Tantos anos depois da entrada da internet em nossas vidas, o mundo vive hoje uma era pós-digital. Isso significa que não há mais divisão da realidade virtual e não virtual. Tudo está unido, embolado nessa nova realidade em que vivemos dentro e fora da web ao mesmo tempo.
Tal contexto mudou e ainda muda todas as áreas de trabalho, que precisam se adaptar a essa era. No marketing, isso não seria diferente. Fazer marketing hoje é entender que a internet te trouxe para mais perto do cliente do que nunca.
Não basta mais focar em seus produtos e deixar o consumidor de lado. Hoje é preciso usar as plataformas existentes para estabelecer uma boa relação com o seu público. Para entender mais sobre isso, hoje a Cryah te explica o que é marketing 4.0 e como se adaptar às mudanças no mercado.
Mas afinal, o que é Marketing 4.0?
O conceito de marketing 4.0 surgiu com o teórico Philip Kotler, em seu livro de 2017, “Marketing 4.0: do tradicional ao digital”. O conceito pode parecer confuso inicialmente, e para entender vale relembrar quais são as outras eras do marketing e como ele evoluiu até ser o que é hoje.
Marketing 1.0
O marketing 1.0, o primeiro da nossa lista, foi evidente na era industrial, e tinha como objetivo principal o produto. O comercial vendido era apenas dos benefícios do produto, seu uso e funcionalidade.
O foco ficava apenas na marca, e não se ia atrás realmente da verdadeira necessidade dos consumidores e no estudo de entender como se adaptar às suas demandas e vontades.
Marketing 2.0
A segunda fase do marketing surgiu durante a era da informação. Agora, junto às tecnologias existentes, o consumidor tinha uma maior amplitude de opções. Já era possível pesquisar e comparar qualidade e preços, o que deixou o mercado mais competitivo.
Com isso, o objetivo dessa fase era conquistar o consumidor. Ir atrás de suas vontades e se adaptar o máximo para supri-las era o diferencial para trazer sucesso para uma marca. Aqui surge a ideia de “o cliente é o rei”.
Marketing 3.0
Na virada do século, começa a terceira fase do marketing. O marketing 3.0 é conhecido por ser colaborativo. Com as redes sociais, ficou mais fácil a interação do consumidor com o fornecedor do produto e/ou serviço.
Uma vez que o marketing começou a se comunicar diretamente com humanos, ele foi se tornando, consequentemente, mais humanizado. O cuidado com esse contato cresce, buscando se unir emocionalmente com esse cliente, chegando realmente a construir uma relação.
Marketing 4.0
A quarta fase do marketing, o foco de nosso artigo, é justamente uma ampliação das características do marketing 3.0. As barreiras entre o online e o offline caem de vez, e a ligação do que está dentro da internet com a “vida real” é mais forte do que nunca.
E o marketing precisa se adaptar a isso. É preciso entrar de cabeça na economia digital, aprender como se vende online, saber onde achar seus clientes, e se manter na velocidade rápida com qual as coisas acontecem na internet.
Segundo Philip Kotler, “Em essência, o Marketing 4.0 descreve um aprofundamento e ampliação do marketing centrado no ser humano para cobrir todos os aspectos da jornada do cliente”.
Nessa época é preciso entender o funcionamento e os impactos do google, das redes sociais e dos negócios digitais. Eles estão totalmente atrelados ao mundo do marketing 4.0.
Como funciona o Marketing 4.0?
Uma vez contextualizado, agora podemos explicar melhor o funcionamento do marketing 4.0. Para entender ele, podemos seguir a regra dos 5 A’s do marketing 4.0: Assimilação, Atração, Arguição, Ação e Apologia.
Tudo se inicia na Assimilação, que basicamente é: fazer com que o público tenha consciência de que a marca existe, de que é uma opção de compra, e isso se faz pelas propagandas da marca. Depois de reconhecida, a marca passa para o segundo A, que é o de atração. É preciso atrair o público para o seu comércio.
O terceiro A é uma das características mais fortes do marketing 4.0. É aqui que a internet faz o seu papel, pois na arguição, o cliente vai fazer sua pesquisa a respeito de sua marca, vendo todos os feedbacks, avaliações, etc.
Então ele parte para a ação da compra, o quarto A, seguido pela apologia. Esse último A se conecta com o terceiro. Agora é a vez desse novo consumidor dar a sua opinião sobre sua marca, que será um argumento positivo ou negativo para seus próximos consumidores.
Como fazer marketing na era 4.0
Algumas estratégias novas surgem com a mudança na área do marketing. A Cryah vai te mostrar agora como fazer marketing 4.0 e a que pontos se atentar.
De igual para igual
A hierarquia na comunicação mudou. Agora, seu cliente é seu igual, alguém que deve estar do seu lado. Para Kotler, o cliente será um colega ou amigo da marca. A troca de informações acontecerá nas duas direções.
Para isso, a honestidade deve ser mantida sempre. Não dá para enganar o consumidor. Eles percebem e levam isso em consideração na hora da compra. Estudos mostram que 86% dos consumidores consideram esse fator o mais importante na hora da compra. O que aumenta ainda mais se seu público for millennials, onde 90% enxergam a honestidade como o mais essencial na hora de realizar uma compra ou escolher uma marca.
O online e offline andam juntos
Como já dito, não dá mais para separar o que é online e o que é offline. Ambos precisam trabalhar juntos para obter o melhor resultado. Por exemplo, se for promover um evento, onde seus clientes possam ter a experiência de usufruir do seu produto por um dia, use as redes sociais para divulgar o evento, vender ingressos, conquistar o público e o convencer a ir até a sua loja.
Não há necessidade de se prender apenas na internet ou apenas no ao vivo quando as duas realidades podem coexistir.
Marketing de conteúdo
O marketing 4.0 é a era do marketing de conteúdo. Graças às tecnologias, você consegue hoje compartilhar com o seu público produções que serão úteis para eles.
Com conteúdos específicos e educativos, você não apenas ganha a confiança de seus seguidores, mas consegue transformar esse público em consumidores mais preparados para realizar a compra com a sua empresa.
Conquiste seus fãs
Como já explicado, um dos pontos mais importantes do marketing 4.0 é o que dizem sobre você. Então faça com que digam coisas boas. Converse com seu cliente. Interaja com ele. Faça com que ele goste de você a ponto de te divulgar em suas contas.
O marketing deve ser capaz de fazer os clientes se apaixonarem pela marca e pelos produtos, para que possam divulgar e defender sem que seja pedido. Isso irá atrair mais e mais pessoas para o seu comércio.
Humanize sua marca
Para conquistar o público, se tornar amiga, a sua marca deve ser humanizada, se transformar em um personagem que tem personalidade forte, que tem emoções, que tem carisma.
Um dos cases de sucesso desse método é a personagem Lu da Magazine Luiza. A mulher já é conhecida por ter uma vida própria, divulgando a marca e conquistando o carinho de seus consumidores.
Humanize o seu público também
Além de se ver como um personagem, veja também os seus consumidores. O método de criar pessoas consiste em estudar o seu público, entender quais são suas características principais, e baseados nela construir um personagem fictício para o qual você vai direcionar a sua venda.
Isso permite maior clareza na hora de construir sua estratégia, além de facilitar o direcionamento pelo qual sua venda deve seguir. Assim você entende melhor o seu público e, consequentemente, como chegar nele.
Estamos em constante mudança
Entender que estamos em constante mudança é o mais importante. Estamos vivendo a era 4 do marketing, que vai se adaptando cada vez mais a nossa realidade, até mudar o suficiente para se tornar a era 5. É preciso estar sempre atento e acompanhando o mercado e seus consumidores.
A Cryah
Somos uma agência de marketing digital há mais de 11 anos no mercado. Nossa essência é trabalhar na busca de RESULTADO por meio de planejamento estratégico, tecnologia, mídias sociais e inbound marketing. Nosso propósito é oferecer soluções personalizadas conforme as necessidades de cada cliente visando o atingimento de metas. Acreditamos que o posicionamento de uma empresa é a base para qualquer triunfo no futuro e por isso temos um time especializado para contribuir desde a identidade visual, construção de persona até as mais avançadas estratégias de Inbound Marketing. Entendemos o seu negócio não como mais um, mas como sendo autêntico e único, por isso no último ano alcançamos a média de 9.5 na Pesquisa de Satisfação.