O termo “vendarketing” é uma junção entre as palavras Vendas e Marketing. No inglês a expressão fica “smarketing”, que é a aglutinação entre sales (vendas) e marketing. Na prática, o conceito se refere ao alinhamento necessário entre as equipes de vendas e marketing de uma empresa.
Para muitas organizações, unir equipe comercial e de marketing pode parecer uma missão impossível, pois pode haver total interdependência entre elas, e até alguns atritos, em algumas ocasiões.
Porém, por mais que pareçam áreas distintas, elas têm muito em comum, e você perceberá isso lendo este conteúdo.
Por que comercial e marketing devem agir juntos
Em algumas empresas esses dois setores, além de agirem separados, podem ter atritos entre si. A competição e o desalinhamento entre elas é algo que prejudica a todos, já que eles têm o mesmo objetivo: gerar receitas.
O papel do marketing é gerar leads e entregá-los ao setor comercial, que tem como função convertê-los em vendas. Mas não basta gerar leads, é preciso entregar leads qualificados, que tenham maior probabilidade de serem convertidos.
Portanto, o setor comercial precisa definir junto ao marketing quais desses leads têm mais chances de serem convertidos, e juntos devem traçar metas de entregas de clientes em potencial e de vendas.
Por isso o vendarketing é tão importante: enquanto o marketing deve gerar oportunidades reais de vendas, o time comercial tem como função extrair ao máximo as possibilidades geradas.
Como implementar o vendarketing
Essa implementação não acontece de maneira rápida, mas é necessário que aconteça o quanto antes. Veja alguns passos importantes na implantação do vendarketing:
Trabalhe com metas compartilhadas
Os times devem definir juntos as metas periódicas. Qual é a meta de vendas do mês? Quantos leads qualificados o setor comercial precisa que o marketing entregue para alcançar os resultados? Isso tudo deve ser definido entre os dois setores.
Integre as equipes
As equipes precisam estar próximas e conversar sempre. Elas devem se retroalimentar e definir juntas qual é o perfil do cliente ideal, principais dificuldades encontradas pelos vendedores na abordagem, tipo de conteúdo ideal para os clientes em potencial, etc.
Meça os resultados de marketing
É imprescindível que os departamentos trabalhem baseados em dados. As métricas e indicadores devem ser sempre analisados em conjunto para discutir as melhores soluções para ambos.
Crie um ambiente de respeito mútuo
Para manter o alinhamento entre os setores é necessário incentivar um ambiente de respeito mútuo. É preciso ser transparente sobre dados e metas e manter todos a par sobre o que está sendo desenvolvido.
Benefícios de se implementar o vendarketing
Todo mundo só tem a ganhar com essa parceria. Além do crescimento dos resultados e receitas, a empresa economiza com os investimentos, já que é possível compreender melhor as oportunidades e assim é mais fácil definir a persona real e focar nela.
Com as metas compartilhadas os times se comprometem mais com os resultados e um setor auxilia o outro, numa cooperação que agrega a todos.
Portanto, com o vendarketing as empresas ganham em produtividade, otimização de tempo e recursos, previsibilidade, entre outros benefícios.