As vendas online sofreram um boom nos últimos 3 meses mediante a pandemia do novo coronavírus – COVID-19 e esse tem sido o momento de investir pesado nas redes sociais. Na organização e na veiculação do produto, para alavancar as vendas de uma loja, os comerciantes devem se conectar diretamente com os clientes e incentivar compras.
Você pode até pensar que gerenciar mídias sociais é tão fácil quanto postar apenas conteúdo uma vez por dia? Não é. Quando tratamos de redes, é preciso elaborar uma estratégia completa de marketing.
Toda plataforma social tem um público-alvo específico. Se você é um varejista de moda on-line, provavelmente não obterá a maior parte de suas vendas no LinkedIn, que atende mais a um público B2B (empresa a empresa). Em vez disso, você se concentrará em plataformas visuais como Instagram, Facebook e Pinterest. Seu melhor envolvimento provavelmente estará no Instagram. Seus anúncios com melhor desempenho provavelmente virão do Facebook. E você pode direcionar muito tráfego do Pinterest (que pode ser redirecionado com anúncios do Facebook).
Assim, depois de descobrir quais plataformas vale a pena buscar para sua empresa específica, é hora de focar em suas estratégias de marketing. Que tipo de conteúdo você deve postar? Quais táticas você deve executar para aumentar o crescimento?
Quem são seus seguidores nas mídias sociais? Dê uma olhada nos seus dados demográficos. Se o seu público-alvo tiver entre 15 e 25 anos e for feminino, eles terão necessidades e interesses diferentes do que se tivesse entre 30 e 50 anos e for feminino. E eles provavelmente também estarão em redes sociais diferentes. Você pode usar ferramentas de análise social como o Sprout Social para obter uma visão detalhada de seus clientes.
Crie um calendário social. Com que frequência você publica todos os dias? Que tipo de conteúdo você está compartilhando? Se você achar que as quartas-feiras têm mais engajamento, você pode compartilhar um vídeo no Instagram naquele dia, pois os vídeos tendem a obter altos níveis de engajamento. Ao descobrir a que tipo de conteúdo seu público responde, você pode otimizar melhor sua agenda social para obter o máximo de resultados. O benefício de planejar previamente sua estratégia social é que ela ajuda a manter a consistência e o equilíbrio em suas atividades de marketing.