Amadores de Foto - Cryah

Amadores de Foto

Amadores de Foto

Dizem que formalmente não existe um profissional da fotografia, pois fotografia não é reconhecida como uma profissão.  Teoricamente somos todos amadores.
Um professor meu diz que a palavra amador vem de “aquele que ama”, portanto as pessoas que fazem algo, não por dinheiro, mas por gosto, são consideradas amadoras.
Vendo por este ponto, o Instagram, aplicativo que não sai mais dos bolsos das pessoas, é um espaço para fotografias amadoras, já que ninguém ganha dinheiro por subir imagens ao seu mural, por melhor técnica e bom gosto que possua.
Um clique no Instagram pode ser o simples registro de um prato elaborado que o aguarda em seu treino iogue de não o comer para registrá-lo com diversos filtros opcionais, ou mesmo composições elaboradas quase ao nível de Cartier-Bresson. Aliás, me pergunto se Bresson usaria o Instagram… Talvez não, pelo atraso que existe entre o clique e a captura da foto nos celulares, o que dificultaria os instantes que ele percebia em milésimos que o olho comum não acompanharia. Talvez sim, noutras vezes, pela facilidade em ter o equipamento sempre disponível.
De tanto treinar e registrar, as pessoas buscam sair do lugar comum, da foto já tirada, e começam a procurar as imagens em suas nuances, nas sombras, nos detalhes, no contraste entre cores e luzes. Há muita reclamação no meio “profissional” da banalização que o Instagram está criando dentro do que é uma boa fotografia. Mas o comum cansa, sai de cena. Já é perceptível dentre alguns usuários a busca por uma faceta própria do mundo, não mais aquela que agradaria a maioria. Em resumo, os olhares estão ganhando personalidade.
Não considero o Instagram uma ameaça à técnica, equipamentos, estudo, dedicação e sensibilização daqueles que trabalham na área fotográfica. Pelo contrário, aproximou as pessoas da fotografia, o que pode aumentar a valorização do que são boas imagens criadas por aqueles que são amadores da arte fotográfica, em seu real sentido.
Marcelo Hein é Fotógrafo na região da grande São Paulo e arredores, especializado em fotografia de produtos.
Siga Marcelo no Instagram: marcelohein’s