Chat: conversa. Bot: robô. Isso mesmo: “conversa com robô”. Está certo que não é beeem aquele robô que pode ser que você esteja imaginando…
Chatbots são na verdade softwares que operam a partir de programas já existentes, como o Messenger por exemplo, utilizando comandos previamente programados através de uma espécie de fluxograma de perguntas e respostas, simulando um atendimento feito por humanos, com o objetivo de ajudar o cliente a resolver algum problema e agilizar processos, mesmo que em alguns casos ainda seja necessário redirecionar a conversa para um atendente humano. Em contrapartida, seria injusto não dar méritos aos chatbots mais avançados, que possuem inteligência artificial e vão de fato aprendendo com cada atendimento para que em conversas futuras interaja de forma mais eficiente e precisa.
Sendo assim, os chatbots se dividem em basicamente dois tipos:
1 – Baseados em regras
Funcionam por meio de palavras chaves e comandos específicos pré-definidos. Aqui pode acontecer de o usuário escrever algo que não foi previsto, então o chatbot não entende aquele comando e transfere o atendimento para um humano.
2 – Baseados em inteligência artificial
Estes são os que tem a capacidade de aprender e entender a linguagem natural, não apenas comandos. Eles se baseiam no que você escreve na pergunta e vão aprendendo com o tempo, ou seja, quanto mais ele ajudar na resolução de problemas, mais capacitado se torna.
Como pode ajudar a sua empresa?
O consumidor está em constante mudança de comportamento. Atualmente, por exemplo, o relacionamento entre cliente e empresa é muito mais próximo e a comunicação passou a ser quase instantânea, principalmente pelo uso das redes sociais, onde as empresas precisam estar extremamente preparadas para garantir um retorno de atendimento rápido e eficiente,
Os chatbots tornam isto possível de forma muito mais fácil, uma vez que grande parte das demandas se dá por solicitações de informações, agendamentos, pedidos de alterações de cadastros e etc., coisas que nossos robozinhos tiram de letra 😉