Flat Design, a Tendência de 2014 - Cryah

Flat Design, a Tendência de 2014

Flat Design, a Tendência de 2014

Este ano tivemos diversas tendências em Web, Design Gráfico, de Interface e afins! Neste artigo vamos destacar uma tendência que se destacou bastante e dominará as telinhas do seu pc, celular e material gráfico em 2014: o Flat Design.

Traduzido como “Design Plano”, é uma estética visual de interface que ignora tudo o que não seja relevante no processo de comunicação entre usuário e produto. Sombras, relevos, texturas e gradientes são deixados para trás, favorecendo layouts limpos, tipografia nítida e cores sólidas (algo parecido com o Design Metro, apresentado pela Microsoft, no Windows 8), ou seja,  quanto menos melhor!

Apesar do pensamento clean ou limpo, se você deseja aplicar o estilo ao layout do seu site, blog ou o que quer que seja, tome cuidado para que ele não acabe ficando “apagado” ou sem informações importantes. Segue algumas dicas que a Cryah preparou pra você entender melhor essa nova tendência:

Tipografia

Podemos ver que o termo identidade é realmente levado a sério e, por isso, tipografias especiais para o trabalho são produzidas (por que se limitar às fontes padrão de seu computador se você pode desenvolver uma própria?). Quando não especificadamente desenhadas, tomam lugar infinitos estilos diferentes de fontes. Percebemos que a intenção é ser simples, entretanto, fujir do casual.

typo01 typo02

Cores

Não há de negar que o Web Design teve grande influência nessa tendência, podendo até ser considerado como impulsionador do estilo. Logo, percebemos a forte presença das cores opacas usadas na Web, e a respeito dos logotipos, percebemos também a utilização de diversas cores padrão. O site flatuicolors.com e o designmodo fizeram uma paleta muito interessante, não deixem de olhar.

Layout nos Sites

Uma das mudanças mais divertidas é o desaparecimento de diversas páginas. O site se torna uma imensa página onde seu conteúdo é dividido por tópicos, como antes, e ao selecioná-los através do menu, o usuário é direcionado para onde o conteúdo se encontra. Há também a intensa utilização de imagens em fullscreen e frases sobrepondo-as, quase como capa de filme. O JQuery é essencial para que o site possua interatividade com o usuário. Crie animações para seus botões, imagens e títulos, não deixe de impressionar!

lay 02 lay01

Low Poly

Significa “número de polígonos baixo”. Um personagem feito por Computação Gráfica é formado por inúmeros polígonos, que são as formas geométricas que modelam seu corpo. Nas gerações atuais de games, um objeto simples possui milhares deles, para que assim fiquem cada vez mais reais. O Flat Design, pelo contrário, usa pouquíssimos e por incrível que pareça, fica bem legal!

lp01 lp02

E você? Já aderiu a esta tendência?

Sites de referência da matéria:

http://fltdsgn.com/

http://goo.gl/y15qz

http://goo.gl/SpKn

http://goo.gl/p7cfY