No mundo dos negócios, quem planeja suas ações e procura sempre novos processos se destaca e sobrevive. Repetir as mesmas fórmulas eternamente é bem mais fácil e demanda menos tempo, mas as chances do seu cliente se cansar e migrar para outro produto ou serviço, ou nem vir a procurar sua empresa, tornam-se cada vez maiores.
Por isso, sair da zona de conforto e ir atrás de novas ideias é uma forma de manter sua empresa viva e dinâmica, e seu público saberá reconhecer e apreciar os esforços do seu negócio.
Mas sabemos que nem sempre surgem insights que nos impulsionam a melhorar e o benchmarking pode auxiliar nesse processo criativo. Entenda o que é, e porque essa estratégia pode auxiliar muito sua empresa.
O que é benchmarking?
Benchmark, em português significa “ponto de referência”. Em todas as áreas de atuação existem pessoas e/ou corporações que são referência de sucesso, e as empresas e pessoas do mesmo ramo as consideram como exemplos a serem seguidos.
Benchmarking deriva de benchmark e trata-se de uma análise da concorrência ou de empresas do mesmo segmento com o objetivo de otimizar resultados.
Ao analisar números e estratégias, você passa a conhecer melhor seu próprio negócio, gera insights e busca melhores resultados. É comum que o benchmarking seja feito observando empresas do mesmo ramo, mas nada impede que uma empresa que apresente grande sucesso seja observada por outra de um segmento totalmente diferente.
Benefícios de se implantar o benchmarking na sua empresa
Aprender com os erros e acertos, não apenas nossos, mas de outros que também estão “na estrada”, ajuda a otimizar tempo e aprimorar estratégias. Veja alguns benefícios do benchmarking para o seu negócio:
- Tomar conhecimento de práticas bem sucedidas de empresas que estão há mais tempo no ramo e que já têm mais conhecimento do segmento.
- Identificar tendências e o que funciona para aquele público determinado. Buscar insights.
- Autoconhecimento: ao perceber o que a concorrência está fazendo, é possível mensurar o próprio trabalho.
- Motivar a equipe com base nos cases de sucesso de outras empresas e buscar resultados próximos aos deles.
- Conhecer cada vez melhor a própria área de atuação.
Por que o benchmarking merece atenção de gestores de marketing
O benchmarking pode ser amplamente implantado no mundo dos negócios, há vários pontos que podem ser avaliados e o setor de marketing pode se beneficiar bastante da prática.
Todo bom gestor de marketing está sempre atento ao trabalho que sua equipe está desenvolvendo, acompanhando todas as métricas e indicadores. Esse cuidado é essencial para saber o caminho que a empresa está trilhando, os resultados que está obtendo e o que precisa melhorar e o que deve potencializar.
Aliado a esse monitoramento, o benchmarking oferecerá mais informações valiosas para sua estratégia de marketing digital.
Sua empresa pode observar em quais redes sociais seus concorrentes estão, como interagem com o público, qual tom de voz utilizam com eles, entre outras variáveis que podem ser observadas.
Como fazer o benchmarking
O primeiro passo antes de olhar a grama do vizinho, é olhar como está a situação “em casa”. Como é o trabalho que sua equipe está desenvolvendo? Está satisfatório? Sua equipe conta com os profissionais que mais se adequam à instituição? Observe também como está o entrosamento da sua equipe e se há algo que precisa ser alterado.
A alma de um negócio é o cliente. É por ele que as campanhas são realizadas, as ações são conduzidas e os produtos e serviços são aprimorados. Portanto, incentive seu cliente a dar feedback sobre o trabalho da sua empresa, o que precisa melhorar, o que gostaria de ver em seu catálogo.
Para fazer o monitoramento das ações da concorrência (ou de empresas que são referência no segmento) é necessário definir quem ficará por conta dessa função. Para isso é importante que essa pessoa tenha perfil analítico, conhecer bem a própria empresa e ser organizado.
Tendo isso definido, é necessário escolher as empresas que serão analisadas. Essa escolha depende de muitos fatores, como os objetivos que se pretende alcançar com a estratégia. Até três empresas analisadas é uma boa quantidade, pois há muita coisa a ser estudada e é preciso se dedicar a esses números.
É de extrema importância que seja definido com antecedência o que será analisado, quais KPIs merecem mais atenção. Existem ferramentas que auxiliam no benchmarking como SimilarWeb e Ubersuggest.
A partir dos dados coletados com o benchmarking é preciso criar um plano de ação.
Cuidados para não errar com o benchmarking
O benchmarking é uma ferramenta poderosa no marketing digital, mas há erros que comprometem ou inviabilizam os resultados. Por isso, alguns cuidados devem ser observados.
- O trabalho deve ser mantido. Analisar a concorrência, ou empresas de referência apenas uma vez e esperar resultados só trará frustrações. O trabalho deve ser contínuo e não uma ação pontual.
- Não pense que os resultados serão imediatos. Como a maioria das boas estratégias de marketing, os resultados acontecem a longo prazo.
- Estabeleça objetivos claros. Não faz sentido fazer o benchmarking apenas porque alguém disse que é uma boa estratégia. É preciso saber o que se pretende com a ação e deixar isso claro logo no início.
- Defina quais ferramentas serão utilizadas, certifique-se de que saberá utilizá-las e que serão relevantes para sua estratégia, não trabalhe com algo que não conheça ou que não faça sentido para o que sua empresa tem como meta.
- As conclusões do benchmarking devem se transformar em ações e após implantar o que planejou, é preciso checar novamente os indicadores. Agir e não medir, não dirá se a estratégia foi eficiente e valeu a pena.
O benchmarking é uma estratégia que envolve muito estudo e etapas minuciosas, mas vale a pena investir tempo e trabalho nela. Se precisar de auxílio, a fim de realizar o melhor trabalho, uma agência de marketing digital pode ser uma boa solução, pela expertise e pela garantia de resultados mais palpáveis.