Os novos sistemas que irão mudar a forma como as empresas utilizam dados e se relacionam com seus clientes.
Acho que o mais importante, para começarmos, é contextualizar o que é sistema cognitivo. De forma resumida, a cognição é responsável por compreender experiências, pensamentos e sentidos.
É através dela que nós, seres humanos, processamos as informações que recebemos e a partir delas definimos qual a melhor decisão a ser tomada.
Mas então o que são os sistemas cognitivos? São sistemas que propõem novas possibilidades para resolução de problemas através do raciocínio probabilístico, dando argumentos, hipóteses e recomendações.
E como fazem isso? Coletando dados através de interações naturais conosco, seres humanos.
Um “Sistema Cognitivo” pode:
- Compreender: adaptar e dar sentido a todos os dados; a um texto lido, ver imagens e ouvir a fala natural com contexto. Ele entende os tipos de dados não estruturados, como: textos, imagens, voz, vídeo, músicas. Toda forma de comunicação como nós humanos interagimos. Domínio de conhecimento é algo que temos que ter sempre em mente neste pilar.
- Razão: interpretar a informação, organizá-la e oferecer explicações sobre o que isso significa, com base em conclusões. Ele gera hipóteses, cria ideias, prevê algo que está por vir. E estas hipóteses são probabilísticas e são criadas com base no domínio de conhecimento ao qual ele foi treinado.
- Aprender: acumular dados e obter informações sobre cada interação, perpetuamente para aumentar a qualidade de seu raciocínio e processo de decisão. Assim como nós humanos, ele lê novas informações, ele aprende e conhece a cada interação. Aqui é algo muito importante, ele aprende de uma maneira supervisionada, ou seja, ele precisa de um curador de dados. O curador é alguém que tenha profundo conhecimento sobre o domínio de conhecimento, que vai treinando e ensinando o sistema para que ele aprenda de forma correta. À medida que o sistema evolui podemos ter um aprendizado não supervisionado ou até mesmo aprendizado com reforço.
(informações retiradas do site: https://transformacaodigital.com/)
Os “Chatbots” já são é o primeiro passo em direção ao uso dos sistemas cognitivos e alguns estudos já indicam que eles irão mudar a forma como os serviços de atendimento ao cliente funcionam, além de impactar também nas indústrias bancárias e de saúde.
- “Chatbots” irão fazer os negócios economizarem mais de US$ 8 bilhões por ano até 2022, um aumento significativo nos US$ 20 milhões estimados para este ano.
- A taxa de sucesso das interações dos bots no setor de saúde aumentará dos atuais 12% para mais de 75% em 2022. No setor bancário, isso aumentará para 90% em 2022.
(informações retiradas do site: https://transformacaodigital.com/)
Levando em consideração todas essas informações, as empresas que desejam permanecer e se destacar no mercado devem começar a pensar em formas de inserir os sistemas cognitivos em seu modelo de negócio para atender ao cliente com mais tecnologia e economizar.
Nós da Cryah Agência Digital podemos te ajudar, temos experiência em integrar chatbots em sistemas e sites, fale conosco!