A internet tem grande influência nas decisões de consumo, principalmente com o desenvolvimento de estratégias cada vez mais eficazes para analisar jornadas de compra, estimular e informar as pessoas, como métodos empregados por meio do marketing digital. Sendo assim, por meio de recursos corretos, as empresas podem estabelecer conexões diferenciadas com consumidores em potencial e fortalecer a imagem.
Os métodos reúnem aspectos abrangentes, o que exige a atuação de profissionais qualificados para o desenvolvimento preciso de estudos que identifiquem as estratégias mais adequadas para cada parceiro. Uma alternativa de grande destaque ao abordar o marketing digital recebe o nome de SEO (Search Engine Optimization) e basicamente, condiz com a otimização de sites para os buscadores.
Para compreender a importância das técnicas de SEO, é interessante observar que atualmente, quando há uma necessidade, é comum que uma das principais ações seja recorrer a internet, mais precisamente, aos buscadores. Se uma empresa de organização de eventos investe em estratégias como a otimização, ao realizar uma busca por cenografia para eventos ou outro serviço/produto que ofereça, poderá ter mais chances de ser encontrada. O SEO:
- Promove a autoridade;
- Viabiliza um maior alcance orgânico;
- Melhora a experiência do cliente;
- Contribui com a visibilidade da empresa de forma geral;
- Auxilia na facilidade para análise dos resultados.
Naturalmente, para que esses benefícios sejam alcançados, é preciso estabelecer estratégias claras e que de fato sejam compatíveis com o modelo de negócios existente para obter um maior tráfego orgânico. Caso contrário, o retorno obtido poderá contar com prejuízos para a empresa.
Conheça as técnicas aplicadas
Uma vez que o SEO consiste na otimização de sites para os buscadores, os tipos de cuidados que devem ser incorporados nas páginas da empresa podem variar muito. Um conteúdo de qualidade tem grande importância para a atração e envolvimento do público, porém, para conseguir um posicionamento satisfatório é preciso trabalhar fatores internos e externos em relação ao site.
No que diz respeito às imagens aplicadas, a presença do texto alternativo é de grande importância, pois contribui com a identificação dos robôs dos mecanismos de buscas e caso a imagem esteja quebrada, o texto alternativo aparecerá. Além disso, o título no site ou no blog deve ser diferente do que aparece nos mecanismos de pesquisa. No primeiro caso, deve despertar a curiosidade do leitor e no segundo, tem como principal função levá-lo ao conteúdo.
Um site que tenha desempenho favorável em diversos tipos de dispositivos também é de grande importância para viabilizar o acesso das pessoas de qualquer local e a qualquer momento. Por exemplo, um usuário que procura pelo smartphone por um estande de vendas ou projeção mapeada para organizar um evento de sua marca, ao acessar o site de uma empresa que não apresenta um design favorável para dispositivos móveis, certamente irá em busca de outra empresa.
Há outra técnica interessante, chamada Linking Building, em que os links reforçam a autoridade e popularidade de determinado site, recebendo cada vez mais tráfego. Para que exista um bom perfil de links, o ideal é que sejam de qualidade e diversificados. Inclusive, utilizar botões de compartilhamento em redes sociais no site da empresa pode agregar muito, pois compartilhamentos e menções nas mídias também possuem grande influência para a procura orgânica.
O que é auditoria de SEO?
A auditoria consiste em processos específicos para a identificação de possíveis problemas nas estratégias de SEO, em que são analisados pontos relacionados com a estrutura do site, conteúdos e questões que podem estar associadas com fatores externos, como outros domínios. O retorno desses procedimentos pode ser significativo, principalmente com a identificação de processos que podem ser melhorados.
Dois pontos de grande destaque para a auditoria SEO são o acompanhamento das palavras-chave e a averiguação de tráfego orgânico. É preciso observar extremos no tráfego, como quedas, pois serão úteis para análises futuras, assim como no caso das palavras-chave, em que o acompanhamento de posições contribui com a identificação de ameaças e oportunidades para as análises que serão efetuadas.
Hoje em dia, há possibilidade de buscar ferramentas para otimizar o processo de auditoria, em que projetos podem ser cadastrados para a análise de conteúdos, templates, palavras-chave, domínio, entre outras possibilidades. No entanto, cabe a cada empresa avaliar qual é o melhor caminho para realizar a própria auditoria.
Conforme abordado, a qualidade é uma característica que tem grande valor para o marketing digital e não é diferente no SEO, logo, na auditoria aspectos que comprometam esse atributo devem ser analisados. Por esse motivo, conteúdos de pouca qualidade em questão de SEO, páginas de produtos antigas, conteúdos obsoletos e notícias que não apresentam mais tráfego podem ser nocivas, existindo a possibilidade de exclusão ou atualização.
Esses são apenas alguns aspectos da auditoria, que considera diferentes variáveis da plataforma, desde o código do site até páginas não indexadas por mecanismos de busca. Tanto para a incorporar técnicas SEO em uma empresa quanto para uma análise minuciosa do desempenho das estratégias, é preciso contar com profissionais qualificados, em especial, para que os recursos certos sejam aplicados e avaliados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.