As datas comemorativas são excelentes oportunidades para impulsionar o seu negócio e atrair mais clientes. Existem sazonalidades que favorecem o comércio eletrônico, como a Black Friday e o Dia do Consumidor, além de datas tradicionais que abrangem o varejo em geral, como o Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais etc.
Nesses momentos, as pessoas buscam produtos ou serviços especiais que possam contribuir com a comemoração. Com alguns cuidados, é possível aproveitar essas ocasiões para ter excelentes resultados e fazer a sua marca crescer. Veja algumas dicas!
Planeje as ações de datas comemorativas antecipadamente
As datas comemorativas são eventos previsíveis, o que favorece uma preparação antecipada. Uma forma de obter bons resultados é elaborar o calendário de ações ainda no começo do ano. Dessa forma, a empresa consegue fazer campanhas organizadas, reduzir os custos e evitar imprevistos. Algumas providências que podem ser tomadas com antecedência são:
- contato com fornecedores;
- escalação de pessoal ou contratação de freelancers;
- planejamento logístico da ação comemorativa;
- preparação do estoque.
Também é interessante comparar os resultados a cada ano, verificando as práticas que tiveram mais resultados e aquelas que não foram positivas. Com isso, você aprimora as estratégias ano a ano.
Aproveite as tendências do momento
Algumas tradições são importantes nas datas e sempre oferecem bons resultados. No entanto, surgem tendências todos os anos e que também representam oportunidades para atrair novos clientes.
Os ovos de Páscoa, por exemplo, sempre foram sucesso na forma tradicional, mas a partir de 2012 surgiu a tendência do “ovo de colher”, um formato recheado com creme. Com o passar dos anos, ele foi ganhando mais espaço e hoje já tem um mercado próprio.
Portanto, é interessante aproveitar essas tendências que surgem para estimular as vendas. Porém, verifique o que faz sentido para a sua marca e público.
Tenha uma estratégia de marketing consistente
Uma campanha de sucesso depende de um bom marketing. Para isso, você precisa saber quais são os melhores canais e formas de comunicação com a sua audiência. As redes sociais são excelentes para mostrar o potencial dos seus produtos e atrair novos clientes, mas é importante não se limitar a elas e explorar outros meios mais tradicionais também.
Assim, além de alimentar as páginas profissionais com informações atraentes e relevantes sobre as suas ofertas para datas comemorativas, invista também em outros recursos, como e-mail marketing e marketing local (panfletos, outdoors, anúncios em canais regionais etc.).
Preze pela qualidade em todo o processo
As datas comemorativas representam oportunidades de alavancar as vendas e alcançar novos clientes, mas é fundamental que você preze pela qualidade em todo o processo para fidelizá-los. Os clientes novos que ficarem satisfeitos com o que a sua empresa oferece terão grandes chances de retornar em outras épocas do ano.
Esse é mais um motivo para realizar um planejamento antecipado e cuidadoso. Desse modo, você evita as falhas mais comuns e faz com que toda a campanha seja um sucesso. Lembre-se que, embora as sazonalidades representem altas para o comércio, a concorrência também tende a se elevar. Portanto, a sua qualidade é o que fará você se destacar.
Tenha uma estratégia para o pós-venda
Após uma campanha bem sucedida, é interessante também ter uma estratégia para o pós-venda. Nutrir o relacionamento com os novos clientes é uma forma de torná-los fiéis, fortalecendo a sua marca.
Algumas formas de prestar atendimento após as vendas são: pesquisas de satisfação, envio de conteúdos relevantes e canais de comunicação efetivos para solucionar eventuais problemas. É importante demonstrar cuidado e empatia com o seu público, para que ele se sinta valorizado e estimulado a retornar.
As datas comemorativas podem ser excelentes para impulsionar o seu negócio. Mas é fundamental seguir alguns cuidados para que as campanhas não se tornem um problema. Siga as dicas que você acabou de conferir e atraia mais clientes.