O poder das redes sociais no mundo do marketing é inegável. Com cerca de 93% dos profissionais de marketing fazendo uso dessas plataformas, é evidente que elas desempenham um papel crucial na promoção de negócios. Abraçar as redes sociais não só aumenta o tráfego de referência, mas também impulsiona os compartilhamentos sociais, o que, por sua vez, melhora a classificação nos rankings de busca. No entanto, para muitos, alcançar o sucesso no marketing viral parece uma façanha inatingível.
É neste momento que muitas marcas se deparam com as questões: como meus conteúdos podem viralizar nas redes? Há um caminho para ser seguido? Afinal de contas, o que é um marketing viral?
Se estas dúvidas já passaram pela sua cabeça, pode continuar a leitura porque é hora de respondê-las!
O que é marketing viral?
O marketing viral é uma vertente do marketing que visa fazer um conteúdo ser amplamente compartilhado, comentado e visualizado pelo público em geral. Ele utiliza o próprio público-alvo como meio de disseminação, o que o torna uma estratégia de baixo custo em comparação com outras ações de marketing digital.
Além disso, os conteúdos virais geram um “buzz” que os impulsiona a se espalharem rapidamente pelas redes sociais, alcançando diversas plataformas.
As estratégias-chave por trás do marketing viral
- Analise sua persona: ao preparar seu conteúdo viral, estude e analise profundamente seu público-alvo para entender seus interesses, preferências e comportamentos online.
Entenda as dores e contextos com os quais sua persona se identifica para criar conteúdos relevantes. - Use humor e gere identificação: pense naquilo que diverte seu público. Conteúdos humorísticos e que geram identificação têm maior potencial de viralização.
- Cause estranheza: A criatividade e a ousadia podem gerar conteúdos que se destacam e atraem a atenção do público.
- Incentive o compartilhamento: o compartilhamento é o fermento das visualizações. Então, desenvolva estratégias para estimular o compartilhamento do conteúdo, como o uso de hashtags estratégicas, CTAs na legenda e a oferta de materiais exclusivos em troca de compartilhamento. Vá além e utilize ferramentas de análise de métricas das redes sociais para identificar padrões de engajamento e temas de interesse.
Conteúdos que fogem do convencional e causam estranheza têm maior potencial de viralização, mas é importante evitar polêmicas excessivas. - Influencers podem te ajudar a viralizar: explore colaborações com outros perfis e incentive marcações de amigos nos posts.
Cases de sucesso do mercado
Todos os dias conteúdos viralizam nas redes sociais, o que dá a sensação que é fácil desenvolver um conteúdo viral. Mas antes de qualquer coisa, um conteúdo viral precisa vir uma boa ideia e, principalmente, influenciadores e grandes marcas conseguem atingir a viralização repetidas vezes.
O publicitário e influencer Matheus Costa é um bom exemplo de como um conteúdo viral pode demorar a acontecer. O carioca afirmou que, durante a pandemia de Covid-19, tentou emplacar vídeos diversas vezes no Tik Tok. No entanto, foi um conteúdo pregando uma peça em seu pai (um amante da língua portuguesa), que fez o jovem viralizar. No vídeo, Matheus pronuncia uma palavra errada e aguarda a reação do pai.
A viralização poderia ter dado a Matheus seus 5 minutos de fama, mas ele soube explorar a oportunidade criando vídeos cada vez mais elaborados, tornando os erros de português apenas uma de suas peças.
Neste exemplo, é notório que o influencer aprendeu o caminho para captar a atenção do seu público. Ao mesmo tempo que viu o que funcionava, também buscou formas similares de conduzir sua audiência, apostando em outros tipos de pegadinha e, posteriormente, inserindo outras pessoas da família nas brincadeiras. Assim, mais conteúdos viraram hits e ele coleciona milhões de seguidores nas redes.
Outro case de sucesso é o da marca Burger King, que recentemente lançou uma campanha apenas para calvos. Em suas redes sociais o Burger King convidou calvos com um determinado tipo de calvície a passar nas lojas participantes e retirar um sanduíche Whooper gratuitamente. O viral veio por motivos claros: foi uma peça de humor, teve sua mensagem direcionada a um público bem determinado e oferecia uma vantagem aos clientes. Mesmo aqueles que não eram elegíveis para a promoção puderam se deleitar com a divertida chamada.
Esta abordagem leva a outra dica importante, que é facilitar o compartilhamento do conteúdo. Evite colocar barreiras, como formulários, que possam impedir os usuários de compartilhar o conteúdo. Além disso, invista em conteúdo audiovisual, como vídeos e imagens, que são mais compartilháveis e têm um alcance maior nas redes sociais.
Para viralizar nas redes é isso que faz a diferença!
Viralizar nas redes sociais é um fenômeno complexo que envolve uma combinação de fatores, e mesmo seguindo todas as estratégias, não há garantia de sucesso. No entanto, compreender o público-alvo e aplicar as melhores práticas aumenta significativamente as chances de criar conteúdos que se tornem hits na internet.
Por fim, tenha paciência. O marketing viral não é algo que possa ser controlado totalmente. É preciso deixar que o público se envolva com o conteúdo de forma natural e permitir que ele se espalhe organicamente.
Uma resposta
Achei o conteúdo relevante, focado, não enrole, vai no ponto.
Valeu a leitura.