudo da Millward Brown havia constatado que os usuários brasileiros gastam mais tempo em smartphones e tablets do que em outros dispositivos. É a prova que a mobilidade se tornou uma necessidade. O mundo digital atual está se tornando cada vez mais prático, já é possível por exemplo, reservar hotéis, fazer compras e até mesmo efetuar pagamentos através do celular. Mas, por exemplo, a maioria das empresas, não possui seus sites otimizados para o mundo mobile. O Brasil está despontando nesse setor de forma bem positiva e promissora. Porém, aparece entre os cinco mercados mais importantes para o segmentos dos smartphones, junto com China, Índia, Indonésia e Rússia.

Fonte: Corpbusiness.com.br