Certamente você já conhece a Black Friday e conhece o potencial de vendas da data. Mas, você já ouviu falar da Cyber Monday? Esse é mais um termo criado pelo marketing e refere-se à primeira segunda-feira depois do feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos.
Entenda o que é a Cyber Monday, qual sua relação e diferença da Black Friday e como aproveitar a data para vender mais!
Afinal, o que é Cyber Monday e como surgiu?
Assim como a Black Friday, a Cyber Monday surgiu nos Estados Unidos e ocorre na segunda-feira após o dia de Ação de Graças naquele país, consequentemente após a Black Friday. Durante a Cyber Monday os compradores têm 24 horas para fazer suas compras on-line com os descontos promocionais.
A Cyber Monday surgiu em 2005, após a Federação Nacional do Varejo (NFR) dos Estados Unidos perceber que após a Black Friday as vendas on-line aumentavam. Lembrando que naquela época a Black Friday acontecia majoritariamente nas lojas físicas. Vendo isso de maneira estratégica, esse aumento de vendas digitais tornou-se uma oportunidade e transformou-se na Cyber Monday.
A diferença entre as duas datas (além do nome e da própria data, claro) está no fato da Black Friday ser ampla, enquanto a Cyber Monday se limita às vendas virtuais.
Veja algumas dicas para aproveitar a data
No Brasil a Cyber Monday está se popularizando aos poucos, mas nos Estados Unidos é um verdadeiro sucesso. Como quem se antecipa tem mais chances de se destacar, veja algumas dicas para sair na frente e aproveitar o evento.
Mantenha seu site otimizado para dispositivos móveis
Lembre-se que o foco da Cyber Monday são as vendas em ambientes digitais. No Brasil, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), há mais smartphones do que habitantes, e isso é um indicativo do quão importante é esse dispositivo.
De acordo com um estudo produzido pela MeSeems/MindMiners para o Google, 62% dos consumidores online fazem suas compras pelo smartphone. É motivo suficiente para se preocupar com a experiência destes compradores, não é mesmo?
Portanto, garantir que seu site tenha uma ótima aparência e funcione da melhor maneira possível é essencial para que a experiência do cliente seja satisfatória e, consequentemente, resulte em boas vendas.
Certifique-se de que sua empresa pode lidar com uma alta demanda
Sim, a oportunidade é boa, mas antes você precisa saber se pode dar conta da demanda. Você dará conta de atender a todos que procurarem sua empresa, em caso de pico de vendas?
Portanto, analise o estoque da sua empresa, converse com seus parceiros e fornecedores e só siga na campanha se tiver certeza que conseguirá atender a seus clientes. Não há nada mais frustrante para um cliente do que buscar um produto logo no início da promoção e ficar de mãos abanando.
Outra forma de lançar uma campanha de Cyber Monday quando seu estoque não está tão alto é deixar isso claro no anúncio e aproveitar a oportunidade para criar um senso de urgência.
Aposte no suspense
Criar um clima de suspense nas mídias sociais ou por e-mail marketing, por exemplo, é uma arma poderosa. Sua empresa pode criar essa atmosfera com antecedência, o que pode ajudar muito o volume de vendas quando as promoções forem lançadas.
Confira alguns conteúdos valiosos, caso opte por se conectar com os clientes do seu negócio pelo e-mail marketing:
Planeje sua estratégia
Toda campanha de marketing deve ser planejada antes. Portanto, já distribua antes em sua estratégia os canais que usará para chegar até os clientes da sua empresa, sempre com o foco nas compras on-line.
Vale lembrar que a Cyber Monday sucede a Black Friday, que é também uma campanha que não pode ficar de fora da estratégia de marketing da sua empresa. Para ir esquentando os motores para a Cyber Monday, confira o artigo Black Friday 2022: estratégias de marketing para vender mais.