Segundo o Serasa Experian, só no mês de março deste ano foram abertos 357 mil novos negócios. O mercado está ativo e estende-se a diferentes segmentos, sejam eles relacionados à venda de produtos ou à oferta de serviços. E como competir nesse meio e vender mais?
É fundamental conhecer o seu público-alvo, aderir à automação comercial, estudar o mercado e apostar no produto ou serviço oferecido pela sua empresa — sabemos que a questão de preço pode fazer a diferença nas vendas, mas a qualidade deve sobressair, caso você busque o destaque.
E então, quer saber como melhorar as vendas na sua empresa? A seguir listamos 7 dicas práticas que servirão de auxílio neste processo. Confira!
1 – Conheça o mercado e o seu público-alvo para vender mais
Antes de colocar uma ideia de negócio em prática, é fundamental saber se o mercado oferece abertura a ela e se há um público interessado em seu produto ou serviço. Questione-se:
- Quem é o meu público-alvo e o que eles esperam?
- Onde eles se encontram e quanto podem pagar?
- Quem são os meus concorrentes e qual é a qualidade e o preço de seus produtos ou serviços?
- Minha ideia é viável de acordo com o público-alvo e de acordo com a região que pretendo vender?
Mesmo que você já possua uma empresa devidamente instalada, é importante saber a resposta para essas perguntas.
2 – Faça um planejamento
De acordo com as respostas acima, monte um plano de ação.
Se após fazer o bechmarking você percebeu que o concorrente possui preço ou qualidade — ou ambos — mais vantajosos que os seus, por exemplo, estude seu custo de produção e sua margem de lucro para ver o que pode ser reajustado.
Outro exemplo: se o público-alvo encontra-se distante, organize os dados do mercado, pesquise e considere criar um e-commerce.
3 – Reconheça o diferencial de sua empresa
Você tem um produto excelente? Oferece um serviço inovador e condições exclusivas de pagamento? Então aposte naquilo que diferencia sua empresa das restantes e utilize o marketing para divulgação. Além disso, aplique as seguintes dicas:
- dê atenção à equipe;
- invista na experiência do cliente;
- conheça seu produto ou serviço em detalhes;
- torne-se a solução que o seu público-alvo procura.
Invista também em outros diferenciais competitivos, como implantação da automação comercial. Caso você ainda não saiba qual é o diferencial competitivo que sua companhia oferece, descubra fazendo a análise de mercado.
4 – Aposte na qualificação de seus funcionários
Se os seus vendedores têm dificuldades em vender, será difícil aumentar o número de vendas, correto?
Invista em capacitações para novos colaboradores e em treinamentos para a equipe atual. Ajude-os a se aperfeiçoarem para que possam atender com mais qualidade e fechar mais vendas.
5 – Use um software de gestão de relacionamento
Investir no relacionamento com os clientes também é uma das chaves para alavancar as vendas.
Softwares de CRM ajudam sua empresa a obter informações detalhadas de cada cliente para que cada atendimento seja personalizado e o consumidor sinta-se satisfeito com o atendimento. Ele também ajuda a:
- planejar as próximas ações;
- verificar métricas;
- acompanhar as interações com o cliente.
6 – Invista no Marketing Digital
Já pensou em utilizar o e-mail marketing? Já considerou criar um blog para se aproximar de seus clientes e gerar autoridade no mercado? Campanhas de marketing fazem parte de uma estratégia poderosa e são essenciais para alavancar as vendas.
Selecione uma empresa competente para a criação de soluções de marketing digital de acordo com as suas necessidades.
7 – Faça a previsão de vendas
A previsão de vendas, também conhecida como forecast ou projeção de vendas, é uma ferramenta muito útil para auxiliar nas tomadas de decisões a partir de números concretos. Consiste em mapear dados que são importantes para obter uma previsão das vendas do seu negócio em determinado período.
Essa prática permite antever momentos mais prováveis de queda de vendas e preparar estratégias para reverter a situação. Por outro lado, isso ajuda a projetar períodos nos quais seu negócio deve vender mais e fazer os ajustes necessários para não perder as oportunidades, como a contratação de funcionários e treinamento da equipe para lidar com a demanda.
8 – Una as equipes de vendas e marketing
O termo “vendarketing” é uma junção entre as palavras vendas e marketing. Refere-se ao alinhamento necessário entre as equipes de vendas e marketing de uma empresa.
Todo mundo ganha com essa parceria. Com as metas compartilhadas os times se comprometem mais com os resultados e um setor auxilia o outro, numa cooperação que agrega a todos. Portanto, com o vendarketing as empresas ganham em aumento de receita, produtividade, otimização de tempo e recursos, previsibilidade, entre outros benefícios.
9 – Utilize um software de gestão empresarial
Organizar os processos internos tem grande importância para as vendas. Com o uso de um software ERP você tem um melhor controle interno e garante a otimização do fluxo de trabalho, mais produtividade, qualidade de atendimento, de produtos e de serviços prestados. Observe alguns elementos que um software de gestão empresarial online oferece:
- controle financeiro;
- controle de estoque;
- cadastro de produtos e de fornecedores;
- cadastro de clientes;
- controle de contas a pagar e a receber;
- entre outros.
Com o registro de dados precisos, o empreendedor poderá identificar erros, resolvê-los com agilidade e planejar para o futuro.
Neste artigo percebemos a importância de utilizar diferentes estratégias para alavancar as vendas. É importante estudar o mercado, utilizar a tecnologia a seu favor por meio de softwares e investir no marketing da empresa. Ao cuidar dos fatores internos e externos, sua companhia obterá a performance necessária para se destacar entre os concorrentes.