O papel da liderança faz toda diferença nos resultados do trabalho que uma equipe de marketing vai receber. É claro que cada colaborador tem responsabilidade sobre os sucessos e os fracassos individuais e coletivos que o time alcançar, mas o papel do líder vai muito mais além. É ele quem estará à frente e deve incentivar e motivar a equipe na busca de bons indicadores.
Uma liderança ruim e despreparada, irá afetar negativamente a equipe, por mais capacitados e competentes que sejam os colaboradores, portanto é muito importante que esse cargo seja ocupado por alguém que tenha algumas habilidades específicas, para além da capacidade técnica.
O quanto um líder afeta os resultados de uma equipe?
De acordo com pesquisa da Gallup, 70% do engajamento de uma equipe é atribuído ao líder. Para o bem e para o mal, as atitudes de um líder afetam a forma como o time irá trabalhar e os resultados que a empresa irá obter.
Infelizmente não temos um cenário muito animador. Segundo pesquisa da Universidade de Harvard, 63% dos líderes brasileiros são responsáveis por criar um clima desmotivador entre os colaboradores.
O ADP Research Institute divulgou a desanimadora estimativa de que apenas 18% dos trabalhadores brasileiros sentem-se engajados em seu trabalho e números da Michael Page dão uma pista sobre o motivo desse desânimo: a cada 10 funcionários que se demitem, 08 o fazem por causa do seu líder.
O principal motivo foi a sensação de que o líder não representa uma fonte de inspiração, seguido pela falta de crescimento profissional. A terceira razão foi a falta de feedbacks que encorajem o desenvolvimento na carreira.
Não restam dúvidas de que um líder tem papel fundamental no sucesso de uma equipe, mas como um gestor pode driblar esses obstáculos e vencer o desafio de liderar uma equipe de Marketing?
A comunicação deve ser eficiente
Dados da The Predictive Index revelam que 60% dos colaboradores avaliaram seus gestores como ruins e para eles o maior problema é a incapacidade que esses gestores apresentam em comunicar metas e expectativas claras.
A comunicação é muito importante para o ser humano e auxiliou que nossa espécie sobrevivesse até aqui, por sermos seres sociais que dependemos do coletivo para viver. Comunicar-se bem é primordial para as atividades em grupo e é imprescindível que um gestor comunique-se bem com sua equipe.
As mensagens emitidas pelos líderes devem ter o mínimo possível de ruídos, para que seja clara, bem compreendida e o interlocutor não tenha dúvidas sobre o que foi dito.
Quando a comunicação é assertiva, clara e sem ruídos, a tendência é que os colaboradores se engajem mais, o que acaba resultando em maior produtividade da equipe, confirmou uma pesquisa da consultoria Tower Watson.
O feedback deve se tornar uma rotina
Mas é importante que seja feito de maneira confortável para líder e liderado. É comum o colaborador ter receio de feedbacks, e o líder pode se sentir desconfortável em destacar pontos de atenção nos quais o profissional pode melhorar. Pior do que isso, o gestor pode abordar seu liderado de maneira agressiva ou constrangedora, o que só criará um ambiente hostil.
A melhor forma de oferecer os feedbacks é em forma de conversa e alinhamento diário de trabalho, na qual o gestor explica o que pode ser melhorado, mas também oferece ao funcionário a oportunidade de mostrar seus pontos de vista.
Ao agir diariamente assim e tornar o feedback um hábito de rotina, ele será “diluído” e não criará a tensão que um feedback “agendado” causa.
O líder deve criar um ambiente seguro
Para chegar a esse nível de confiança e aproximação que permite que o liderado não se sinta constrangido ou magoado ao ouvir um feedback, o líder deve criar um ambiente seguro no qual o colaborador sinta-se realmente como parte da corporação, alguém que pretende agregar ao time.
Para chegar a esse patamar, o gestor deve ser cuidadoso ao sugerir mudanças e melhorias aos seus funcionários.
Ninguém fica 100% confortável ao ouvir pontos nos quais precisa de mais atenção e melhorias, portanto é importante que esse tipo de conversa, por mais natural que se torne, seja realizada em particular.
Também é importante estar aberto ao que o time tem a dizer. Uma gestão compartilhada e um modelo de comunicação horizontal fará com que toda a equipe assuma para si a responsabilidade pelos resultados e participe com maior comprometimento das atividades.
É preciso saber contratar os melhores profissionais
É certo que com uma equipe qualificada, as chances de obter melhores resultados aumentam. Mas vale ressaltar que os melhores profissionais não são necessariamente aqueles com grandes qualidades técnicas, apenas.
Já viu quando uma equipe de esporte coletivo, como futebol, investe pesado em contratações de atletas, monta uma equipe com os melhores profissionais e o resultado é um fracasso?
Isso acontece porque as peças não se encaixam, por mais qualificadas que sejam individualmente. Portanto, o gestor precisa conhecer muito bem a empresa, sua equipe e quais suas necessidades para saber qual profissional melhor se encaixa ao que está precisando.
É importante haver clareza e organização
As atividades de cada colaborador devem ser bem definidas e o gestor precisa saber quais atividades seus liderados estão executando.
Eles precisam também de direcionamento nessas atividades e alinhamentos periódicos com toda equipe são uma forma de manter todos no mesmo ritmo e seguros de suas ações. Deixar a equipe “solta” pode fazer com que os profissionais sintam-se mais perdidos do que “livres”.
Porém, é importante estar atento para que esses alinhamentos não se tornem algo que aprisiona, pois uma equipe de marketing precisa de liberdade criativa para sugerir ações e esses alinhamentos são uma excelente oportunidade para ouvi-los.
O que é necessário para ser um liderança de sucesso
Um líder de sucesso engaja sua equipe, por meio de uma comunicação assertiva que gera conexão. É necessário manter todos motivados e comprometidos com o próprio sucesso e da empresa.
Ao favorecer um ambiente positivo, o líder fará a diferença para a empresa e para a vida daqueles que trabalham com ele.
Quer ser um líder de marketing de sucesso? Confira aqui as 10 características necessárias para um liderança bem sucedida.