Dicas de como atrair mais clientes para o seu negócio

A tarefa de encontrar, cativar e manter clientes não é fácil. É necessário pôr em prática estratégias, identificando seu público alvo, comercializando sua marca e produzindo conteúdos de forma eficiente. 

Não se pode esquecer também que o mercado está em constante evolução e mudanças. Ou seja, se manter atualizado é necessário para que se atenda às expectativas dos clientes. Um bom profissional de marketing não pode apostar em táticas desatualizadas ou ineficientes. 

Para que seu comércio cresça, é necessário saber como conquistar leads que estejam dentro do perfil que sua loja procura. Para te ajudar, hoje a Cryah traz dicas que te ajudarão a expandir seu negócio.

Como funciona a geração de leads

A geração de leads é um processo muito importante de marketing. Para entendê-lo, é preciso saber quais são suas etapas. Ele se inicia na atração de tráfego para seu site ou rede social. Esse tráfego pode ser orgânico, se baseando em técnicas de SEO ou hashtags, ou pago, como o uso do Google Ads.

Após obter pessoas que visitem sua página, você trabalha para convencer essas pessoas a compartilhar alguma forma de contato com você. Você pode começar criando uma Landing Page, onde vai pedir informações como e-mail, telefone, etc. Uma vez possuindo esses dados, a equipe de marketing vai investir em transformar essas pessoas em clientes por meio de ligações ou fluxos de e-mail marketing, por exemplo.

Isso significa que é importante obter o maior número de leads possíveis, mas sem se esquecer de manter a qualidade. Ou seja, não adianta pagar por uma base de 1.000 leads, se apenas 2 desses vão se converter em clientes. Vale mais a pena trabalhar com um número pequeno, como 20 pessoas, e garantir que pelo menos 10 desses irão se tornar seus consumidores.

Por isso, é recomendável trabalhar na geração estratégica de leads, investindo seu dinheiro em questões que podem de fato ajudar sua empresa e trazer resultados, ao invés de trabalhar com leads que não se encaixem no seu público alvo.

Maneiras de obter mais leads para o seu negócio

Existem diversas maneiras de encontrar leads de forma orgânica. Vale ressaltar que cada comércio tem suas características próprias, portanto algumas técnicas podem se dar melhor em uma empresa do que em outra. É importante entender qual faz sentido para a sua loja e seus objetivos comerciais.

Segue alguns métodos que você pode utilizar: 

Teste A/B de seus CTAs

Um CTA, ou call-to-action, é um botão ou link que irá levar seu cliente a realizar uma ação. Eles são cruciais na hora de trazer pessoas para o seu funil de venda, então é necessário aceitá-los. Eles devem ser claros, emotivos e fortes para convencer o seu cliente.

E para saber qual o CTA perfeito para a sua estratégia, você pode ter ajuda de um teste A/B. Este se resume a comparar variações da mesma ferramenta de marketing (o botão CTA, neste caso), para entender qual traz melhores resultados.

Após entender qual é a versão mais eficaz, você conseguirá trazer mais leads, uma vez que vai saber qual o CTA que funciona melhor com o seu público. 

Use feedbacks de seus clientes

O conteúdo gerado pelo usuário é nada mais, nada menos do que as avaliações e respostas aos seus produtos e conteúdos. Uma vez que seus clientes dão feedbacks, elogios e críticas de seu serviço, você pode usar como argumento de venda. 

Ele aumenta a autoridade e confiança de sua marca. Um cliente acredita em outro cliente, e uma afirmação positiva pode incentivar outras pessoas que querem obter seu produto. Não hesite em publicar artigos e posts que contemplem esses resultados, além de divulgar seu sua página o que seus consumidores estão falando a seu respeito. 

Aposte em um webinar 

Uma das melhores formas de conquistar um cliente é mostrando que você é experiente na sua área. Uma forma de fazer isso é por meio de um webinar de treinamento. 

Você pode mostrar como é a melhor forma de usar seu produto, pode trazer conhecimento sobre a área em que você trabalha, falar um pouco mais sobre a sua empresa, sobre os benefícios em adquirir o produto ou serviço oferecido, etc. 

Para que seu webinar funcione, você começa anunciando ele de forma eficaz. Promova o link do evento em suas plataformas e redes sociais, trazendo pontos de porque as pessoas deveriam assistir a você.

Na apresentação, mantenha um conteúdo que seja interessante para quem estiver assistindo. também é importante manter a comunicação ativa, por meio de perguntas e respostas, trazendo seus telespectadores para perto. 

No final, não se esqueça de deixar links para que quem assistiu possa conhecer suas páginas e comprar seu produto ou serviço.

Tenha testes ou download gratuito 

Não é porque uma pessoa visita seu site que ela estará pronta para obter seu produto. Se você quer convencer o visitante a se tornar um cliente, tente oferecer avaliações gratuitas, amostras grátis ou downloads de produtos. 

Se você permitir que a pessoa conheça seu produto ou serviço por um tempo, isso pode motivar a compra. Dessa forma, ela irá perceber que seu produto é confiável e a compra vale a pena.

Para isso, é necessário que a sua avaliação gratuita deixe uma boa impressão. Se seu produto for muito complexo, e o tempo experimental não for o suficiente para mostrar isso, ele pode não conseguir convencer o público. Neste caso, você pode oferecer download de guias, por exemplo, ou outro conteúdo que aproxime seus visitantes de seu produto ou serviço. 

Trabalhe com influencers

Uma boa forma de ganhar leads é trabalhando junto a um influencer. Esses são pessoas com um grande número de seguidores, que tem uma influência sobre essas pessoas, conseguindo os levar a consumir determinados produtos ou serviços.

Para encontrar a pessoa perfeita para o trabalho, procure quais são os nomes importantes na sua área. Investir em pequenos influenciadores também pode ser melhor do que pessoas muito famosas. Juntos, vocês podem construir uma campanha que traga mais leads para a sua empresa. 

Por fim.. 

Conseguir leads de forma estratégica é essencial para o seu negócio, mas para obter tal conquista é preciso de esforços e um bom trabalho de marketing. Seguindo as dicas acima, sua empresa verá um aumento no número de clientes ao longo do tempo.

Cryah

Somos uma agência de marketing digital há mais de 11 anos no mercado. Nossa essência é trabalhar na busca de RESULTADO por meio de planejamento estratégico, tecnologia, mídias sociais e inbound marketing. Nosso propósito é oferecer soluções personalizadas conforme as necessidades de cada cliente visando o atingimento de metas. Acreditamos que o posicionamento de uma empresa é a base para qualquer triunfo no futuro e por isso temos um time especializado para contribuir desde a identidade visual, construção de persona até as mais avançadas estratégias de Inbound Marketing. Entendemos o seu negócio não como mais um, mas como sendo autêntico e único, por isso no último ano alcançamos a média de 9.5 na Pesquisa de Satisfação.