Aprenda como obter mais tráfego orgânico nas redes sociais da sua empresa

Instagram, Facebook, LinkedIn e todas as outras redes sociais tem uma coisa em comum: todos tendem a ajustar seus algoritmos para diminuir o alcance e compartilhamento de posts, levando pessoas a trabalharem com seus anúncios pagos. Isso afeta o engajamento orgânico de suas contas.

Mas mesmo com as mudanças no algoritmo, existem maneiras de melhorar o tráfego orgânico nas suas redes sociais. Estudos encontraram os melhores métodos para fazer isso, e hoje a Cryah compartilha os resultados com você.

Setores mais engajados

O engajamento em uma publicação tem sua relevância determinada de acordo com o tema que ela aborda. Estudos mostram que conteúdos relacionados a notícias tiveram o maior número de engajamento, sendo seguido por esportes e, por fim, política.

Então uma ótima dica é trabalhar trazendo novidades sobre o mercado em que você trabalha. Por exemplo, se sua empresa é de marketing digital, vale a pena trazer notícias sobre o mundo do marketing, contando aos seus seguidores o que está em alta neste setor. 

Independente da área, estar atento às últimas notícias é algo que te ajudará a construir um público mais sólido, que irá te seguir para se manter atualizado. Além disso, isso mostra como você e sua empresa estão atentos e estão seguindo o ritmo do mercado. 

Tipos de posts

Na hora de fazer suas publicações, também é importante se atentar a quais tipos obtém um maior resultado. Por exemplo, se você estiver postando no Pinterest, é claro que seu foco deve ser na parte visual mais do que no texto que irá acompanhar ele, uma vez que o foco da plataforma é este. 

Algumas dicas de conteúdos que vão bem no engajamento são posts de infográficos, que podem ser facilmente compartilháveis, atingindo um maior número de pessoas. Os usuários das plataformas também se interessam por posts explicativos, de qualquer tema. Esse conteúdo pode vir como carrossel, em formato de listas, por exemplo.

Para tornar ainda mais atrativo, os posts devem trazer curiosidades ou informações que não são muito conhecidas. Se basear em pessoas de influência e autoridade – trazendo entrevistas, por exemplo – ajuda a dar um maior peso para a sua publicação.

Ficar atento a quais tipos de conteúdos os seus seguidores e público alvo se interessam é a chave para acertar na construção de publicações que vão bem nas redes sociais.

Engajamento VS Tráfego Orgânico

Nem todo post com muito engajamento é um post bem sucedido. Isso porque o seu post pode acabar recebendo muitos comentários e reações, mas que podem ser negativos. Para evitar uma onda de hate nas suas redes sociais, é bom não criar posts que sejam contraditórios e abordam temas polêmicos.

Entender isso é importante para compreensão da diferença entre obter gráfico orgânico e obter engajamento. Você não quer apenas ganhar muitas pessoas comentando nos seus posts, mas sim um público fiel e que goste de seu conteúdo. Dessa forma, essas pessoas poderão se transformar em consumidores de seus produtos e/ou serviços.

Como e quando publicar?

Outro ponto importante é se atentar ao formato que suas publicações devem ter e quando devem ser publicadas. Cada área tem um público e cada público tem suas preferências. Entender as necessidades de seu público é essencial. Num geral, sabe-se que os usuários de redes sociais preferem conteúdos mais curtos e rápidos, porém ir atrás do que exatamente seus consumidores gostam é necessário para saber como montar seus posts.

A respeito de data e hora de publicação, algumas redes sociais podem te dar o apoio necessário. No instagram, por exemplo, você pode conferir em qual horário de cada dia da semana os seus seguidores ficam mais ativos. Isso auxilia na definição de em que momento é melhor publicar seu conteúdo. É importante fazer pesquisas para conseguir postar estrategicamente, atingindo o maior número de pessoas possíveis. 

Recepção de conteúdo

Se atente a como o público recebe seu conteúdo. Segundo pesquisa feita no facebook, as reações mais populares são a de “HaHa” e “Amor”. Isso pode te auxiliar a determinar como seus posts devem ser feitos. Ou seja, publicações que geram risada ou sentimento de carinho são mais prováveis de agradarem o público e receberem uma reação.

Este é apenas um exemplo. No dia a dia, é importante acompanhar o engajamento de seus posts e quais têm uma melhor recepção. É nesse tipo de posts que você deve continuar investindo seu tempo e trabalho.

Análise final

Analisando em um geral, o tráfego orgânico pode ser difícil de se conseguir, mas não é impossível. Deve ser o foco conseguir entender seu público e todas as características de posts que melhor se encaixam com ele.

Também não se pode esquecer de manter uma consistência nas postagens, seguindo uma rotina ativa e constante. Com todas essas dicas, o tráfego orgânico de sua página só irá melhorar.

Cryah 

Somos uma agência de marketing digital há mais de 11 anos no mercado. Nossa essência é trabalhar na busca de RESULTADO por meio de planejamento estratégico, tecnologia, mídias sociais e inbound marketing. Nosso propósito é oferecer soluções personalizadas conforme as necessidades de cada cliente visando o atingimento de metas. Acreditamos que o posicionamento de uma empresa é a base para qualquer triunfo no futuro e por isso temos um time especializado para contribuir desde a identidade visual, construção de persona até as mais avançadas estratégias de Inbound Marketing. Entendemos o seu negócio não como mais um, mas como sendo autêntico e único, por isso no último ano alcançamos a média de 9.5 na Pesquisa de Satisfação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *