Quando o assunto é conversão, ter um blog pode ser mais importante do que se parece. Segundo pesquisas da Orbit Media, 77% dos blogueiros afirmam que ter um blog traz resultados para o marketing da empresa. Além disso, 60% dos consumidores costumam ler blogs regularmente, segundo a base de HubSpot.
Entender isso é essencial para começar a ver seu blog de forma diferente e com mais atenção. Hoje, a Cryah te ensinará alguns métodos para converter seus visitantes em leads.
Como atrair pessoas para o seu blog
Para atrair o público para o seu blog, você pode se apoiar de algumas iscas. Todos os tipos de conteúdos podem servir se você souber como e quando usar, de acordo com o que está procurando atingir.
Alguns dos materiais isca são eBooks, que no estágio da jornada do cliente em potencial servem bastante como argumento de venda. Os eBooks podem ter um aspecto mais educativo ou divertido, de acordo com o que for apropriado para o seu público.
Outro tipo de conteúdo são os vídeos ou webinars educativos. Estes podem trazer temas de interesse da sua área, os quais as pessoas gostam de ouvir falar. Vale transformar essa experiência em interativa, para assim se aproximar mais do seu cliente e construir uma relação mais forte.
Demonstração de uso de produtos é outra coisa que chama atenção do público. As pessoas gostam de ver como um produto funciona na prática, e mostrar isso pode gerar vontade em seu público, que vai querer usar também.
Vantagens de atrair pessoas para o seu blog
Existem diversas vantagens em usar o seu blog para conseguir leads. Quando você usa seu blog para geração de leads, ele oferece algumas conversões orgânicas e bem direcionadas. O blog agrega valor aos seus leitores e ajuda a atrair novos leads por meio de vários métodos.
Outras vantagens são: poder se conectar com seu público-alvo, construir uma base de clientes fiéis à marca, ter um aumento na receita, aumentar a visibilidade do seu negócio e ainda atrair potenciais clientes.
6 métodos de converter seus leitores em leads
Use CTAs
Termine suas postagens com uma chamada para ação (CTA). Com elas você leva seus visitantes a fazerem algo: inscreva-se, baixe, clique, leia outra coisa, entre em contato com você e assim por diante. Se quiser que sua estratégia de geração de leads do blog seja bem-sucedida, precisa prender o lead com esse método.
Um bom CTA é aquele que orienta para a ação, é persuasivo, ele mostra benefícios para o usuário e cria um senso de urgência. Mas, ao mesmo tempo, precisa ser fácil de encontrar. Existem vários lugares onde você pode localizar seu CTA em seu site, como topo da página, final de um artigo ou em um pop-up.
Outra dica é usar dois CTAs. Segundo pesquisa da Invespcro.com, usar dois CTAs pode aumentar as conversões em 20%.
Use uma barra flutuante
Ao abrir seu blog, nada garante que a pessoa irá de fato rolar até o fim da página. Por isso, inserir um CTA logo no começo faz sentido e pode ser efetivo. Com uma barra no topo, você coloca uma frase com impacto e os botões necessários, que ficaram lá mesmo se a pessoa rolar para baixo.
Considere adicionar uma dessas barras para incentivar um maior engajamento, aumentar as assinaturas de e-mail, promover novos produtos ou produtos em promoção.
Use o retargeting o para alcançar o retorno
Mesmo que se esforce, uma grande parte do seu tráfego sairá sem preencher um formulário ou realizar uma compra. Isso é natural no mundo do marketing. Mas não é porque uma pessoa saiu do seu site que ela se torna uma oportunidade perdida.
É para isso que serve o retargeting. Para quem não sabe, o método é uma forma de fazer marketing baseado no comportamento anterior de um usuário na internet. Quem nunca abriu um site e viu a propaganda de um produto que você visitou na loja alguns dias atrás? Isso é o que chamamos de retargeting.
83% dos profissionais de marketing avaliam sua tecnologia de retargeting mensalmente ou trimestralmente. Isso porque ele te permite uma segunda chance para convencer aquele lead a fechar uma compra com você.
Ofereça conteúdos únicos
Um ótimo método para conversão de leads de blog é oferecer conteúdo exclusivo em troca de detalhes de contato, como um e-mail, e isso pode ter um impacto considerável no engajamento das conversões.
Um exemplo é a agência de marketing digital Cryah. A empresa conseguiu atingir um recorde de 60% de taxa de cliques em e-mail que virou um case de sucesso na empresa. Você pode saber mais clicando aqui.
Seja no começo ou no final do seu post, ofereça algum conteúdo relacionado com o tema do seu post, que seja adicional e relevante. Pode ser um material com um conteúdo mais aprofundado sobre o que você acabou de falar.
É importante não insistir em obter muita informação, pois isso faz o consumidor perder o interesse. Não peça nada além de um endereço de e-mail e um nome, tornando mais provável que eles topem passar as informações.
Use pop-ups de intenção de saída
Esse método é ótimo para blogs iniciantes, aqueles que não possuem muitos leitores, ou quando você quer conseguir seguidores em uma rede social ou inscrições em uma newsletter. Os pop-ups de saída aparecem quando alguém está prestes a sair do seu site ou blog e perguntará se eles desejam se inscrever ou seguir você nas mídias sociais.
O site HubSpot usa o pop-up de saída para algumas ações, como uma oferta ou teste personalizado, um e-book, curso, um desconto, etc. Se você souber usá-los corretamente, os pop-ups de saída podem te ajudar a reduzir o abandono de carrinho, criar um senso de urgência para a compra e aumentar significativamente a conversão de leads.
Use personas
Uma persona não é nada mais do que um personagem que representa as necessidades e desejos do seu público-alvo. A criação de um persona que seja a representação do seu cliente te ajuda na tomada de decisões ao produzir um conteúdo.
É importante criar personas de seus clientes porque elas te ajudam a identificar qual conteúdo irá ressoar com clientes específicos, além de facilitar a criar uma estratégia de conteúdo mais personalizada para cada tipo de cliente.
Para construir essa persona, você precisa fazer um estudo das principais características de seus clientes. Entenda se você está vendendo para uma pessoa velha ou jovem, um público em sua maioria homem ou mulher, de que região demográfica, etc. Com esses dados você constrói um personagem mais parecido possível dos seus clientes.
Conclusão: geração de leads do blog
Grandes empresas usam o blog para geração de leads por um motivo: esse método funciona. O marketing de conteúdo vem se mostrando eficiente se você souber como transformar seus visitantes em clientes.
Saiba conquistar esses leads, e então usar das estratégias apresentadas acima para transformá-lo em um consumidor do seu negócio. Assim você oferece conteúdo de qualidade e de volta recebe novas conversões.
A Cryah
Somos uma agência de marketing digital há mais de 11 anos no mercado. Nossa essência é trabalhar na busca de RESULTADO por meio de planejamento estratégico, tecnologia, mídias sociais e inbound marketing. Nosso propósito é oferecer soluções personalizadas conforme as necessidades de cada cliente visando o atingimento de metas. Acreditamos que o posicionamento de uma empresa é a base para qualquer triunfo no futuro e por isso temos um time especializado para contribuir desde a identidade visual, construção de persona até as mais avançadas estratégias de Inbound Marketing. Entendemos o seu negócio não como mais um, mas como sendo autêntico e único, por isso no último ano alcançamos a média de 9.5 na Pesquisa de Satisfação.