Contate-nos

Marketing digital: a principal maneira de alavancar seu negócio!
Avenida Paulista, 1636 - Sala 1703, São Paulo, SP
(11) 3106-2250
contato@cryah.com.br
Siga-nos

Aprenda como melhorar a integração dos setores da sua empresa

Aprenda como melhorar a integração dos setores da sua empresa

Hoje em dia a competitividade está cada vez mais acirrada e ela não se restringe ao exterior das empresas. Muitas vezes setores diferentes de uma mesma empresa competem entre si e isso pode colocar em risco os resultados do negócio.

As empresas funcionam como engrenagens de uma máquina. Quando uma delas dá defeito todo o funcionamento fica comprometido. Por isso é fundamental investir em recursos que auxiliem a melhorar a integração dos setores da empresa.

Importância da integração entre os setores

Algumas pessoas podem acreditar que provocar a competição pode gerar um aumento nos resultados, já que algumas pessoas poderiam se motivar e se esforçar mais para vencer a competição.

Mas a realidade é que isso pode até acontecer inicialmente, mas terá duração curta e não influenciará dessa forma todos os colaboradores. Muitos deles podem se sentir pressionados e desmotivados com o ambiente agressivo.

Investir na integração dos setores gera diversos benefícios como:

  • Cria relacionamentos amistosos e forma a cultura organizacional
  • Facilita o alinhamento dos objetivos e fortalece o comprometimento
  • Incentiva a participação da equipe, otimizando processo e aumentando a produtividade
  • Facilita a comunicação e estimula a colaboração

Como melhorar a integração entre os setores?

É muito comum que os funcionários conheçam apenas o que acontece no seu próprio setor e acabem criando rixas com colegas de outros setores. Mas como dissemos, isso pode gerar problemas no clima organizacional e prejudicar a empresa.

Existem algumas ações que podem ser adotadas para facilitar a integração e reduzir esse tipo de problema.

1. Adote um plano de endomarketing

Endomarketing é a realização de ações de marketing voltadas para o público interno, os funcionários. Os objetivos são provocar um maior engajamento e inspirar os colaboradores a compartilhar informações e momentos.

Para funcionar é preciso planejamento e estratégia, além de conhecer bem o perfil e definir quais resultados são desejados.

2. Defina metas coletivas

É normal que, ao planejar uma estratégia empresarial, os objetivos sejam criados de maneira abrangente, com visão macro do negócio e determinando as metas de cada setor individualmente.

Porém, agindo dessa forma, cada setor acaba se prendendo exclusivamente com seus objetivos individuais, sem identificar como seus resultados impactam nos objetivos dos outros.

É importante demonstrar como o trabalho é fundamental para a empresa e como cada setor influencia no processo e no trabalho das outras equipes. Dessa forma cada setor passa a se preocupar com as necessidades apontadas pela equipe posterior no processo, criando assim uma integração colaborativa.

3. Elabore projetos entre departamentos

O isolamento dos setores só traz problemas para a empresa, criando “ilhas”. Ao desenvolver um novo produto ou serviço, é importante reunir as equipes de diferentes áreas para que todos possam contribuir e identificar necessidades específicas.

Essa é uma excelente maneira de incentivar a integração entre as equipes de uma empresa, fomentando a colaboração e o auxílio entre eles.

4. Utilize um software de gestão

A comunicação interna e o compartilhamento das informações eficientes são fatores fundamentais tanto para a integração entre os setores, como para o próprio resultado da empresa.

E a tecnologia auxilia muito nesses fatores. Utilizando um software de gestão empresarial ERP é possível estimular esses elementos através do uso dos módulos integrados do sistema, que representam cada setor do negócio.

Com eles as equipes conseguem realizar seus trabalhos de maneira mais eficiente e prática, além de compartilhar as informações necessárias com os outros setores, evitando erros, perda de tempo e retrabalho.

O sistema oferece uma visão abrangente dos resultados, permitindo que os setores tenham acesso aos impactos gerados pelo seu trabalho no processo, visualizando também o que ainda precisa ser realizado.

As diversas funcionalidades do sistema de gestão empresarial podem ser utilizados para realizar controles importantes como o de estoque, recebimentos e pagamentos, emissão de notas fiscais, vendas, pedidos de orçamentos, cadastros de clientes e fornecedores, e controle contábil.

Esse, por sinal, é um dos muitos benefícios da ferramenta, que permite a integração contábil com os sistemas próprios da contabilidade. Com o sistema de gestão empresarial integrado, o contador ou escritório contábil consegue capturar as informações diretamente da empresa e utilizá-las para realizar as atividades fiscais.

Dessa forma são eliminados os atrasos, as perdas ou erros de informação e até mesmo o trabalho manual de digitar todos os dados novamente no sistema. Assim, o contador pode administrar melhor as ações a serem tomadas e identificar oportunidades melhores para a empresa.

A integração e os resultados

A integração entre os setores de uma empresa é um desafio que pode ser alcançado a partir do momento que a empresa compreende que é feita por pessoas e para pessoas.

Os resultados de uma empresa somente são obtidos através de um conjunto de esforços individuais em busca de um objetivo em comum. Quando uma empresa ganha, seus funcionários também ganham.

É importante estimular um clima organizacional agradável. O gestor precisa compreender a equipe, conhecer seus colaboradores e oferecer recursos que auxiliem o desenvolvimento do trabalho.

Cadastre-se!

Entre para nossa lista VIP e receba materiais exclusivos que ajudarão o seu negócio.

error: