Quem acha que a competitividade em uma empresa só se relaciona à concorrência, se engana: no âmbito empresarial, é comum a disputa entre diferentes departamentos por diferentes razões.
A integração entre setores não só ajuda a amenizar esses conflitos internos e a melhorar o clima organizacional, como também auxilia estrategicamente o alinhamento de objetivos e o trabalho em equipe.
Outro ponto positivo se refere à gestão: os departamentos também podem ser integrados por meio de um sistema automatizado, aumentando a eficiência e a produtividade dos colaboradores.
Parece vantajoso, não parece?
A seguir, entenda os benefícios dessa integração com mais detalhes. O seu negócio vai agradecer!
Qual é a importância de integrar os setores de uma empresa?
Setores financeiro, de Recursos Humanos, administrativo, comercial, de estoque… Se você trabalha em uma empresa, reconhece a infinidade de informações geradas, diariamente, por esses e outros departamentos, não é?
Quando se trata de administração, a integração entre setores ajuda a facilitar e otimizar a gestão desses dados e dos demais recursos do negócio. Já no nível operacional ou de marketing, a integração auxilia a produtividade e o desenvolvimento de estratégias.
Ou seja, além de facilitar a comunicação entre os colaboradores, integrar diferentes áreas gera uma série de benefícios e ainda otimiza o fluxo geral de trabalho — daí sua importância.
Vale ainda ressaltar que, para uma empresa obter sucesso, é preciso que todo o conjunto seja equilibrado, tenha qualidade e funcione com eficiência, certo? De nada adianta determinado setor ter ótimos indicadores se outras áreas apresentam inúmeras falhas.
Como fazer a integração entre setores?
Há diferentes formas de integrar setores empresariais, seja no sentido de aproximar as equipes ou ter o controle da gestão de todas as áreas.
Aqui, falaremos sobre como fazer a integração no sentido da gestão. E é bem simples, na verdade: é só utilizar um sistema ERP!
Essa ferramenta, cada vez mais presente em pequenas e médias empresas, agrupa os principais departamentos — financeiro, de estoque, de compras e de vendas — em um único sistema online e fácil de ser utilizado.
Ao fazer o login no ERP, você vê uma tela com todos os módulos e funcionalidades disponíveis: cada setor fica a poucos cliques de distância um do outro. Como os dados estão centralizados, a gestão se torna muito mais fácil.
E quais são as vantagens dessa integração?
Imagine utilizar diferentes planilhas ou cadernos de registros para cada departamento mencionado acima: além de fazer com que os colaboradores gastem muito mais tempo em tarefas repetitivas e manuais, a atualização de dados fica sujeita a erros.
Em relação às vendas, por exemplo, seria preciso atualizar a saída de produtos cada vez que um consumidor adquirisse uma mercadoria. Já com o ERP, a baixa no estoque e a atualização no sistema acontece de forma automática.
A integração entre setores proporciona ainda mais vantagens no ambiente empresarial:
- engaja as equipes e melhora a comunicação interna;
- otimiza processos;
- alinha objetivos e potencializa resultados;
- evita retrabalhos;
- facilita o gerenciamento e a análise de dados;
- torna as informações centralizadas e acessíveis 24 horas por dia, todos os dias da semana;
- facilita até mesmo o acompanhamento do Fluxo de Caixa.
Como o sistema é completo e funciona de maneira integrada, é como se os módulos estivessem, constantemente, conversando entre si. Ao realizar o cadastro de um cliente e de um produto, por exemplo, é muito rápido preencher os dados de uma venda ou emitir uma nota fiscal eletrônica.
Já a conciliação bancária, tarefa fundamental para a gestão financeira, também pode ser feita de forma automatizada ao importar para o sistema — com alguns cliques — o arquivo disponibilizado pelo banco. Além de evitar o gasto de horas e horas com digitação, essa funcionalidade ainda ajuda a evitar lançamentos duplicados.
Além de tudo o que já mencionamos, saiba também que há ferramentas que possibilitam a integração contábil! Com ela, os contadores têm livre acesso ao ERP dos clientes, o que garante benefícios para todas as partes.
E agora, se convenceu dos benefícios da integração entre setores e percebeu como a tecnologia exerce um papel fundamental no crescimento de empresas? Integrar os times de marketing e de vendas, aliás, pode potencializar ainda mais os resultados do seu negócio. Saiba agora mesmo como essa parceria gera resultados!