A quantidade de pessoas que vivem hoje apenas das redes sociais é grande, e isso faz parecer com que viver da internet seja fácil. Realmente, hoje em dia é muito possível ganhar bem trabalhando apenas com plataformas online, mas isso não se faz do nada. É preciso aprender a utilizar as redes ao seu favor.
E entre as redes mais famosas, uma que se destaca por ser um ótimo ponto de venda é o Instagram. A rede social, que já implantou a função de “loja” dentro do seu próprio design, é uma ótima ferramenta de vendas. Mas, para que sua loja ou empresa cresça no Instagram, é preciso seguir alguns passos.
As estratégias de marketing que conhecemos precisam ser adaptadas quando inseridas no contexto do Instagram. A Cryah uniu nesse artigo tudo que você precisa saber na hora de transformar os seus seguidores em vendas.
Se conecte com seus seguidores pela DM
Sabe-se que um fator importante na hora de impulsionar suas vendas: manter uma relação próxima com o seu cliente. Isso também vale no Instagram. Uma ótima ferramenta para adquirir uma maior proximidade com seu público é a DM, ou seja, mensagens diretas.
Para usar é muito fácil. Clicando na seta no canto superior da tela você tem acesso às suas mensagens. É possível enviar uma DM para até 15 pessoas ao mesmo tempo. Existem algumas técnicas que garantem um maior resultado no seu uso das mensagens diretas.
Ofereça um código promocional
Não tem quem não ame um desconto, certo? Então, mande na DM de seus seguidores ou divulgue nos stories uma oferta de promoção que os incentive a realizar a compra. Você pode compartilhar link do produto ou serviço que está com desconto, para facilitar o processo e estimular ainda mais que a pessoa realize a compra.
Para garantir que seu cliente usará o desconto o mais rápido possível, também recomendo que insira uma data de expedição. Sabendo que a promoção vai acabar, seu público vai querer correr para garantir a compra.
Organizar sorteios
Se um produto, serviço ou experiência é oferecido para o público, e tudo que eles precisam fazer é comentar em um post ou divulgar algo nos stories, é certo que o post terá engajamento.
Quando você cria um sorteio, você movimenta sua página, aumenta seu engajamento e número de seguidores, faz com que seu produto chegue em mais pessoas e ainda presenteia algum cliente.
Depois de criar o seu concurso, não tenha medo de usar a DM para divulgar para todos os seus clientes. Dessa forma, eles vão se sentir mais motivados a participar e, além disso, acabar conhecendo mais da sua empresa.
Antes de realizar qualquer concurso, não se esqueça de consultar quais são as regras a serem seguidas. É necessário ter autorização do Ministério da Economia, além de registro nas loterias Caixas. Você pode conferir todas as leis pesquisando mais sobre.
Automatize suas mensagens
Enviar recados para seus seguidores, um por um, todos os dias, é algo muito trabalhoso. Por isso, automatizar suas mensagens pode ser a melhor alternativa quando o assunto é DM do instagram.
Ferramentas online, como Mobile Monkey, facilitam seu trabalho, enviando mensagens automáticas de boas-vindas, agradecimentos por menções nos stories, oferecer produtos, etc.
Além disso, existem plataformas que também ajudam na automação de publicações para o feed. Vale conferir quais podem te ajudar no seu dia a dia.
Use as ferramentas de compra do próprio Instagram
Ao invés de se manter com o básico “link na bio”, você pode avançar e garantir com que seus clientes tenham uma imersão na sua loja sem sair do Instagram. Pensando nas empresas que têm contas na rede social, o Insta adicionou uma parte da plataforma apenas para compras.
Com essa ferramenta, você pode construir posts, com imagens de seus produtos, e adicionar os preços em uma forma de “marcação”. Para facilitar todo o processo de compra, o usuário nem precisa sair da rede social para adquirir o seu produto. Além disso, você consegue manter um feed bonito e organizado, atraindo assim seus seguidores.
Aproveite os influenciadores para inspirar os seguidores a comprar
O marketing de influenciadores vem sendo usado há algum tempo. Quando o assunto é influencers, a maioria deles se concentra no Instagram. Estima-se que existam mais de 40.000 influenciadores na plataforma, participando de todos os ramos, de beleza e moda a saúde e economia.
Além de ajudar no aumento de vendas, os influenciadores podem trazer mais valor e autoridade para a sua marca, uma vez que seus seguidores levam em consideração as suas recomendações de produtos e marcas.
A receita gerada pelo comércio das redes sociais é tão importante quanto as geradas em sites ou lojas físicas, e o instagram pode te ajudar muito nisso. Sabendo usar a plataforma e seguindo as dicas acima, seu marketing digital trará apenas resultados positivos.
A Cryah
Somos uma agência de marketing digital há mais de 11 anos no mercado. Nossa essência é trabalhar na busca de RESULTADO por meio de planejamento estratégico, tecnologia, mídias sociais e inbound marketing. Nosso propósito é oferecer soluções personalizadas conforme as necessidades de cada cliente visando o atingimento de metas. Acreditamos que o posicionamento de uma empresa é a base para qualquer triunfo no futuro e por isso temos um time especializado para contribuir desde a identidade visual, construção de persona até as mais avançadas estratégias de Inbound Marketing. Entendemos o seu negócio não como mais um, mas como sendo autêntico e único, por isso no último ano alcançamos a média de 9.5 na Pesquisa de Satisfação.