O Growth Marketing (ou “marketing de crescimento” em tradução literal) vem crescendo em popularidade há vários anos, mas como ele se difere do marketing tradicional, poderia beneficiar sua empresa e, em caso afirmativo, como você pode empregá-lo?
O marketing de crescimento busca engajar novos clientes (e reter os existentes) para gerar receita e expandir os negócios, melhorando as métricas envolvidas nos processos de aquisição e retenção de clientes.
Essas métricas geralmente incluem visitantes do site, taxa de conversão de lead para cliente, taxa de ativação, taxa de retorno/retenção de clientes, taxa de referência, custo de aquisição de clientes, valor da vida útil do cliente e métricas de engajamento de e-mail, anúncio e mídia social.
O fundador da agência Galactic Fed, Zach Boyette, explicou que o Growth Marketing envolve a otimização consistente dessas métricas por meio de testes de alterações e análise dos dados das métricas para informar melhorias.
As startups normalmente empregam inovações para impulsionar o Growth Marketing, enquanto as empresas de “escalonamento” e maiores dependem da identificação de melhorias marginais em seus processos e funis de vendas estabelecidos.
O growth marketing pode beneficiar todas as empresas, mas é particularmente útil se você vender ou acumular leads principalmente on-line, pois poderá acessar mais facilmente uma variedade de dados de métricas de marketing.
Aqui estão cinco estratégias para ajudá-lo a turbinar seu growth marketing.
- 1. Conheça seus clientes (e seus concorrentes)
Compreender o seu cliente ou as características do cliente é um primeiro passo vital a ser dado antes de otimizar sua marca e mensagens. Os dados muitas vezes revelam surpresas. Por exemplo, você pode descobrir que leads em uma determinada faixa etária, sexo ou localização geográfica têm maior probabilidade de se converter em clientes.
A análise dos dados do cliente permite otimizar as comunicações da sua empresa (conteúdo e estilo) e o branding visual.
Existem também ferramentas de análise de concorrentes online que permitem que você veja o que seus concorrentes estão fazendo bem (e mal), o que pode informar melhorias ou novas estratégias de marketing para testar também.
Além de analisar seus dados pessoais, ajuda a entender quais mídias (e redes sociais) seus clientes normalmente consomem, quais frases eles usam quando pesquisam seus produtos ou serviços e, principalmente, seu processo de tomada de decisão e gatilhos de compra. Novamente, essas informações ajudarão você a otimizar seu branding e estratégia geral de marketing.
Algumas empresas, como a Cryah Agência Digital, acham útil usar dados para criar uma persona de cliente típica ou ideal. Por exemplo: “Emma tem 29 anos, mora com amigos em São Paulo, ganha R$5.000,00 por mês, gosta de caminhar, cozinhar e viajar, recebe notícias da Folha e do Twitter e se comunica com amigos no Instagram”.
Você pode acessar muitas das informações necessárias usando ferramentas como o Google Analytics e o Planejador de palavras-chave do Google e complementá-las com outras ferramentas on-line e pesquisas de clientes e do setor.
- 2. Otimize seu site
Se você vende diretamente on-line ou usa um site para gerar leads, seu site deve comunicar por que os clientes em potencial devem escolher você e convencê-los a realizar a ação desejada.
Como tal, é importante otimizar seu site tanto para SEO ( otimização de mecanismos de busca, do inglês “search engine optimization” ), para ajudar os clientes a encontrá-lo em pesquisas on-line, quanto para CRO (otimização da taxa de conversão), para maximizar quantas pessoas se comprometem depois de encontrar você.
SEO é uma área técnica especializada, por isso procure aconselhamento com uma agência digital sobre a sua estratégia. Enquanto isso, o CRO envolve testes constantes, análise e melhoria do desempenho do site com base em uma compreensão detalhada de seus clientes e suas motivações de compra.
No geral, seu site deve direcionar seus clientes da página em que eles chegam para a ação (landing page) que você deseja que eles executem por meio das informações e garantias de que precisam para tomar sua decisão.
Além disso, a estética e o estilo de linguagem do site devem parecer familiares e confortáveis para seus leads ou clientes.
A realização de testes A/B, bem como pesquisas qualitativas de grupos focais, testes de usuários individuais e pesquisas com clientes, são atividades que valem a pena para ajudar a identificar oportunidades de melhoria.
- 3. Otimize seu atendimento ao cliente
Um fator importante que pode influenciar sua taxa de retenção é como seus clientes se sentiram durante e imediatamente após a compra com você.
Mesmo negócios totalmente online quase sempre têm algum elemento de interação humana com os clientes (para consultas de pré-venda ou para facilitar devoluções, por exemplo).
Outros negócios envolvem muito mais interação humana durante o processo de vendas e entrega. Em todos os cenários, porém, é importante garantir que todas as suas interações humanas deixem seus clientes se sentindo bem e atendam às expectativas que você definiu antes que eles tomassem a decisão de comprar de você.
Isso significa garantir que sua equipe de atendimento ao cliente esteja motivada, na mensagem e feliz. Se sua equipe não estiver motivada e feliz, é improvável que eles também deixem seus clientes se sentindo bem. Ter essa motivação como base pode significar revisar toda a cultura interna da empresa para garantir que toda a equipe projete a boa vontade que sente internamente para seus leads ou clientes.
As pesquisas de feedback do cliente são a maneira mais fácil de descobrir se você está tendo sucesso ou não. Ao coletar feedback do cliente, sempre peça sugestões de melhoria também.
- 4. Otimize sua publicidade
A maioria das empresas emprega publicidade como parte de sua estratégia de marketing, seja por Ads, conteúdo patrocinado, pagamento por clique, remarketing, anúncios de mídia social ou formatos de publicidade offline, como anúncios impressos, de rádio e TV.
Em todos os cenários além da publicidade offline (e às vezes também offline), você pode acessar dados em tempo real que permitem monitorar de perto o desempenho de seus anúncios. Ao pesquisar esses dados e seguir o mantra do growth marketing de “planejar, testar, ajustar e repetir”, você poderá identificar insights que permitirão melhorar o desempenho ao longo do tempo.
- 5. Otimize seu marketing de conteúdo
A internet é uma fonte popular de informação, então o marketing de conteúdo pode ser uma das estratégias de marketing mais eficazes para gerar novos leads. Ao compartilhar sua experiência em artigos, vídeos e podcasts com base nos tópicos e frases que seus clientes em potencial estão pesquisando (que você pode encontrar usando ferramentas como o Planejador de palavras-chave do Google) e otimizar seu conteúdo para pesquisa, você pode ajudar a garantir os clientes irão até você.
Se você está vendendo um serviço, o marketing de conteúdo também é uma ótima maneira de demonstrar sua experiência em seu campo. Os artigos e vídeos de “como fazer” costumam ser populares.
Sempre siga o mantra do growth marketing: planeje, teste e analise o que está funcionando, implemente as melhorias resultantes, monitore e repita o processo buscando lapidar a estratégia.
A Cryah está pronta para ser a parceira da jornada de crescimento do marketing da sua empresa. Entre em contato e saiba mais.