O maior desafio de ter um e-commerce é gerar mais vendas e aumentar os resultados
diante da acirrada competição on-line motivada pela crescente concorrência. Além de oferecer bons produtos e elaborar uma boa experiência de venda ao usuário é preciso ter os objetivos e a estratégia mercadológica muito bem definidos.
Mas, dentro desse cenário tão mutante, esses procedimentos sozinhos não dizem muita coisa. É preciso realizar a análise constante dos dados obtidos, pois são eles que vão unir tudo isso, ajudar na performance do negócio dia após dia e gerar melhorias.
O nome dessa avaliação de estratégia dos dados é KPI (Key Performance Indicator) ou indicador chave de desempenho. O KPI comprova se a sua empresa está no caminho certo e quais ações ou mudanças devem ser realizadas.
Métricas x KPI
São parecidas, porém diferentes. As métricas tratam somente dos números indicadores de valores mais vendidos ou volume em um determinado período de tempo e o número de acessos dentro do site, a quantidade de curtidas e/ou comentários dentro das redes sociais, ou seja, são quantificadores de números e resultados.
Já o KPI é um indicador do negócio com números que mostram a qualidade dos resultados. Ele também funciona como uma ferramenta de gestão que mede o nível de desempenho da empresas e de suas campanhas de acordo com os objetivos traçados.
Quais são os benefícios do KPI
Quando bem realizado, é possível que os dados e as informações colhidas orientem a tomada de decisão de forma mais assertiva e assim direcionem melhor o investimento e identifiquem as tendências de forma mais realista.
Isso porque o KPI usa a projeção dos resultados e a comparação dos mesmos períodos de acordo com o objetivo principal da empresa e das ações especiais, como Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Dia das Mães, descontos, promoções, combos e muito mais. Dessa forma, é possível reduzir custo e identificar falhas.
As métricas e os indicadores precisam trabalhar juntos para garantir um bom resultado e o crescimento do seu e-commerce, mas tenha sempre em mente que todo KPI é uma métrica, mas nem toda métrica é um KPI.
No primeiro momento da implementação, é comum se assustar ao ver tantos dados e não saber como organizá-los. Nesse momento, uma consultoria de marketing digital pode ajudá-lo a definir os objetivos e como organizar todas as informações de forma sustentável.