Case de rede social

Case Cemitério Jardim da Ressurreição: Um gerenciamento de matar!

Um bom gerenciamento de mídias pode ser a chave para o sucesso de qualquer negócio, não importando o produto ou serviço oferecido.

Isso fica visível quando falamos da página do Cemitério Jardim da Ressurreição. Sim, isso mesmo! Um cemitério! Esse negócio vende um produto bem específico: reserva de “covas” e de cremação. Um assunto complicado para se tratar na internet, não é? E como um negócio desse tipo, que envolve temas tão pesados como a morte, consegue fazer sucesso no Facebook? Pegando justamente esses temas e tornando-os mais leves.

Os posts que brincam com essa temática conquistam muitas curtidas, comentários e compartilhamentos – o que chamamos de engajamento – por conta do fator improvável. Ninguém espera que alguém vá fazer piada com algo tão triste assim, ainda mais quando a brincadeira vem da própria página do Cemitério. As pessoas são pegas desprevenidas e se surpreendem (positivamente).

Tem momentos também em que vemos a página brincar com as estátuas de pedra do próprio cemitério, correlacionando-as com situações recorrentes da nossa vida. Quem nunca foi ver a foto de alguém no Whatsapp e ligou sem querer?

Uma prova dessa surpresa é ver as pessoas entrando na brincadeira (e a página respondendo sempre a altura, no mesmo tom e de forma bem divertida e amiga):

cjdr-5

Importante também notar as avaliações extremamente positivas que a página recebe, justamente pela leveza que traz ao tema:

cjdr-1

Outro ponto que vale a pena destacar é que nenhum dos concorrentes da página fazia o mesmo. Ou seja, a página do Cemitério Jardim da Ressurreição ficou conhecida por ser completamente diferente das demais. Isso acontece porque a equipe responsável pela gestão dessa fanpage teve todo um trabalho de analisar extensivamente a concorrência, além de estudar bastante o assunto e planejar, cuidadosamente, o conteúdo. Pra se destacar no mundo das mídias é preciso criatividade, sim, mas também muita pesquisa.

É interessante também perceber que a fanpage do Cemitério Jardim da Ressurreição, diferente de outras fanpages, não tenta vender seus produtos. Afinal, pra vender diretamente o produto de um Cemitério, é necessário que alguém morra e ninguém quer que isso aconteça. Por isso, eles trabalham com o oposto: fazem posts lembrando as pessoas de tomarem cuidado para que acidentes não aconteçam e elas venham a precisar dos serviços do Jardim da Ressurreição. Legal, não?

O que eles ganham fazendo sucesso na internet? Visibilidade. Quantos cemitérios, de nome, você conhece? Nenhum. Até agora. Ao seguir a página do Cemitério Jardim da Ressurreição e se engajar com as publicações, o nome do negócio acaba ficando na sua cabeça. Em um meio onde ninguém realmente conhece um cemitério, isso é um avanço e tanto!

As pessoas agora sabem que o Jardim da Ressurreição existe e podem associá-los como a melhor opção caso precisem, simplesmente porque os posts da página são ótimos. Assim, muitas pessoas passam a dar atenção para esse tema e reservam seus lugares no Cemitério, afinal, quem não quer descansar para sempre em um lugar tão divertido assim?

O Cemitério Jardim da Ressurreição prova que está anos-luz à frente dos seus concorrentes, deixando-os mortos – de inveja.

Texto escrito por Nathalia AccilyFacebookTwitter