Desde o início de 2020 vivemos em coletividade um novo estilo de vida imposto pelo avanço da pandemia do coronavírus. A mudança de comportamento de todos é visível de diversas formas. No visual, a máscara é item obrigatório, no trabalho a casa virou o escritório e no dia a dia os hábitos também mudaram, principalmente quando falamos da aderência ao digital.
Um dos indicadores da mudança de comportamento dos brasileiros na internet foi observado pelo tipo de pesquisas feitas no Google nos últimos meses. Segundo o Google Internal Data, notou-se um aumento das buscas sobre termos relacionados a atividades cotidianas que podem ser resolvidas on-line, como aniversário na internet, terapia online, missa virtual e exercício em casa.
Esta alteração de conduta com relação a internet seria uma evolução que levaria anos e que foi adiantada pela nova rotina imposta pela pandemia. O “digital first” (digital primeiro) é como o mercado batizou as abordagens que priorizam as oportunidades no ambiente digital, segundo o jornal Valor Econômico.
Para acompanhar as novidades na rotina do consumidor, as empresas também precisaram seguir o mesmo caminho, acelerando a digitalização de seus serviços, investindo em marketing digital, modernizando ou abrindo lojas virtuais e se adequando às novas demandas do consumidor que chega a internet. Para se ter uma ideia sobre o salto no número de lojas virtuais, um estabelecimento online foi criado por minuto entre março e junho, totalizando 107 mil novas lojas.
Mesmo que as principais migrações das empresas para o digital tenham sido feitas a toque de caixa, a estratégia de crescimento das empresas precisou ser amarrada a uma base sólida de investimentos em inovação e tecnologia. Se antes estes investimentos eram tímidos, agora as empresas precisam romper as barreiras do negócio tradicional, criar vantagens competitivas e assumir que seus clientes estão online e acompanhando as marcas que saíram na frente nesta adequação.
A pandemia está fazendo um teste de transformação digital com as empresas. Para entender como será a tomada de decisão dos líderes de grandes empresas da América Latina a partir de agora, a pesquisa “Covid-19 Impact on IT Spending” entrevistou 150 empresas com mais de 500 funcionários. Dentre os participantes, 37% afirmaram que serão pioneiros na adoção de novas tecnologias e estão cientes de que isso significa assumir novos riscos.
A pesquisa também demonstrou que as empresas estão atentas ao engajamento do cliente nos canais digitais. 62% dos CEO’s brasileiros entrevistados afirmaram que já para o cenário pós-covid, precisarão expandir os canais digitais e de autoatendimento dos clientes.
Se todos estão rumando para o digital-first, trabalhar com uma agência de marketing digital que consegue destacar sua empresa na internet faz toda diferença. A Cryah é uma agência digital em São Paulo que conta com especialistas que irão mudar a performance da sua empresa na internet. Para começar a transformação do seu negócio, separamos 3 pontos de atenção para que a mudança comece já:
1- Estruturação ou criação do e-commerce da empresa
Já teve a experiência de entrar em um site e ficar confuso sobre o processo de compras ou teve dificuldade em encontrar informações básicas sobre o produto? Se você já se deparou com estes problemas você faz parte das estatísticas de uma pesquisa feita pelo Facebook que apontou os 3 maiores motivos para os clientes desistirem de uma compra online. Informações insuficientes e o serviço de busca ineficiente do site são pontos de atrito na hora da navegação que pesam na decisão de compra, levando os clientes a desistirem de adquirir produtos ou serviços. Dependendo do site, o cliente também pode sentir que a compra não é segura ou questionar a seriedade da empresa. Por isso, criar e manter um e-commerce intuitivo, profissional e moderno faz toda a diferença para a experiência do usuário e, consequentemente, para o volume de vendas da loja virtual.
2 – Inbound marketing
Ter um site eficiente, pronto para atender os clientes e não ter uma boa divulgação é como ter um estabelecimento físico sem vitrines e com as portas fechadas. Não dá para esperar que muitos clientes se interessem, não é mesmo?
O inbound marketing tem como prioridade atrair novos clientes para o seu negócio. Com ele, o nome da sua marca irá circular pela internet ajudando o seu negócio ser encontrado por antigos e novos clientes e assim criar mais oportunidades de vendas para você. Mas para traçar uma estratégia de marketing digital eficiente o conhecimento de profissionais da área é primordial. Com ele sua empresa vai alavancar os resultados e conseguir se destacar da concorrência.
3- Anúncios patrocinados
A Coca-Cola é uma marca de bebidas conhecida mundialmente. Ainda assim vemos com frequência propagandas da empresa. Se a Coca-Cola faz questão de marcar presença e ser lembrada, por que seria diferente com o seu negócio?
Assim como nos meios tradicionais, é necessário investir em anúncios para que o nome da sua marca atinja novos públicos. E um dos grandes diferenciais dos meios digitais é que neles existe a possibilidade de segmentar os interesses da sua audiência e buscar perfis similares aos dos seus consumidores atuais, gerando maior aproveitamento da verba empregada.
Apresentamos neste artigo a urgência das empresas em transformar seus processos e produtos para que eles sejam compatíveis com os novos hábitos da massa de consumidores que aderiu definitivamente ao digital. Com o Brasil se tornando “digital-first”, não há tempo a perder focando no mercado tradicional uma vez que os clientes já fizeram sua migração para o digital. Se os clientes aceleraram o processo de digitalização das empresas, a Cryah pode te auxiliar na transformação digital da sua empresa e destacar seu posicionamento online, gerando mais oportunidades ao seu negócio.