Segundo o teórico Klaus Schwab, vivenciamos a Quarta Revolução Industrial, o Marketing 4.0. A partir da virada do século XXI, houve um movimento digital que marcou essa nova era e aumentou consideravelmente o fluxo de dados e informações geradas e consumidas pela sociedade.
A informação, no entanto, tornou-se essencial e estratégica na contemporaneidade, por ser a fonte do conhecimento e ter relação direta com o capital. Com base nessa questão, Philip Kotler trouxe à tona o conceito de Marketing 4.0.
Para Koltler, o compartilhamento de experiências e as novas relações de consumo ocasionadas pela internet – presente na vida das pessoas o tempo todo atualmente – gerou a necessidade de as empresas repensarem e mudarem as abordagens com o consumidor. Isso não quer dizer ignorar totalmente o marketing tradicional (TV e mídia impressa, por exemplo), mas agregá-lo ao digital, o Marketing 4.0, o grande potencial da vez, e focar em inovação.
Desafio: como se destacar em um mar de informações?
O desafio do marketing 4.0 é a enorme quantidade de informações disponíveis na web. Por isso, uma empresa que objetiva investir no digital de uma maneira certeira deve compreender esse ambiente e o ser humano dentro de tal cenário. Não basta apenas produzir conteúdo, a marca precisa se apresentar por meio de estratégias elaboradas, para que o público-alvo seja efetivamente atingido, levando em conta sentimentos humanos e questões sociais. Estreitar relações com os clientes e transformá-los em advogados da marca é grande objetivo.
Como as empresas estão lado a lado no mesmo local dos consumidores – o ciberespaço – é importante marcar presença nele e buscar um diálogo. Mas, devido à imensidão da rede, as marcas podem ter dificuldade de se posicionarem corretamente. Por isso, contratar uma agência digital é uma das soluções para o sucesso.
Agência de marketing digital
Há profissionais especializados no mercado, que orientam marcas a se humanizarem e a produzirem conteúdos e experiências relevantes na internet, gerando um “reconhecimento social” da instituição, do produto ou do serviço em questão. Uma agência de marketing digital realiza trabalhos direcionados e ajuda empresas a serem mais presentes entre os consumidores de interesse, por meio de um marketing digital conceito bem planejado.
A aplicação do marketing 4.0 pode ser, inclusive, realidade para pequenos negócios. Essa estratégia, quando bem executada, traz resultados muito positivos, mesmo sem necessidade de grandes investimentos. Resumindo: buscar uma agência de marketing digital para pequenas empresas pode gerar efeitos bastante significativos.
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