Uma equipe de marketing bem estruturada impacta diretamente o sucesso de uma empresa, afinal, como dizem “o marketing é a alma do negócio”.
Não há dúvidas de que as pessoas são o ativo mais importante das organizações, entretanto, na atualidade os dados vêm ganhando cada vez mais espaço. Segundo o relatório “The data-powered enterprise: Why organizations must strengthen their data mastery” do Capgemini Research Institute, empresas movidas a dados possuem 70% mais receita por funcionário e geram 22% mais lucros.
Dados trazem informações sobre o mercado, sobre a gestão de orçamento do setor, auxiliam em processos seletivos mais assertivos e trazem orientações específicas a respeito do comportamento do consumidor.
Diante disso, cabe aos gestores a missão de construir times sólidos e com experiência, a fim de aplicar a inteligência de dados nas estratégias de marketing, até porque por mais avançadas que estejam as tecnologias, os dados ainda não se interpretam sozinhos.
É natural que grandes esforços sejam direcionados para estruturar um departamento de marketing, escolher profissionais qualificados e oferecer a eles possibilidades de desenvolvimento, bem como a infraestrutura tecnológica necessária, são fundamentais para montar equipes eficazes.
Como contratar profissionais da área do marketing de maneira efetiva?
Para montar um bom time de marketing é preciso, antes de tudo, conhecer as posições a serem preenchidas, associando as funções necessárias no time com os nomes das posições comuns no mercado. Conhecendo bem cada vaga, fica mais fácil selecionar os melhores colaboradores para integrar a equipe. Claro que o tamanho da empresa também é um fator determinante, tanto para dimensionar o time, quanto para definir o perfil dos candidatos que devem ser contratados. Algumas ferramentas são feitas exatamente para filtrar os candidatos que melhor se encaixam para as vagas. O People Analytics, por exemplo, é uma ferramenta que usa da análise de dados para encontrar as características procuradas para vagas específicas.
Além disso, a montagem de um processo seletivo adiantado é algo que pode evitar contratações de última hora e consequentemente dores de cabeça com a seleção de um candidato sem o perfil adequado ou sem fit com a organização. Com um processo seletivo mais estruturado, é comum que candidatos mais qualificados sejam atraídos e que as avaliações sejam mais eficientes, aumentando a assertividade nas contratações.
Outro ponto que vale ser levado em consideração é a possibilidade de estruturar um programa de estágio, visando captar jovens talentos que, se bem desenvolvidos, podem se tornar peças importantes no time de marketing.
Nessa altura, uma especulação que pode surgir é sobre a contratação de uma agência de marketing especializada. Ter um time interno de marketing é muito importante, e os colaboradores costumam ter mais tempo dedicado exclusivamente a entregar resultados apenas para sua própria empresa. Entretanto, contratar pessoas com alto grau de capacitação e experiência tende a ser mais caro e, caso elas tenham menos experiência, a curva de aprendizado é mais longa e os resultados podem demorar a aparecer. Por esse motivo, muitas empresas optam por contratar uma agência. Confira aqui os impactos da contratação de uma agência de marketing para compor o time de marketing.
É perfeitamente comum ter dúvidas sobre contratar ou não uma agência de marketing, afinal, muitos pontos devem ser levados em consideração. Para facilitar, a Cryah desenvolveu um teste para você entender se é o momento de você investir ou não nesse tipo de serviço agora.
Como gerenciar uma equipe de marketing?
Com a equipe montada, o líder de marketing pode enfrentar alguns desafios, como por exemplo, identificar que na prática o conhecimento dos novos membros não estão nivelados com a necessidade da vaga, o que pode gerar problemas no desenvolvimento. Isso trará à empresa uma necessidade de investimento na qualificação dos profissionais para a construção de um time de alto desempenho. Dessa forma, é importante pensar no desenvolvimento das habilidades de cada colaborador e buscar alinhar os conhecimentos do time.
Investir em treinamentos é uma forma extremamente eficaz para aumentar o desempenho dos talentos dentro de uma equipe, além de ajudar na redução do turnover. Em 2019, o Linkedin Learning Report, apontou que 94% dos entrevistados afirmam que ficariam mais tempo nas empresas que investissem em treinamentos e desenvolvimento. Esse tipo de investimento, além de focar na qualificação, gera certificações sobre tendências do mercado e outros conceitos que o profissional precisa desenvolver. A oportunidade de aprender com referências da área a respeito de temas relevantes fará toda a diferença para manter os integrantes do time motivados e aprimorando suas habilidades técnicas.
Outro ponto que precisa ser levado em consideração ao gerenciar uma equipe de marketing são as relações interpessoais. Estabelecer trocas constantes de aprendizados em bate papos, por exemplo, também contribuem para o crescimento pessoal e profissional de todos, além de criar um ambiente mais forte e colaborativo, o que fomenta a qualificação no dia a dia, apenas pela troca de ideias e experiências
Feedbacks constantes também são alternativas importantes para gerenciar uma equipe de marketing com sucesso, e estas iniciativas devem partir do líder, mas existem conceitos – como o do Feedback 360, por exemplo – que trabalham com a avaliação vinda de diferentes posições da empresa, o que também pode ser válido. Outro formato, um pouco mais complexo, é o feedback sanduíche – se chama assim por ser dividido em três partes, assim como um sanduíche que tem pão, recheio e outro pão. O primeiro passo (pão) desse processo está em minar o assunto, trazendo uma informação, que pode ser um elogio, falando sobre o desempenho do profissional. No segundo passo (recheio) o conteúdo mais denso vem à tona, qual o ponto de melhoria que deve ser trabalhado como foco principal? Por último (pão novamente), é interessante trazer mais um ponto positivo do profissional, mostrando a confiança que seu gestor tem em seu trabalho.
A área do marketing vive em constante evolução, por isso, é sempre importante se manter informado sobre mudanças e novos conceitos, mas principalmente, munir a equipe especializada de informações para alcançar o alto rendimento.
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