Já há alguns anos as redes sociais deixaram de ser apenas plataformas de entretenimento e se tornaram uma grande ferramenta de negócios para o marketing digital.
Em pesquisa, o App Annie mostra que o tempo que as pessoas navegam nas redes sociais aumentou nos últimos anos e a média de tempo que um usuário passa apenas no Instagram é de 11,2 horas por mês. O que significa um aumento de 10% em relação ao ano anterior (2020), com acréscimo de 1h em média por mês.
Excelente notícia para quem trabalha com o Instagram, já que, quanto mais tempo uma pessoa trafega pelo Instagram, maiores são as oportunidades para captá-la e engajá-la.
Mas afinal, quanto tempo o brasileiro passa no Instagram 2022?
De acordo com o relatório publicado pela Data Reportal, a média mensal de tempo gasto pelos brasileiros no Instagram é de 15,6 horas por mês.
O país é o quarto que mais passa tempo na rede, perdendo apenas para a Turquia, Argentina e Indonésia.
Saber quanto tempo o brasileiro passa no Instagram é uma informação importante não apenas para profissionais do marketing digital, mas para qualquer empreendedor que queira melhorar o desempenho de suas estratégias nas redes sociais.
A boa notícia é que além do tempo, o número de usuários do Instagram também cresceu em 2021. De acordo com o estudo, nos últimos doze meses, a plataforma ganhou mais de 90 milhões de novas contas.
Os especialistas acreditam que esse boom tenha acontecido após o governo da Índia ter banido o uso da rede social vizinha TikTok no país.
Entretanto, o número de novos usuários não para de crescer e, no começo de 2022, o número total de usuários do Instagram já havia batido a marca de 1,3 bilhões em todo o mundo.
Marketing Digital no Instagram 2022
A pergunta que não quer calar é: como estas informações podem ser usadas para criação de novas estratégias de marketing digital em 2022?
A resposta é que em paralelo ao crescimento de tráfego e usuários, o número de anúncios no Instagram também disparou e a tendência é que esses números continuem aumentando em 2022.
O Instagram é uma das maiores redes sociais do mundo com mais de 1,3 bilhões de usuários ativos, é um campo fértil para explorar novas formas de fazer negócios.
A própria plataforma sabe disso, tanto que no último ano inaugurou a função “loja”, para que os usuários pudessem montar vitrines e venderem seus produtos dentro do próprio aplicativo.
Ao aprimorar o recurso como Reels, além de competir com o TikTok, também expandiu as possibilidades de formatos para criadores de conteúdo e estimulou os usuários a passarem mais tempo navegando.
A tendência é que as pessoas consumam cada vez mais vídeos curtos, como mostra o gráfico da pesquisa publicada pela Data Reportal.
Agora, o desafio para os profissionais de marketing digital e principalmente para os pequenos empreendedores é saber usar a ferramenta com inteligência sem cair na “mesmice” de conteúdo, como dublagens e dancinhas – que dão visualizações, mas não necessariamente inserem seus espectadores numa estratégia de funil de vendas, por exemplo.
Pensando nisso e observando as oportunidades do mercado, Thay Abrantes, diretora de marketing da Cryah Agência Digital, lançou recentemente o eBook “Destrave seu Instagram – Tudo o que você precisa saber sobre Marketing no Instagram”. O material é voltado para empreendedores que desejam turbinar os resultados dos seus negócios no Instagram, querem aprender a usar os recursos da ferramenta e traçar uma estratégia de venda que realmente funcione. Para você começar agora mesmo com segurança, Thay Abrantes, liberou também uma mentoria com ela e acoplou no kit outros recursos, como templates, calendários e muito mais.
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