O marketing digital mudou drasticamente, em comparação com o marketing tradicional e uma das maiores diferenças e vantagens é o fato de poder medir suas ações. Por meio do acompanhamento de métricas é possível saber de forma precisa quais são as campanhas mais efetivas, o caminho que os leads percorrem até se tornarem clientes, quais conteúdos atingem mais suas personas, e onde é preciso melhorar ou mudar a rota. Vários dados devem ser analisados e posteriormente transformados em insights valiosos. A partir de diversas ferramentas e plataformas que fornecem dados crus é necessário trabalhar esses dados para que se transformem em informações relevantes para melhorar estratégias de Inbound Marketing, por meio do processo de Business Intelligence (BI).
Neste artigo você vai ver como fazer essa transição. Confira!
Onde coletar os dados necessários para fazer Business Intelligence (BI)?
Há ferramentas que fornecem dados essenciais. São plataformas de Automação de Marketing, de Web Analytics, um CRM ou uma plataforma de Business Intelligence. Dentre os dados relevantes estão o fluxo de entrada de visitantes do site, caminhos percorridos pelos leads e localização deles, páginas que mais convertem, etc. As equipes de marketing e vendas também podem fornecer esses dados.
Plataformas pagas como SEMRush e SimilarWeb podem auxiliar bastante, pois fazem análises comparativas de mercado, indicadores, padrões de alguns setores e informações de tendências.
Para auxiliar na análise dos dados coletados e aproveitá-los para gerar insights, é melhor utilizar programas que possibilitem colocar dados de formas gráficas. O Excel e o RapidMiner são boas opções, pois permitem cruzar e analisar dados de maneira mais completa. É possível também obter dados relevantes através de pesquisa com clientes e ex-clientes, benchmarking, entre outros.
Quais dados eu devo coletar?
O BI permite que se tome decisões com base em dados, em detrimento de achismos, o que proporciona escolhas mais assertivas e com menos erros. Portanto, é necessário ter bem definidos quais dados são importantes para a sua empresa, e não sair coletando todos os dados disponíveis. Isso varia conforme o tamanho da empresa, setor e até mesmo a equipe disponível. As análises devem ser feitas no mínimo a cada três meses.
Como estruturar uma análise de BI
Uma boa análise de BI passa por quatro fatores importantes:
- O que está acontecendo?
- Por que está acontecendo?
- O que vai acontecer agora?
- Como podemos mudar ou melhorar o que está acontecendo?
Vamos imaginar que o analista de marketing da sua empresa, ao analisar os dados, observa que as interações no Instagram estão caindo. Aqui temos um dado. A partir desse dado, é preciso verificar os motivos disso, o que vai transformar esse dado em informação e pode permitir ações como diversificar ou modificar conteúdos, testar novos horários de publicações, impulsionar posts, etc.
O Business Intelligence permite também apurar tendências de comportamentos para os próximos meses ou até mesmo anos. Isso permite uma melhor preparação para as transformações.
Na prática, como isso funciona?
Vale destacar que Business Intelligence é mais do que apenas produzir relatórios. A partir de análises ou estratégias balizadas por BI, a cultura da empresa muda, as ações começam a ser pautadas por dados e pela sua aplicação. Porém, é importante que isso seja algo constante, não apenas pontual.
Implantar esse trabalho pode ser demorado, mas com o tempo fica mais fácil visualizar tendências e você vai conhecendo melhor sua empresa e seu ramo de atuação. Ou seja, iniciar e manter o trabalho com Business Intelligence, apesar de complexo, permite grandes resultados para o seu negócio.