O cérebro humano recebe informações constantemente durante a nossa existência, sendo 90% delas visuais. Curiosos, pesquisadores americanos constataram que o cérebro absorve melhor esse tipo de informação e chega a processá-la 60 mil vezes mais rapidamente do que informação em texto. O que justifica o sucesso crescente do Instagram que já é reconhecida como a rede social favorita dos usuários online, batendo a marca de 1 bilhão de usuários – em junho do ano passado.
As inúmeras possibilidades existentes no consumo do conteúdo visual oferecido pelo aplicativo, seja com a produção de imagens ou vídeos, tanto no feed (publicação fixa) como no storie (com duração de 24 horas) ou até mesmo no IGTV (vídeos de 1 minuto), chamam a atenção do público que busca por temas diversificados.
Com atualizações e inovações constantes, a plataforma também tem se mostrado uma grande aliada para as empresas que procuram obter resultados de estratégia de reconhecimento e reputação de marca e até mesmo para gerar vendas. Conheça as possibilidades.
No Feed
Muito importante para mostrar as tendências do momento e novidades da marca, sempre com o pensamento em se destacar com bom senso usando imagens personalizadas e conteúdo que as pessoas tenham interesse em comentar na postagem e indicá-la para amigos e familiares.
Nas Vendas
O novo recurso permite que a plataforma também funcione como uma loja online. Com ele é possível incluir preços e outras informações do produto em tags dentro da foto, sem poluí-la visualmente, com um link que direciona para o local de compras diretamente para o item desejado. Por isso, a produção e a autenticidade das fotos gerar maior interesse e maior conversão.
No Storie
Com mais de 100 milhões de postagens, o recurso permite a criação de conteúdo que “some” em 24 horas. O segredo desse mecanismo está no registro de atividades diárias de forma divertida (mas sem perder o tom do seu público) e hoje já conta muitas atualizações que permite diversos efeitos e montagens. Com ele também é possível criar as histórias destacas com temas e layouts fixos (como um segundo feed, porém mais dinâmico) e também transmissões ao vivo que notificam os usuários sobre a atividade, garantindo a sua maior audiência para debater algum assunto ou mostrar algum evento.
No IGTV
Criado para ser um concorrente do Youtube e do Vimeo, a ideia da ferramenta é criar vídeos de até 1 minuto, mas com o diferencial da tela na vertical e sem grandes edições, como um storie longo e com conteúdo mais elaborado. Entrevistas, parcerias, dicas postados uma vez na semana levanta o engajamento e a interação com a marca.
Mas para garantir esse sucesso é preciso o trabalho de uma agência de comunicação séria que siga algumas regras e estratégias:
● Planejamento
Antes de criar o seu perfil conheça e entenda o seu público-alvo. Crie a sua persona, pesquise e descubra qual o tipo de conteúdo mais adequado para chamar a atenção dele. Tenha em mente que no meio de tanta informação, o direcionamento correto potencializa os seus resultados.
● Perfil Comercial
No perfil comercial é possível colocar informações institucionais e personalizar botões de contato direto. Além disso, ele irá mostrar métricas de engajamento e de conversão para ajudar na produção dos conteúdos.
● Identidade
Procure sempre utilizar imagens de qualidade que sejam diretas e objetivas. Elas precisam mostrar a essência da marca e como o público pode se conectar com ela. Cores, emoticons, hastags e organização, fazem a diferença.
● Relacionamento
Entenda o que a sua audiência quer e crie uma relação de confiança com ela. Abuse das ferramentas oferecidas como enquetes, sorteios, mensagens diretas. Deixe que o público se sinta parte do dia-a-dia da marca e que sinta que faça a diferença. Interaja!
● Anúncios
Antes de usar o Instagram Ads é necessário conhecer e entender o funil de vendas. Isso porque a estratégia precisa ser usada da melhor maneira possível para o dinheiro não investir em vão. Com a segmentação é possível eleger e direcionar o anúncio e assim garantir a sua efetividade. Para isso é preciso, além da segmentação, eleger o tipo da imagem, a legenda, a hastag, e o tipo de anuncio (carrossel com até 4 imagens em sequência lateral; vídeos de até 60 segundos; com link para comprar; link para o site; link para o perfil; link para algum evento e muito mais) que é melhor recebido em cada etapa.