O networking é a ação de trabalhar uma rede de contatos que são relevantes para a vida profissional de um empreendedor. Essa conexão é propícia para estabelecer relações de trabalho com prestadores de serviços, encontrar parceiros e clientes. Em uma era digital, onde o contato profissional acontece em grande parte através de telas, é importante saber como chegar aos contatos de forma virtual, a abordagem e também entender quando vale a pena o encontro físico.
Entenda a seguir como o empreendedor pode chegar a uma base de contatos interessante para networking, onde ir para estabelecer novas relações profissionais e quais os benefícios desse investimento em relacionamento.
Por que vale a pena fazer networking?
O networking é a melhor forma de conhecer pessoas do ramo de atuação da empresa ou de outros mercados de interesse que podem se tornar parceiros de negócio no futuro. Confiar em alguém que já é conhecido para um trabalho é mais natural e menos dispendioso que buscar novas parcerias ou fornecedores entre centenas de opções desconhecidas.
O conceito também é válido para clientes: eles querem trabalhar com profissionais que confiam. Networking é a forma primária de construir esse laço de confiança.
Indicações também cumprem esse papel de gerar credibilidade para uma empresa. Amigos que indicam uma empresa ou profissional têm mais chances de fechar negócio. Inclusive, o networking de forma presencial tem valor especial para as relações profissionais. Segundo a Oxford Economics, o networking é uma das formas mais eficazes de encontrar e manter os consumidores. A taxa de fechamento de negócios é de 40% para reuniões presenciais, demonstrando que encontros em pessoa resultam em vendas ou acordo em quase metade das vezes.
Inclusive, a mesma pesquisa mostrou que 75% dos consumidores inclusive preferem reuniões em pessoa, significando que é possível perder clientes simplesmente por recusar fazer reuniões presenciais.
As reuniões virtuais são uma excelente alternativa para contatos cotidianos e o networking cara a cara tornou-se ainda mais especial depois da crise pandêmica. O contato digital nunca superará o encontro físico, que hoje demonstra a importância de um evento ou reunião nas agendas lotadas dos empreendedores. O networking em pessoa permite uma aproximação mais pessoal, minimiza os riscos de falha na comunicação, diminui as distrações do ambiente virtual e ajuda os envolvidos a lerem expressões corporais e gestos com mais clareza, informações importantes que podem se perder com apenas um “minimizar aba” ou “mutar” no computador.
Onde fazer networking?
No meio digital, os melhores canais para fomentar o networking são nos grupos de associações do ramo de atuação da empresa, LinkedIn e grupos de troca de conhecimento de temas específicos, como empreendedorismo.
Fora do meio digital, o leque de opções para fazer networking é mais amplo: desde um happy hour, um almoço de negócios a eventos corporativos, como feiras, e viagens – tudo pode agregar à carreira e aos negócios.
Como fazer networking?
Em eventos para empreendedores, aproxime-se de pessoas que têm empresas admiradas ou que podem ser interessantes para parcerias ou prestação de serviços. O ideal é puxar assunto no próprio evento para entender mais sobre a empresa do outro e também para apresentar-se e promover o próprio negócio.
Nos encontros profissionais ou em eventos , distribuir cartões de visita ainda é válido, mas é importante estar disposto a responder as mensagens enviadas. Examine sua lista de contatos e veja quais são aqueles que podem se tornar importantes e envie mensagens sobre assuntos que têm interesse em comum. O ponto de atenção é a frequência: é importante que o contato esteja disposto a receber seu conteúdo, mas não encha sua caixa de mensagem.
O próximo passo para manter o networking permanecer aquecido é demonstrar a solidez da carreira e da empresa nas redes sociais, com destaque para LinkedIn. Se o desejo é promover o negócio, é primordial compartilhar conquistas da empresa e assim mostrar que ela está ativa e que seu líder está realmente engajado com os objetivos de crescimento.
Eventos têm potencial especial para alavancar o networking
Em eventos para empreendedores e empresas, os participantes têm os mesmos objetivos: prospectar clientes, estabelecer parcerias e conhecer pessoas. Ou seja, nessas ocasiões, os participantes já têm uma predisposição maior para fazer networking e a quantidade de pessoas presentes também pode ser um diferencial à favor das novas conexões.
A Cryah defende a valorização da participação de eventos voltados para empreendedores para estabelecer contatos duráveis e mais próximos. Em agosto de 2022 a Cryah Agência digital participa da Expo Empreendedor, que é uma feira dedicada a empreendedores ou pessoas que desejam abrir o próprio negócio. Com estande reservado a mostrar os serviços oferecidos pela agência, a Cryah se dispõe a explicar detalhadamente sobre o que oferece e conta também com a presença de Thays Abrantes, CEO da Cryah. Na oportunidade, Thays conversará com interessados em negócios e essa é uma boa chance para aqueles que desejam entender como uma mulher jovem, empreendedora é líder de uma equipe multidisciplinar conquistou o sucesso e trouxe para empresa clientes como D-Link, Comitê Paralímpico Brasileiro, Vivo, Gertec e muito mais. A Expo Empreendedor acontece nos dias 16 e 17 de agosto na Expo Center Norte (R. Galatea, 62 – Carandiru, São Paulo – SP, 02068-000). Visite o estande da Cryah na Expo Empreendedor e aproveite também para conhecer os pacotes especiais de serviços. No evento, estamos localizados na Rua C, estande 63.