Os serviços de inteligência artificial são a novidade mais relevante da tecnologia recente e estão movimentando diversos setores, como a comunicação, a educação e o meio corporativo. Nesse cenário, o ChatGPT, o chatbot lançado pela OpenAI em novembro de 2022, tornou-se uma sensação no mercado.
Para responder à novidade, Sundar Pichai, CEO do Google, anunciou no blog oficial da empresa o desenvolvimento do seu próprio serviço de linguagem natural por IA, o Bard. A ferramenta, ainda em fase de testes, promete muitos avanços para a comunicação digital. Conheça mais sobre essa tendência!
Por que os chatbots são tão relevantes?
Os chatbots são serviços de inteligência artificial desenvolvidos para interagir com seres humanos de forma natural, a partir de uma interface de conversação. A tecnologia utilizada no ChatGPT é uma evolução do que se tinha até então no mercado, pois ela é treinada utilizando a chamada Aprendizagem por Reforço com Feedback Humano (Reinforcement Learning from Human Feedback – RLHF).
Isso significa que os seres humanos fornecem feedbacks para a ferramenta a fim de aprimorar as respostas e torná-las cada vez mais naturais. Assim, os chatbots podem oferecer desde respostas simples até soluções complexas.
Esses instrumentos de linguagem natural vêm sendo utilizados em diversos campos, como atendimento ao cliente, análise de mercado e desenvolvimento de soluções para comércio eletrônico. Até mesmo áreas como educação e saúde, podem se beneficiar do recurso.
Quais as características do Bard?
O lançamento e a boa receptividade do ChatGPT impulsionaram o Google a acelerar o aprimoramento do seu próprio chatbot. O modelo já estava em elaboração desde 2018 e, mesmo após a disponibilização para o público, a empresa deve seguir adicionando ferramentas ao serviço.
Tecnologia LaMDA
O Bard utiliza a tecnologia LaMDA, um cérebro artificial armazenado na nuvem que já é utilizado pela empresa. Ao ser adaptado para o modelo de linguagem natural, a promessa do CEO Sundar Pichai é que ele ofereça resultados rápidos e precisos, com foco em uma boa experiência do usuário.
Informações atualizadas
O funcionamento do Bard consiste em extrair informações da web e adequá-las para oferecer uma resposta mais natural, conforme o comando recebido. Essa é uma vantagem em relação ao ChatGPT, que foi alimentado com dados até o ano de 2021 — portanto, com o risco de apresentar informações desatualizadas.
Foco em empresas
Um dos focos do Google com o Bard é disponibilizar uma tecnologia fácil, segura e escalável para que as empresas possam aproveitar os benefícios em suas rotinas. A expectativa é de que, com a sua consolidação, o serviço de inteligência artificial seja oferecido para companhias, especialmente startups, impulsionando o seu poder digital.
Custos mais elevados
Um entrave para o Google é que o custo da interação com a inteligência artificial é significativamente superior ao da pesquisa no buscador. Isso porque a tecnologia demanda equipamentos mais potentes para gerar as respostas.
Assim, tanto no Bard quanto no ChatGPT, a perspectiva é que em pouco tempo seja necessário pagar uma mensalidade para ter acesso aos serviços.
Impactos para o mercado
Toda a movimentação da inteligência artificial vem gerando questionamentos no mercado sobre os possíveis impactos. Como se trata de um instrumento novo, as oportunidades de utilização ainda estão sendo descobertas, mas alguns efeitos já podem ser percebidos.
As ferramentas são capazes de proporcionar alcance mundial para as empresas, oferecendo um atendimento personalizado em qualquer idioma, bem como gerar insights sobre mercados e negócios. Elas também atuam na solução de problemas complexos, o que é relevante nos mais diversos setores.
Portanto, a inteligência artificial é uma tendência forte do mercado, que promete revolucionar as formas de se comunicar virtualmente. Mesmo que ainda estejam em fase de implementação, eles certamente já estão gerando uma transformação no mundo digital.