Investir no LinkedIn Ads é uma prática que vale muito a pena para as organizações, principalmente os negócios B2B. Essa rede social é focada em relacionamento profissional para gerar conexões.
Os profissionais podem criar seus currículos, buscar vagas de emprego, fazer contato com pessoas de outras partes do mundo, enquanto as companhias podem procurar candidatos para suas vagas.
A maneira como tudo funcionava antigamente mudou muito e as pessoas passaram a incluir as informações profissionais de maneira centralizada no LinkedIn. Quem deseja crescer na carreira, não pode ficar de fora da plataforma.
Atualmente, possui 500 milhões de inscritos e por isso deixou de ser um lugar apenas para atualizar o currículo. Desde 2017, a plataforma começou a ser destinada também aos negócios e por isso ganhou papel estratégico para o marketing.
Ela cresce de maneira acelerada e ganha novas funcionalidades e uma das que mais se destacam entre as empresas é a plataforma de anúncios. Assim como é possível anunciar no Facebook e no Instagram, também é possível fazer isso no LinkedIn.
Este artigo vai explicar o que é LinkedIn, como funciona o LinkedIn Ads, a importância de investir nesses anúncios e dar algumas dicas para anunciar.
O que é LinkedIn?
O LinkedIn foi lançado em 2003, uma época em que várias redes sociais estavam surgindo. Nele, os usuários podem criar um perfil e fazer conexões com outras pessoas.
Os membros se associam à sua identidade profissional, indicando diversas informações importantes, como:
- Informações de contato;
- Biografia;
- Atividades;
- Experiências profissionais;
- Formação acadêmica.
As pessoas também podem incluir foto e capa de perfil, licenças e certificados, competências e recomendações, conquistas, interesses, entre outros.
É assim que um fornecedor de divisórias de vidro consegue encontrar candidatos que correspondam às suas vagas, assim como possibilidades de negócios.
No início, a plataforma tinha funções básicas com o único propósito de aumentar o networking profissional, mas conforme a base de usuários foi crescendo, adquiriu outras funcionalidades.
Existem ferramentas como as company pages, usadas pelas empresas para divulgação de vagas, publicações e materiais. Funciona como uma página do Facebook e traz muitas facilidades para os negócios.
A companhia conta com ferramentas para recrutar profissionais, principalmente perfis adequados ao que o negócio procura.
Os profissionais, por sua vez, contam com funcionalidades que ajudam a encontrar emprego, por meio da lista de vagas e possibilidades de candidatura.
Também existem as ferramentas para os vendedores encontrarem conexões com potenciais clientes, além de um feed de atualizações para que as companhias mantenham contato com sua rede profissional.
Como funciona o LinkedIn Ads?
Uma empresa de manutenção de persianas também pode fazer anúncios no LinkedIn, da mesma forma como faz no Facebook e em outras redes sociais.
Isso é feito por meio do LinkedIn Ads, uma ferramenta que impulsiona conteúdos e marcas, por meio de anúncios direcionados ao público-alvo escolhido pelo negócio.
Dentro dessa plataforma, as estratégias de marketing de conteúdo são muito mais eficientes para captar e converter leads, entretanto, os anúncios pagos potencializam o alcance do negócio.
Ao usar essa ferramenta, fica mais fácil criar diferentes tipos de anúncios, segmentações e ainda escolher formas de pagamento que otimizam as campanhas.
Assim sendo, além de contar com o tráfego orgânico, é possível criar campanhas que potencializam ainda mais o alcance da marca.
Importância de investir no LinkedIn Ads
Existem muitos motivos que explicam a importância de anunciar no LinkedIn, e um deles é o fato de que a plataforma possui um público amplo e disposto a comprar.
Somente no Brasil, a plataforma possui 46 milhões de usuários, portanto, é possível encontrar representantes de diferentes segmentos para estabelecer contato.
São profissionais que ocupam posições como diretoria, gerência ou até mesmo donos de empresas. Tanto é que a própria plataforma já afirmou que quatro a cada cinco profissionais presentes dentro dela são tomadores de decisão.
Para uma oficina de revisões automotivas, também vale muito a pena porque o público presente lá dentro tem duas vezes mais poder de compra.
A segmentação na hora de criar as campanhas ajuda a alcançar leads qualificados, visto que é possível filtrar o público, com base em fatores profissionais, como o cargo ocupado, empresa onde trabalha, setor de atuação, entre outros.
Também é possível segmentar por meio de informações demográficas e ativar os anúncios para interesses diferentes.
Além disso, é inegável o fato de que essa rede social é focada em impulsionar negócios B2B, e é justamente por isso que ela se destaca tanto entre essas empresas. Para se ter uma ideia, 80% dos leads B2B nas redes sociais são provenientes do LinkedIn.
Isso acontece porque 91% das organizações que trabalham nesse segmento de mercado utilizam a plataforma para compartilhar seus conteúdos, enquanto outros 81% lançam novas soluções nesse canal.
Para uma franquia assistência técnica que atende outras organizações, também vale muito a pena porque 89% dos profissionais B2B escolhem o LinkedIn para gerar leads e 62% têm mais resultados do que com outros canais.
No entanto, para aproveitar todas as facilidades trazidas por ele, é fundamental saber criar os anúncios do jeito certo.
Dicas para anunciar no LinkedIn
Para criar os anúncios nesta plataforma, é necessário seguir um passo a passo com as seguintes ações:
1. Acessar o menu
A primeira ação que deve ser feita é acessar a publicidade pelo menu superior, em seguida, o usuário vai acessar uma tela com as orientações que precisa seguir.
Basta colocar em prática as orientações que aparecem nela para começar o processo de criação do anúncio.
2. Gerenciar os anúncios no LinkedIn Ads
Depois, é necessário clicar na opção “gerenciar anúncios” para abrir uma tela com todas as opções para o desenvolvimento da campanha.
Uma confecção de camisas, por exemplo, pode escolher entre três opções de anúncios, como no caso do sponsored content. As campanhas costumam ficar na barra lateral ou na parte de cima da página, mas o sponsored content aparece no feed dos usuários.
Outra opção é o text ads, que são anúncios localizados na barra lateral ou no topo da página, por meio de links e em pouco espaço. Para trabalhar com essa opção, não é necessário criar a company page para patrocinar conteúdos do tipo.
A maior vantagem do text ads é que ele traz facilidades na hora de produzir e controlar o orçamento, uma vez que o usuário vai pagar apenas por clique ou impressão.
Por fim, existe o sponsored mail, em que os anúncios funcionam como mensagens patrocinadas que são enviadas para a caixa de mensagens dos usuários. É como se fosse um e-mail que circula na rede social.
3. Criar campanha e conta
Depois de escolher o tipo de anúncio, uma empresa de cuidadores precisa criar uma campanha e uma conta, escolhendo a página, e caso seja sponsored content, é necessário criar uma company page.
Agora, se a organização quiser trabalhar com outros tipos de anúncio, não precisa criar essa página especificamente. Em seguida, a entidade deve nomear sua campanha no LinkedIn.
4. Criar o anúncio
Depois de criar a conta e a campanha no LinkedIn, chegou o momento de começar a criar o anúncio, uma etapa que costuma ser muito didática.
O anunciante precisa selecionar um post que será patrocinado e depois de fazer essa seleção, deve clicar na opção “patrocinar item selecionado”.
5. Segmentar o anúncio
Um fabricante de serralherias de alumínio precisa segmentar os anúncios para seu público, utilizando para isso diversas opções, desde as mais simples até as mais específicas.
É imprescindível escolher a localidade, nome da empresa, setor, tamanho da organização, cargo que pretende impactar, função desse profissional, nível de experiência, instituição de ensino e a área de estudo.
Também é possível fazer a segmentação de acordo com o tipo de graduação, competências do usuário, grupos, gênero, idade e tempo de experiência.
Conforme a segmentação vai sendo criada, a companhia pode visualizar a quantidade de potenciais clientes que consegue atingir.
6. Definir o orçamento
Por fim, um pet shop vai escolher o orçamento da sua campanha e o custo por clique, por meio de uma explicação didática do funcionamento desse processo.
Mas o trabalho não termina aqui, visto que depois de seguir todo esse processo e colocar a campanha no ar, é o momento de fazer o acompanhamento para saber se os anúncios estão trazendo os resultados esperados.
Considerações finais
Os negócios B2B sabem que a jornada de compra de seus clientes e potenciais clientes costuma ser muito mais longa e lenta do que acontece com outros segmentos de mercado.
Às vezes, é difícil até mesmo chegar até os tomadores de decisões dentro das organizações, mas o LinkedIn facilita muito esse processo. Por causa disso, vale a pena investir na plataforma e trabalhar com os anúncios pagos segmentados que oferece.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.