Perspectivas de marketing para 2024

O ano de 2023 está acabando e fazer um bom planejamento de marketing para o próximo ciclo é essencial para o sucesso dos seus negócios. Com novas tecnologias surgindo a todo momento, o mundo do marketing digital está em constante mudança e cabe a você sempre se atualizar. Por isso, separamos as principais tendências de marketing digital para 2024. Confira e comece a pensar em suas próximas ações.

Inteligência Artificial (IA)

A Inteligência Artificial causou alvoroço nos últimos anos e em 2024 não será diferente. O recurso será crucial para revolucionar muitos aspectos da vida humana e, claro, do marketing digital.

A IA servirá principalmente para automatizar tarefas cotidianas e aumentar a produtividade – deixando os profissionais livres para pensarem nos aspectos mais criativos e estratégicos dos processos. Segundo pesquisa realizada pela RD Station, 73% dos profissionais de marketing veem a IA como ferramenta de produtividade – e a principal tendência de marketing para os próximos anos.

Segundo a mesma pesquisa, 59% já usam ChatGPT para auxiliar na rotina. O desafio é saber usar bem a IA e entender uma forma eficiente de incluí-la no meio profissional. Para a produção de conteúdo, vale ressaltar que o fator humano de intuição, criatividade e revisão continuará crucial na busca por qualidade.

A IA também será muito importante para otimizar etapas, fazer análises de dados e identificar padrões de comportamento dos clientes. Os Chatbots e assistentes virtuais se desenvolverão ainda mais, com atendimento 24/7 e interações mais personalizadas.

Personalização

A capacidade de adaptar as mensagens e experiências conforme as necessidades e interesses do cliente também é outra das tendências de marketing que vai continuar nos próximos anos.

Segundo relatório da Twilio Segment, 69% das empresas do mundo estão aumentando os investimentos na personalização com o objetivo de engajar e reter clientes. Quando sente que está sendo representado, e que seu problema está sendo resolvido, o público tende a converter mais.

Nesse sentido, a Inteligência Artificial também pode ajudar o profissional de marketing, especialmente através da hipersegmentação. Com recomendações de produtos com base no histórico de compras do cliente, conteúdo personalizado que dialogue com as questões do consumidor ou um atendimento mais direto, a empresa cria uma experiência mais relevante e aumenta a satisfação do usuário.

Humanização

Por outro lado – quase como uma resposta à Inteligência Artificial – as empresas vão priorizar bastante a humanização nas suas estratégias de marketing.

As pessoas continuam querendo se relacionar com pessoas. O atendimento humanizado cria conexão pessoal com os clientes e constrói relacionamento. A inteligência artificial é importante, mas não consegue transmitir emoção – algo tão necessário em muitos aspectos da vida atual.

Nesse sentido, conteúdos autorais e originais, histórias e ações que mostrem a personalidade da marca continuarão com força nos próximos anos. Para isso, a empresa deve sempre apostar em linguagem natural e de fácil entendimento. Quem souber se diferenciar com o Branding irá criar conexão com o consumidor e se destacará.

Marketing Conversacional

Outro exemplo de tendências de marketing que já é muito usado pelas empresas é a comunicação em canais de mensagem direta. Segundo Mark Zuckerberg, CEO da Meta, a empresa contabiliza 600 milhões de chats via apps todos os dias. O direct do Instagram, por exemplo, é uma forma do consumidor se comunicar diretamente com a empresa, para tirar dúvidas, fazer reclamações ou elogios.

A pesquisa de marketing realizada pela RD Station mostra que o Whatsapp continua sendo o canal essencial para marketing conversacional de empresas: 62% utilizam o aplicativo em sua estratégia de marketing.

Mas atenção: um conteúdo personalizado é cada vez mais valorizado. Não adianta fazer uma resposta automática para todos os clientes. Nesse sentido, mais uma vez a IA aparece com a possibilidade de criar conteúdos automatizados e segmentados.

Marketing de Indicação

Por falar em humanização, outra das tendências de marketing para 2024 é a valorização do marketing de indicação. O UGC (User generated content) refere-se ao conteúdo criado por consumidores e não por empresas ou influenciadores. Assim, é oferecida uma perspectiva real do produto ou serviço.

Um estudo realizado pela EnTribe no mercado americano avaliou que 90% do público prefere que marcas compartilhem conteúdo de clientes reais. Essa influência no mundo real é uma forma autêntica de gerar desejo e mostrar seu produto sendo usado. Torna-se uma prova social, pois pessoas confiam no produto quando descobrem que ele serve para resolver as dores na vida real.

Ao incentivar esse ciclo de indicações, a empresa pode aumentar o engajamento da marca e criar um senso de pertencimento entre os usuários.

Parcerias

Apesar do crescimento do UGC, as parcerias e colaborações entre marcas e criadores de conteúdo continua sendo uma tendência forte. Essa é uma forma de chamar a atenção e ampliar o alcance do seu público.

Unindo-se a outra marca, a empresa consegue potencializar o crescimento. Em 2023, algumas parcerias entre marcas foram bem-sucedidas e atraíram o público como as collabs entre Quem Disse Berenice? e Guaraná Antárctica, e entre Fini e Carmed.

Comunidades

As comunidades também serão outro aspecto importante para ser abordado pelas empresas. São grupos de pessoas que compartilham interesses e trocam experiências em relação a uma marca, empresa, produto ou serviço.

Essa é uma maneira das marcas se aproximarem do público e gerarem identificação. As empresas podem aproveitar as comunidades para fortalecerem a fidelidade e melhorarem a experiência do usuário. Analisando o comportamento dos membros da comunidade, elas podem, inclusive, adaptar produtos e ações para atender às necessidades desses membros.

As comunidades podem se reunir em um espaço determinado, como grupos de Whatsapp e Discord, ou podem aparecer também em hashtags de assuntos específicos. Um exemplo que acontece nos últimos anos é a popularização da hashtag #booktok no TikTok, reunindo pessoas que amam ler e trocam experiências sobre leitura. Dados divulgados pela Comscore mostram que o Tiktok é a 5ª plataforma mais acessada pelos brasileiros. Marcas podem aproveitar o Marketing de Comunidade para alcançar públicos bem nichados e aumentar o engajamento.

Privacidade de dados

A coleta de dados já é um dos pontos cruciais no planejamento de estratégias de marketing. Analisar dados é importante para otimizar resultados e melhorar performance. No entanto, 53% dos profissionais do setor de marketing apresentam dificuldade em priorizar a análise de dados na rotina do trabalho, segundo a pesquisa da RD Station.

Com a ajuda da Inteligência Artificial, essa coleta e análise será ainda mais fácil e aprofundada. Ferramentas e recursos servirão para coletar dados e podem ajudar nos insights sobre os resultados.

A privacidade desses dados também é um aspecto importante que as empresas devem considerar. As pessoas estão cada vez mais preocupadas com a segurança virtual – e a importância da LGPD está aí para provar essa questão. Coletar os dados para entender o comportamento da audiência é simples, mas a questão é: como usar esses dados?

A empresa que entender o impacto do rastreio virtual na vida dos consumidores vai ganhar a confiança das pessoas. Respeitar a privacidade e usar dados de forma segura e ética é uma das grandes tendências do próximo ano.

Por causa disso, o Google anunciou para 2024 o fim dos cookies de terceiros, que são usados em estratégias de remarketing, por exemplo. A tendência a partir do próximo ano é o uso dos dados primários (first-party data), recolhidos pela empresa em formulários ou outros tipos de captação. Dessa forma, os dados serão usados apenas pelas empresas que os recolheu, oferecendo mais segurança aos clientes.

Experiência do usuário

Uma boa experiência do usuário (UX) já uma das tendências de marketing que se consolidou nos últimos anos e vai continuar tendo importância. A comunicação com seu cliente deve ser clara, objetiva e útil. Seu site ou outros recursos devem ser de fácil compreensão.

Além disso, outro ponto que vem chamando cada vez mais atenção nos últimos anos é a acessibilidade. A tecnologia da pesquisa por voz, por exemplo, é uma maneira de integrar pessoas com deficiência. Incluir descrições de imagens ou acrescentar apresentações de características físicas nas linguagens da marca também são formas de tornar a comunicação mais acessível.

Comunicação inclusiva

E por falar em comunicação, uma das maiores tendências de marketing é a comunicação inclusiva – aquela que pode ser compreendida por diversos tipos de pessoas, com linguagem direta, não discriminatória.

As pessoas hoje em dia buscam empresas que reflitam diversidade e abracem inclusão. Elas querem consumir marcas que dialoguem com seus valores, que abordem questões de sustentabilidade e problemas sociais. Dessa forma, a empresa deve saber adaptar sua linguagem de forma a abranger diferentes tipos de público.

Vídeos curtos

Os vídeos curtos vieram mesmo para ficar. O sucesso de plataformas como TikTok e Instagram (com o Instagram Reels) provaram que as pessoas gostam de consumir conteúdos rápidos, que passem a mensagem central de forma direta.

Com conteúdos criativos – muitas vezes bem-humorados – as empresas conseguem manter a atenção do público sem muito esforço. É uma forma de engajar mais e aumentar a visibilidade da marca.

Usar o humor, aliás, é uma ótima maneira de distrair e relaxar, e criar experiências positivas para o usuário.

Adaptar-se às tendências

Se você chegou até o final da lista já viu que tem muita coisa para ficar de olho em 2024, não é mesmo? Não existem regras fixas no marketing digital, mas é essencial ficar sempre atualizado no surgimento de novas tecnologias e assuntos. Assim, você deve adaptar seu negócio e acompanhar as tendências de marketing para não perder a relevância e conseguir inovar.

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