O marketing oferece vários benefícios para as empresas, mas também cria um conjunto inteiramente novo de responsabilidades para proprietários e profissionais de marketing. Gerenciar sua presença online exige um sério compromisso e, em alguns casos, pode ser um trabalho de tempo integral.
É aí que a automação de vendas e marketing se torna útil, não só para a maioria das empresas, mas também para uma agência de marketing digital. Ao automatizar o marketing na Internet usando software e ferramentas que podem ajudar em certas partes do processo de marketing, você pode diminuir o tempo que gasta nele e se bem feito melhorar seu ROI geral.
Se você está se perguntando o que exatamente é a automação de marketing e se vale a pena o investimento para sua agência de marketing digital, você veio ao lugar certo. Nesse artigo, você encontrará as informações de que precisa para tomar uma decisão informada sobre a automação dos principais aspectos de sua estratégia de marketing.
O que é automação de marketing?
Você pode estar se perguntando: “Como funciona a automação de marketing?” No sentido mais básico, automação de marketing significa usar ferramentas e software para fornecer aos clientes em potencial conteúdo que os ajudará na conversão. Isso ajuda os profissionais de marketing a entender e nutrir melhor seus leads, o que beneficia empresas e consumidores
Outra maneira de automatizar a burocracia da sua agência é contratando o serviço de sped fiscal, que nada mais é do que também automatizar processos, mas agora com a burocracia da sua agência com o sped fiscal (Sistema Público de Escrituração Digital ) que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC 2007-2010). Ele tem o objetivo de informatizar a relação entre o Fisco e os contribuintes.
Além dessas existem muitas maneiras diferentes de automatizar sua estratégia de marketing, incluindo:
Email Marketing
Uma das melhores maneiras de nutrir seus leads é por meio de campanhas por e-mail . Esses e-mails automatizados entram em contato com clientes potenciais regularmente, sem que alguém escreva e envie mensagens manualmente a cada vez.
Ao contrário dos boletins informativos regulares por e-mail, que normalmente enviam o mesmo conteúdo para todos os assinantes ao mesmo tempo, as campanhas por gotejamento permitem que você envie e-mails personalizados para onde um cliente potencial está no funil de vendas. As datas de envio de e-mails individuais são escalonadas a partir da data de inscrição dos clientes, o que significa que você pode ajudá-los a se familiarizar com sua empresa com o tempo.
Conteúdo personalizado
Outra forma de automatizar seu marketing é com conteúdo personalizado do site. Ao mostrar aos visitantes do site diferentes conteúdos com base em seus dados demográficos e filmográficos (como o setor, tamanho, receita e localização da empresa), você pode aumentar as chances de eles encontrarem as informações de que precisam para convertê-los.
Não importa quais elementos em seu site você escolha personalizar, você pode ter certeza de que, desde que sejam relevantes para os diferentes segmentos de seu público-alvo, eles ajudarão os clientes em potencial e aumentaram sua taxa de conversão geral.
Análises com bases sólidas
Com a atribuição de leads, você pode entregar anúncios e conteúdo com base na origem de seus leads. Muito parecido com a personalização, isso o ajuda a atingir diferentes segmentos de seu público com as informações que são mais úteis para eles.
Por exemplo, leads provenientes de referências podem responder melhor a anúncios que promovem o conhecimento da marca, já que um link de outro site pode ser a primeira apresentação de sua empresa. Os leads de tráfego direto, por outro lado, indicam que os clientes já sabiam o suficiente sobre sua empresa para ir direto ao seu site, portanto, eles têm maior probabilidade de responder ao conteúdo que faz referência a produtos ou serviços específicos.
9 poderosos benefícios de automação de marketing
Agora que estabelecemos o que é automação de marketing, explicaremos alguns benefícios da automação de marketing e responderemos à pergunta: “Por que usar a automação de marketing?” e veja como ele pode ajudá-lo a atingir suas metas de negócios.
Economiza seu tempo
Com ferramentas como marketing por email, você pode planejar sua estratégia, criar uma campanha e deixá-la seguir seu curso. Sempre que os visitantes do site optarem pela campanha inserindo seu endereço de e-mail em uma determinada parte do site, eles serão automaticamente adicionados à sua lista e receberão seus e-mails pré-determinados.
Durante cada campanha, esses visitantes receberão e-mails programados para serem altamente relevantes para sua posição no funil de vendas. Isso significa que você os entrará em contato com e-mails úteis regularmente, sem nem mesmo ter que clicar no botão “enviar”.
Ele conecta você aos visitantes do seu site
A personalização é outro grande benefício da automação de marketing e pode ajudá-lo a se conectar com os visitantes do seu site, fornecendo conteúdo personalizado de acordo com seus interesses.
Em vez de chegar a uma página inicial de tamanho único, eles serão apresentados a ofertas de produtos e frases de chamariz que atendam às suas necessidades.
Ele aproveita ao máximo seus leads
Ao fornecer a cada um de seus leads conteúdo relevante em seu site e na caixa de entrada, você pode aumentar as chances de conversão. Considerando que cada conversão aproxima seus leads de se tornarem clientes, isso por si só já faz com que a automação de marketing valha o esforço.
Ele fornece uma solução econômica
Os benefícios da automação de marketing continuam chegando. Como acontece com qualquer serviço, existem agências que cobram muito caro pela automação. E algumas agências podem ter preços mais razoáveis, mas não podem mostrar para onde seu investimento está indo. Essas são as agências que você deseja evitar a todo custo.
Felizmente, existem muitas agências que oferecem automação a um preço razoável e fornecem relatórios transparentes.
Melhora o desempenho do e-mail
Grande parte da confusão sobre a automação de marketing gira em torno do e-mail. Isso ocorre porque ele é frequentemente usado para criar campanhas de e-mail complexas, em vez das tradicionais “explosões de e-mail” para uma lista grande.
Cria experiências ainda mais personalizadas
Um equívoco comum é que a automação leva a campanhas robóticas e impessoais – e, quando feita por um profissional de marketing inexperiente, pode ser esse o caso. Mas, quando feito da maneira certa, a cópia e outros conteúdos em campanhas automatizadas ainda são escritos por redatores de marcas experientes e ajustados para diferentes segmentos do público de uma empresa.
Como resultado, as campanhas automatizadas podem ser mais pessoais do que as manuais.
A automação permite que você divida seu público em diferentes segmentos e, em seguida, envie a mensagem mais relevante para cada um desses segmentos. Ele permite que você use a personalização em uma escala maior para nutrir leads.
O objetivo de qualquer empresa é transformar leads em vendas e uma das melhores maneiras de fazer isso é fornecer a cada lead informações relevantes às suas necessidades e interesses. Com o software de automação, você pode gastar menos tempo analisando seu público e seus membros individuais e mais tempo escrevendo e criando o conteúdo de que diferentes grupos dentro de seu público precisam antes de se sentirem confortáveis para fazer uma compra.