Checklist de Email Marketing: o que conferir antes de enviar uma newsletter

Nesse checklist, confira o que você precisa verificar antes de disparar uma newsletter para extrair o máximo de sua campanha e evitar erros.

Na semana passada, iniciamos a série de posts Checklist de Email Marketing, na qual vamos falar um pouco sobre os passos que você deve dar para lançar sua campanha de email.

No primeiro post da série, falamos sobre os emails promocionais, que servem para promover uma oferta, seja ela um conteúdo gratuito ou um produto de fato. Nesta semana, vamos falar sobre a newsletter.

A newsletter é um dos formatos mais comuns de Email Marketing e um dos primeiros passos que muitas empresas dão quando começam a trabalhar com esse canal.

Muitas vezes, uma newsletter é composta por indicações de artigos e novidades da empresa, sendo um ótimo formato de email para se relacionar com Leads e clientes de forma “leve”. Ela reforça a marca e também impulsiona leitores para outros canais da empresa, como o Facebook e o Twitter.

Geralmente, são enviadas para toda a base de contatos de forma recorrente e costumam oferecer uma grande variedade de conteúdo. Isso faz com que a newsletter seja um tipo de email que atinge Leads em todos os estágios do funil de vendas e em momentos diferentes de compra. Se sua empresa já possui um blog com conteúdo frequente, a newsletter é uma excelente forma de alavancar o alcance do conteúdo, além de ser facilmente produzida.

Mas, embora sua produção não seja difícil, são muitas etapas a serem cumpridas, desde selecionar o material a ser enviado até dispará-la para a sua base. Por isso, confira a seguir um checklist com os principais passos para conferir antes de disparar suas newsletters.

1. Planejamento

Assim como o email promocional, a newsletter precisa de planejamento.

Em primeiro lugar, escolha um nome para a campanha. Esse nome deve, na medida do possível, identificar características chave da newsletter, para que todos que estão trabalhando na criação desta campanha saibam ao menos qual é o tema. Isso é especialmente importante se você possui mais de uma newsletter, que são enviadas em periodicidades diferentes, com conteúdos diferentes e para diferentes bases.

Depois, determine qual é a persona (ou quais são as personas) para quem você enviará a newsletter. Isso determinará os conteúdos que você selecionará para este email.

Escolha também a segmentação para a qual você vai enviar. Ela pode estar de acordo tanto com as características do Lead (por exemplo, sua idade) quanto com algum comportamento que ele tenha tido eu seu site ou blog (por exemplo, o download de um eBook).

Agora, é a hora de fazer a seleção do conteúdo. Uma dica é fazer campanhas com conteúdos de diferentes estágios de compra para cada persona.

2. Calendário

Este é o momento de definir o dia e o horário do disparo. Como não existe uma regra sobre o que é melhor, o ideal é que você teste algumas variações e veja qual se encaixa melhor para sua empresa.

Depois que você tiver essa definição, mantenha a periodicidade de envio. Afinal de contas, a newsletter é uma campanha recorrente.

Algumas ideias de dias e horários para sua newsletter estão no infográfico Os melhores horários para envio de Email Marketing.

3. Conteúdo

Agora é a hora de criar o conteúdo. Comece fazendo em um documento um outline, que é uma estrutura com os tópicos da newsletter e quais conteúdos serão abordados nesses tópicos. Depois, desenvolva os textos do email – por exemplo, o texto de abertura e um pequeno resumo de cada conteúdo que está sendo oferecido.

Em seguida, pense em algumas opções para o título do email (cerca de 5) e selecione a que considerar melhor. Por último, envie o texto para a revisão.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então leia o post Como criar assuntos de Email Marketing que despertam curiosidade + 30 templates.

4. Layout do email

Agora, você vai criar o layout da newsletter, ou seja, vai dar uma cara a ela. Se você não souber fazer isso, pode contratar um profissional para criá-la. Lembre-se apenas de que a newsletter deve estar no formato HTML. Saiba mais sobre o assunto no post por que usar um template HTML ao invés de uma imagem.

Mas, se você não tem um profissional para fazer isso para você, use uma ferramenta que permita criar layouts rapidamente,há varias opções na internet,basta procurar.

Depois, revise tudo junto – layout com conteúdo final. Alguns pontos que você deve verificar: o assunto do email está aparecendo completamente na caixa de entrada (tente limitá-lo a, no máximo, 50 caracteres)? As imagens estão funcionando com texto alternativo? Há imagem quebrada? Todos os links funcionam? Há erros ortográficos?

Se houver algum erro, corrija-o. Quando estiver tudo certo, passe para a próxima etapa.

5. Disparo

Hora do disparo. Agora, você deve criar a segmentação sugerida no planejamento.

Uma boa ideia é usar listas dinâmicas para facilitar os próximos disparos da newsletter. Finalize a configuração e agende o disparo.

6. Análise

Antes de finalizar o trabalho com esta newsletter, você deve analisar os resultados. Algumas métricas que você pode avaliar:

  • Taxa de Abertura (número de pessoas que abriram a mensagem dividido pelo número de pessoas que a receberam): aumentou ou reduziu comparada à última campanha? O que fazer na próxima?
  • Taxa de Cliques (número de cliques em algum link da newsletter dividido pelo número de pessoas que a receberam): aumentou ou reduziu comparada à última campanha? O que fazer na próxima?
  • Taxa de Conversão (fizeram alguma conversão a partir da newsletter): quantas pessoas atingiram o objetivo definido no planejamento?

Bônus: Quer um checklist prático para usar em sua empresa?

Se você cumpriu todas essas etapas, seu processo de envio de newsletter está completo. Resumindo, este processo é composto por:

Planejamento

  • Persona
  • Segmentação
  • Conteúdo

Calendário

  • Definir dia e horário do disparo

Conteúdo

  • Criar um outline
  • Produzir os textos do email
  • Pensar em 5 assuntos (título do email) diferentes e selecionar 1
  • Revisão

Layout do Email

  • Criar layout considerando a estrutura do conteúdo
  • Revisar layout com o conteúdo final
  • Fazer um disparo de teste e verificar:
    • Assunto do email
    • Imagens
    • Links
    • Conteúdo

Disparo

  • Crie a segmentação de acordo com o planejamento
  • Termine a configuração da campanha e agende o disparo

Análise

  • Taxa de Abertura
  • Taxa de Cliques
  • Taxa de Conversão

Fonte: resultadosdigitais.com.br